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Afinal, como é fazer marketing digital realmente na prática?

A sua empresa sabe como fazer marketing digital? Embora o conceito pareça simples — fazer marketing pela Internet —, inúmeros equívocos são praticados por quem ainda é novato no ramo, principalmente quando as mídias sociais entram em questão.

O primeiro paradigma a ser quebrado é a ideia de que fazer marketing digital se limita a gerir as redes sociais, ou que práticas contraindicadas — as chamadas estratégias black hat — fazem parte das campanhas. A amplitude do conceito, bem como a ética atrelada nele, não permite que o encaremos dessa forma.

Logo, o que devemos ter em mente quando falamos em estratégias de marketing digital? São várias coisas! Alguns exemplos: produção de conteúdos; otimização para motores de busca (SEO); links patrocinados; Email Marketing; gestão de leads; entre outras.

Vamos expandir o seu pensamento acerca do assunto? Neste artigo, elencamos quatro estratégias básicas, mas que comprovam o poder do marketing digital para alavancar a sua marca na Web. Confira!

Search Engine Optimization (SEO)

No marketing digital, trabalhamos com diferentes tipos de tráfego (pago, direto, social etc.) para o site corporativo, sendo o tráfego orgânico um dos mais importantes. Ele consiste em visitas sem custos diretos, geradas a partir de sites de busca — Google, Bing, Yahoo, entre outros.

O sucesso com essa estratégia, no entanto, requer uma série de adaptações aplicadas ao site, as quais são conhecidas como técnicas de otimização para motores de busca (Search Engine Optimization – SEO).

Por meio delas é possível manter o site bem posicionado no buscador, ou seja, fazê-lo aparecer na primeira página, resultando em mais chances de ser encontrado.

Logo, todos os elementos da sua página devem obedecer às melhores práticas acerca de: escaneabilidade de texto, HTML, layout, hyperlinks, imagens, entre outros requisitos do serviço de busca em questão.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais táticas de marketing digital, pois ela atende aos objetivos de atração e, também, complementa outras estratégias relevantes, como SEO, nutrição de leads, Email Marketing, social media etc. Simplesmente, o conteúdo é essencial para que essas e outras atividades funcionem.

Mas que tipos de conteúdos podem ser produzidos no marketing digital? Temos vários exemplos de grande potencial, como: infográficos (importante gerador de backlinks e compartilhamentos); ebooks (essenciais para captação de leads); artigos para blog (a base para estratégias de SEO); além de webinars, vídeos, podcasts e muito mais!

Email Marketing

Quando as estratégias de marketing digital começam a funcionar, a empresa consegue atrair um número considerável de leads para compor a lista de contatos — endereços de email, geralmente.

Logo, ela se depara com uma excelente oportunidade de promover ações de disparar mensagens segmentadas para estimular as conversões (o que chamamos “Email Marketing”).

As campanhas de Email Marketing servem para manter o processo de educação dos leads, de modo que eles sejam nutridos com conteúdos pertinentes e, assim, passem por cada etapa de funil.

Links patrocinados

Os links patrocinados são representados por serviços de publicidade online, como Google Adwords e Facebook Ads, que consistem na criação de anúncios que vão de encontro ao interesse do usuário que está navegando nas respectivas plataformas.

Vamos supor que você tenha pesquisado por “tênis de corrida” no Google. Quando exibida a tela de resultados, é certo que uma série de anúncios (feitos por e-commerces) surgirá à sua frente com ofertas correspondentes ao tipo de produto que está buscando.

Como os serviços são pagos, o anunciante, na maior parte dos casos, paga pelo clique que o anúncio gerou. Em compensação, a oferta será exposta em setores privilegiados da página, acima dos resultados orgânicos, aumentando (e muito) as chances de visualização.

Vale frisar que fazer marketing digital envolve a frequente (e constante) mensuração de resultados para o desenvolvimento das campanhas. Portanto, lembre-se de selecionar as métricas mais relevantes e que ajudem a identificar os ajustes necessários.

Caso a sua empresa precise de ajuda para planejar e executar ações de marketing digital, saiba que ela pode contar com a assessoria da Echosis, agência especializada nas soluções que seu negócio demanda. Fale com um de nossos consultores!

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