BlogFranquias

Quanto tempo devo dedicar à operação de uma franquia?

Segundo dados da ABF, o Brasil fechou 2021 com mais de 170 mil unidades franqueadas! Os dados do mercado comprovam que o franchising não para de crescer. Mas como escolher uma franquia para investir? Essa é uma decisão muito importante, que deve ser tomada após uma boa avaliação. Além de considerar o valor de investimento, é preciso verificar se você possui o perfil necessário e tempo para se dedicar a operação de uma franquia.

Afinal, administrar uma unidade não é diferente de cuidar de um negócio. Ao se tornar franqueado você espera obter o retorno do capital investido no menor tempo projetado, certo? E isso só será possível com muita dedicação.

Pensando nisso, trouxe todas as informações o tempo necessário para operar uma franquia e outros pontos que merecem sua atenção. Confira!

Descubra quantas horas é necessário para operação de uma franquia

Engana-se quem pensa que ao investir em uma franquia vai trabalhar menos e ter resultados rápidos. Apesar de todo o know-how e suporte oferecido pela franqueadora, o franqueado precisa dedicar ao negócio para que seja bem sucedido.

Lembre-se que os primeiros anos de operação de uma franquia não serão fáceis. É necessário muito esforço, persistência e equilíbrio do franqueado. Por isso, o tempo dedicado a franquia deve ser, no mínimo, de 8 a 12 horas por dia.

Verifique se você tem disponibilidade e se realmente deseja ser o próprio chefe. Afinal, você será o responsável pela sua unidade, não espere orientações da franqueadora para agir. Para ser franqueado é muito importante ter autonomia, proatividade e organização.

Caso você esteja preparado e decidido a se tornar franqueado, é hora de partir para os próximos passos.

Esclareça suas dúvidas

O primeiro passo é determinar quanto você deseja investir. Depois pesquise por franquias que se enquadram no valor e no segmento de seu interesse. Após filtrar as marcas, procure entender as expectativas e responsabilidades, tanto do franqueado quanto do franqueador.

Faça pesquisas na internet para coletar informações sobre as marcas. Durante as reuniões com as franqueadoras tente esclarecer o máximo de dúvidas que tiver. Alguns pontos interessantes de se questionar são:

  • Qual é a quantidade de unidades franqueadas e suas regiões;
  • Qual é o perfil buscado nos franqueados;
  • Quanto tempo deve ser dedicado à franquia;
  • Qual é o público-alvo da franquia;
  • Como funciona o treinamento e quais assuntos são tratados;
  • Entre outras.

Converse com outros franqueados

Para realmente entender como funciona a franquia nada melhor do que conversar com os franqueados da rede. Você pode conseguir o contato dos atuais e ex-franqueados diretamente na COF. Esse documento é entregue pela franquia de seu interesse para que você possa avaliar com cuidado sua decisão de investir.

Entre em contato com os franqueados e verifique se o negócio funciona da maneira que está sendo vendido para você. Dessa maneira é possível descobrir como é a operação da franquia e entender se encaixa com suas expectativas. Aproveite para fazer perguntas e se certificar de que é a marca certa para você.

Investir em uma franquia é uma decisão séria, que deve ser bem analisada. Por esse motivo, use todos os recursos à seu favor. Faça pesquisas, leia os documentos com atenção, converse quantas vezes for necessário com os representantes das franquias e avalie todos os pontos.

Agora que você já sabe quanto tempo, em média, precisa dedicar à operação de uma franquia fica mais fácil entender qual caminho seguir.

Que tal receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada? ❤


Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 1 =

Botão Voltar ao topo