BlogMarketing Digital

O que é UX e como a experiência do usuário afeta as vendas?

4.8 (95%) 4 votes

Você sabe o que é UX? A sigla tem sido recorrente nos últimos anos e refere-se ao conceito chamado User Experience (Experiência do Usuário, em português), que orienta as empresas a desenvolverem seus serviços com o propósito de proporcionar experiências ricas aos clientes.

Um e-commerce, por exemplo, não deve se limitar a competir pela melhor oferta de preços. Se o site demora para carregar e/ou a navegação é burocrática, são grandes as chances da venda ser perdida, pois, em questão de segundos, o mesmo produto pode ser rapidamente comprado em outro site.

O conceito de User Experience veio para eliminar esse problema. A ideia é contribuir, por meio de melhores práticas, com o desenvolvimento da comunicação entre cliente e empresa.

Mas, por que e como trabalhar isso? Este artigo tem as respostas. Confira!

Por que a UX é tão importante?

Antes de nos atermos às influências do UX nas vendas, é interessante entendermos os motivos que conduziram o mercado a essa nova realidade, que coloca o cliente como elemento que determina o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Certamente, você já sabe que o uso da internet por meio de dispositivos móveis sofreu um verdadeiro boom nos últimos anos, conectando uma quantidade significativa de pessoas em todo o país, não é mesmo? De acordo com o IBGE, no ano de 2016, 64,7% da população já estava conectada.

Tamanho crescimento gerou aumento na quantidade de empresas competindo entre si, deixando o poder nas mãos do cliente que, por sua vez, adquiriu um perfil exigente, bem informado e, acima de tudo, imediatista.

Qual o impacto da UX nas vendas?

A empresa que não entende o que é UX tem muito a perder em suas vendas, sobretudo quando seus principais concorrentes estão despertos quanto à sua importância. Afinal, são valiosos os diferenciais que a empresa adquire ao se preocupar com a experiência do cliente, como:

  • qualidade de navegação;
  • estímulo a comprar mais vezes no site;
  • ganho de credibilidade para o serviço;
  • aumento da satisfação do cliente;
  • fidelização do público;
  • atração de mais tráfego.

Em suma, compreender o que é UX e como fazer as aplicações necessárias é o que decretará a sobrevivência de seu negócio no mercado, haja vista que, cedo ou tarde, tudo isso deixará de ser expectativa para se tornar requisito para a compra.

Como potencializar os resultados em UX?

A seguir, apresentaremos dicas essenciais para otimizar as estratégias de UX e, consequentemente, melhorar a prestação de serviço.

Fique de olho no tráfego mobile

Os usuários de dispositivos móveis representam uma enorme parcela de consumidores hoje em dia, detalhe que direciona os olhares da empresa a esse tipo de tráfego, ao mesmo tempo em que as visitas provindas de desktops e notebooks continuam a todo vapor.

Em meio a esse cenário é possível resolver a questão de duas maneiras: investindo no design responsivo, que permite que o site carregue adequadamente em todos os tipos de tela, ou construindo um site mobile, administrado isoladamente — requer mais investimento, mas os resultados são melhores em termos de UX.

Melhore o desempenho e design do site

O site deve carregar rapidamente sem exigir muito da conexão com a internet, logo, a primeira medida é trazer leveza ao design, deixando-o limpo de elementos irrelevantes, além de reduzir o tamanho das imagens — priorizando o carregamento das fotos do produto.

Desenvolver um design intuitivo é outra questão crucial, pois quanto mais fácil for navegar, maior será a velocidade do processo de compra. Sendo assim, o que facilita a navegação? Destacam-se: localização dos botões; etapas de compra reduzidas; categorias bem definidas; e mecanismo de busca inteligente.

Forneça conteúdos de qualidade

As publicações do blog também fazem parte da jornada do consumidor e, portanto, são levadas em conta na sua experiência. Publicar conteúdos ricos e bem produzidos é fundamental para que o cliente conclua suas ações no site com plena satisfação.

Agora que você já sabe o que é UX e aprendeu o que fazer para melhorar o site, que tal analisar o que deve ser melhorado e colocar tudo em prática?

Para ficar por dentro dos próximos conteúdos, siga-nos pelo Facebook!

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *