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Por que investir em influenciadores digitais? Saiba aqui!

Você provavelmente já ouviu falar em influenciadores digitais, não é mesmo? Assim como os grandes esportistas e artistas que estrelavam comerciais de televisão em décadas passadas, esses influenciadores têm papel importante no marketing de muitas empresas, especialmente no cenário digital.

A relevância dessas figuras é cada vez maior, já que além de servirem como embaixadores de marcas, eles também têm o poder de influenciar consumidores a embarcar em novas tendências e atividades.

Mas afinal, o que faz de alguém um influenciador digital? Quais os seus perfis e como podem ajudar seu negócio? Abordamos esses assuntos ao longo deste texto. Confira!

Quem são os influenciadores digitais?

São pessoas com alto grau de influência em redes sociais. Podem ser blogueiros, instagrammers, youtubers, etc. Desde o “boom” dos influenciadores digitais, a atividade tem atraído cada vez mais adeptos no Brasil e no Mundo.

É importante que a empresa que deseje utilizar os chamados “influencers” saiba identificar se essa influência é mesmo verdadeira, além de entender o que torna alguém apto para ser considerado influenciador. Vamos por partes:

O que faz com que alguém seja considerado influenciador digital?

Para começar, é preciso ter seguidores engajados, credibilidade, carisma e poder de persuasão. Esses requisitos são fundamentais para que alguém possa ser considerado influenciador, mas muitos outros aspectos devem ser levados em consideração na escolha de um para sua marca.

Para isso, é importante considerar a área de atuação da pessoa e a qualidade de seus seguidores. Se um influenciador não tiver características similares ao que sua estratégia busca, de nada adianta seu carisma ou alcance de público.

Como identificar se alguém é realmente influenciador?

Com o crescimento desenfreado do uso de influencers, o esperado aconteceu: uma espécie de mercado inflacionado. Hoje existem muitas pessoas que se vendem como influenciadoras, mesmo que não reúnam as características necessárias para tal.

Para separar o joio do trigo, se faz necessária uma análise minuciosa de cada perfil. Os que usam práticas como compra de seguidores ou curtidas falsas podem ser descartados. É sempre bom lembrar que mais importante do que o número de seguidores é o seu engajamento, relevância e capacidade de conversão.

Como os influenciadores digitais podem ajudar sua estratégia de marketing digital?

Se o seu público está nas redes sociais — e provavelmente está —  os influencers representam uma poderosa forma de alcançá-los. Eles podem atuar produzindo conteúdo para sua empresa, disseminando mensagens, gerando leads e atraindo um público maior e mais engajado.

Os influenciadores digitais também ajudam no ranqueamento em sites de pesquisa, já que podem construir links de alta qualidade que levem até o seu conteúdo. Além disso, podem participar de ações para vincular sua credibilidade à empresa com o objetivo de gerar mais conversões.

Quais os perfis de influenciadores?

É importante que o influencer tenha um objetivo bem definido na estratégia de marketing digital da empresa. Por isso, entender os diferentes perfis de influenciadores é crucial. Vamos conhecer os 3 principais?

Celebridade

Entre todas as categorias, essa é a que apresenta maior alcance. Porém, por já serem celebridades, é natural que apresentem um custo mais alto. Além disso, sua audiência é bastante genérica.

Autoridade

Esse tipo tem grande apreço por sua credibilidade e não costuma colocá-la em risco. Se restringe a conteúdos que sejam de interesse de seu próprio público. Autoridades não são compradas, mas podem ser convencidas.

Analista

O analista busca dados e novidades para gerar seu próprio conteúdo, o que possibilita parcerias em troca de insights e informações exclusivas. Possuem público bem segmentado e são bastante relevantes nas redes.

Entender a importância, características e perfis dos influenciadores digitais é essencial para definir o plano de sua empresa. Eles podem ser grandes aliados para posicionar sua marca no mundo digital e otimizar sua estratégia de marketing.

Será que atribuir sua marca a uma figura influenciadora traz benefícios? A resposta só pode ser dada após análise de seu produto e público-alvo, mas essa possibilidade deve sempre ser levada em consideração.

Conhece algum influenciador que trouxe sucesso ao marketing digital de uma empresa? Deixe seu relato nos comentários!

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