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Prova Social: Como usar esse gatilho mental na sua estratégia?

Quando você necessita de um produto ou serviço costuma pedir a opinião de algum amigo ou familiar? Costuma pesquisar por opiniões nas redes sociais? Provavelmente a sua resposta foi “sim” para as duas perguntas. E acredite, você não é o único a fazer isso. Além das condições de pagamento e do preço, outro fator que influencia nossa decisão de compra é a opinião de outras pessoas. Ou seja, a famosa prova social.

Isso acontece porque vivemos em sociedade e tendemos a concordar com a maioria. Se você pesquisa por um determinado filme e vê que muitas pessoas acham que ele é “chato” ou “ruim”, certamente você irá acreditar. Com uma empresa não é diferente. Se as pessoas estão elogiando e falando bem, porque duvidar?

Mas por que a prova social está relacionada ao Marketing Digital? Como ela pode ser usada dentro de uma estratégia e ajudar nas vendas? Descubra mais sobre esse assunto a seguir!

O que é Prova Social?

A prova social se trata de evidências de que alguém já usou e aprovou uma marca, seus produtos ou serviços. Essa técnica é baseada no efeito de adesão, fenômeno da psicologia que explica porque as pessoas tendem a realizar uma ação que já foi feita por outras pessoas.

Nesse caso, os consumidores tendem a comprar produtos ou serviços que outras pessoas já experimentaram e deram sua opinião sobre.

No marketing digital a prova social funciona como um gatilho, são conteúdos produzidos pelos clientes opinando a respeito de uma marca ou de produtos e serviços. Isto é, são feedbacks, avaliações, comentários, críticas e etc.

Esses conteúdos podem ser encontrados em comentários nas redes sociais, avaliações no site ou vídeos de depoimentos de clientes. Ou seja, a prova social é utilizada como uma forma de validação, convencendo o cliente através da opinião de outras pessoas.

Por que esse gatilho é importante?

Como vimos, a experiência de outras pessoas tem um grande poder de influência nas nossas tomadas de decisões. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Consumoteca, 21% dos entrevistados confirmaram que levam em conta a avaliação do produto para a escolha. Além disso, 32% buscam sites de reclamação para verificarem a reputação da empresa.

Isso acontece porque as pessoas não querem gastar dinheiro em algo que vão se arrepender depois. Mas, principalmente, porque elas não querem cair em fraudes ou ciladas na internet.

No entanto, para que você consiga avaliações, comentários, feedbacks e depoimentos positivos é necessário prestar um bom atendimento, oferecer um conteúdo de qualidade e proporcionar uma boa experiência para o cliente.

Quando o cliente está satisfeito, ele se sente grato e motivado a comentar com outras pessoas sobre a empresa, os produtos ou serviços. Dessa maneira ele acaba promovendo gratuitamente sua empresa para outras pessoas.

Como usar a Prova Social na estratégia de marketing

Existem diferentes tipos de provas sociais porque existem várias maneiras dos consumidores expressarem suas experiências com uma marca ou seus produtos. Por esse motivo, também existem diversas maneiras que incluir a prova social na sua estratégia de marketing. Mas a gente separou algumas ideias pra você. Vem ver:

Nas redes sociais

Uma das principais vantagens das redes sociais são os diferentes modelos de provas sociais que elas fornecem. Por exemplo, os clientes podem usar o espaço dos comentários para destacar o que acharam da marca ou dos produtos e serviços. Basta dar print nos melhores comentários e divulgá-los em publicações específicas. Eles também podem expressar suas experiências através dos stories, que você pode repostar no seu perfil.

Caso eles enviem feedbacks por meio de mensagens privadas também tire prints, caso queira mostrar nomes lembre-se de perguntar para o cliente antes se ele autoriza.

Em vídeos

Depoimentos em vídeos possuem um peso muito maior no momento de decisão dos consumidores, pois esse formato de conteúdo transmite mais credibilidade. Se possível, converse com alguns clientes e os convide a gravar suas experiências. Você pode aproveitar esses conteúdos nas redes sociais, em emails, no site e em diversos outros canais e materiais.

No blog

Se os seus clientes forem tímidos e preferirem não aparecer, que tal escrever sobre a história de sucesso deles? Nesse caso você pode realizar uma entrevista, coletar o máximo e informações para criar textos para o blog da sua empresa.

Acredite, os cases de sucesso possuem grande potencial, principalmente porque a maioria deles são bem detalhados. Ou seja, entregam todos os detalhes que possuem interessados querem saber.

Pronto, agora você já sabe o que é prova social e onde encontrá-la. Mas que tal aprimorar seus conhecimentos e aprender como oferecer uma boa experiência aos clientes?

Continue no blog, a próxima leitura está disponível aqui:

👉 Como proporcionar uma experiência de compra melhor?

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