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O que é marketing de influência e como criar uma estratégia eficiente

Quantos influenciadores digitais você acompanha nas redes sociais? De acordo com a pesquisa “Brasil e os Influenciadores Digitais”, realizada pela Ibope Inteligência em 2019, 52% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais, o que mostra a importância dessas pessoas para uma estratégia corporativa. Isso fez com que as marcas começassem a colaborar com pessoas populares e a investir em marketing de influência.

E não pense que essa tática se encaixa apenas para as grandes empresas. O poder dos influenciadores pode ser usufruído por todos os negócios. Entretanto, é preciso saber como colocar em prática para que a sua marca não seja prejudicada ou desperdiçar orçamento.

Por isso, nesse conteúdo você encontra todas as informações sobre como funciona o marketing com influenciadores, suas vantagens e como você deve fazer. Vamos lá?

O que é Marketing de Influência?

Apesar de parecer novidade, o Marketing de Influência na verdade existe há um bom tempo. A diferença é que antigamente quem exercia o papel de influenciador eram os atores, atrizes, cantores, atletas, dentre outros famosos. Agora quem assume essa função são personalidades que possuem muitos seguidores engajados nas redes sociais.

Essa técnica é basicamente uma colaboração entre empresas e pessoas influentes na internet para divulgar um produto ou gerar visibilidade para a marca. Os influenciadores (ou influencers) são vistos como pessoas próximas, por isso conseguem chegar até um número maior de pessoas e convencê-los a acreditar nos produtos ou serviços divulgados.

Ou seja, para que as ações de marketing funcionem é preciso que o influenciador tenha uma relação de confiança com seus seguidores. Afinal, quando confiamos na opinião de alguém, logo somos influenciados por ela. Assim, é preciso escolher um influenciador que tenha um público parecido com o da empresa.

Quais são as vantagens dessa técnica?

O que não faltam no Marketing Digital são opções de ações que podem proporcionar as empresas grandes resultados. Então por que investir no Marketing de Influência? Para realizar um investimento é muito importante saber quais são as vantagens e qual será o retorno, certo? Separamos os principais benefícios dessa tática e você pode conferir a seguir:

  • Pessoas compram de pessoas. Nós gostamos de nos identificar com o que outras pessoas usam ou recomendam. Uma pesquisa do Ibope revelou que 50% dos brasileiros com acesso à internet afirmam tomar decisões de compra com base na opinião de um influenciador. Dessa forma, os influenciadores tornam a marca mais humanizada e contribuem para os resultados de vendas.
  • Os anúncios não possuem o mesmo alcance. Muita coisa mudou na internet nos últimos anos, tanto o alcance orgânico quanto o pago. Mesmo com um bom valor de investimento os anúncios não chegam até as pessoas certas. Além disso, as pessoas fogem de qualquer propaganda na internet, elas não querem ser perturbadas ou invadidas. Por isso, contar com a colaboração de influenciadores permite que as empresas se comuniquem de forma indireta com os consumidores e cheguem em um número maior de pessoas.
  • Existem influenciadores com nichos específicos. Hoje é possível encontrar influencers com nichos específicos, há aqueles que falam sobre moda, finanças, livros, gastronomia e muito mais. Logo é possível encontrar alguém que fale exatamente a mesma língua do seu negócio e te ajude em ações mais direcionadas.

Tipos de influenciadores digitais

Para que o seu Marketing de Influência seja bem sucedido é preciso conhecer os diferentes tipos de influenciadores. Há aqueles que trabalham somente com uma plataforma e os que estão em todas as redes sociais. Portanto, é necessário descobrir qual deles se encaixa com a sua empresa e pode proporcionar bons resultados.

Micro-influenciadores

São personalidades que possuem entre 1.000 a 10.000 seguidores nas redes sociais. Apesar de ter um número de seguidores menor do que outros influenciadores, os micro-influenciadores possuem uma comunidade ativa, ou seja, os usuários gostam e costumam interagir nas publicações, por mensagens ou até mesmo comprando.

Os micro-influenciadores também costumam ter um preço mais acessível, o que é viável para empresas pequenas. Além de investir em algo que cabe no bolso, a ação de marketing será bem direcionada.

Celebridades

Nesse caso, os influenciadores são considerados celebridades porque possuem mais de 100 mil seguidores ou até mesmo milhões. Obviamente eles conseguem ter um alcance enorme, que permite levar as empresas a uma grande quantidade de pessoas. Outro ponto interessante é que as pessoas costumam associar as marcas aos influenciadores que falam sobre ela.

Entretanto, esse tipo de influenciador não é o ideal para todos os negócios. É importante escolher alguém que tenha os valores alinhados com o da empresa. Se o influencer tiver uma atitude que seja mal vista ela pode respingar na marca e prejudicar os resultados.

Nano-influenciadores

Pouco se fala sobre eles, mas são os influenciadores que possuem menos de 1.000 seguidores. Por ter uma comunidade pequena, os nano-influenciadores conseguem ter um contato mais próximo com os seguidores e, consequentemente, influenciá-los sobre algo. O engajamento desse tipo de influenciador também é muito alto, o que é benéfico para as empresas.

Como usar o Marketing de Influência?

Já deu para entender que o Marketing de Influência tem muito potencial e que você tem só a ganhar com ele, certo? Mas como colocar em prática? Calma, a gente te ajuda com essa resposta também!

Defina seu objetivo

No Marketing o primeiro e mais importante passo é sempre definir os objetivos. Entender onde se quer chegar é fundamental para saber qual caminho escolher. Qual é o propósito da sua ação? É divulgar um produto específico, fortalecer a marca ou conquistar novos clientes?

Saber qual é o objetivo é indispensável para entender qual será o papel do influenciador durante a estratégia. Isso também ajuda a dar um direcionamento para que ele possa desenvolver um bom conteúdo.

Escolha um influenciador

Como vimos existem diferentes tipos de influenciadores. Mas além de escolher alguém pela quantidade de seguidores, é necessário encontrar um influenciador que tenha um público-alvo parecido com o do seu negócio ou com os valores alinhados.

Faça pesquisas para encontrar influenciadores na sua região ou que atuem no mesmo nicho da sua marca. Acompanhe o influencer por algum tempo para se certificar de que é a pessoa certa para sua campanha.

Estabeleça um orçamento

É importante esclarecer que os influenciadores são profissionais, ou seja, esperam por uma compensação por seus serviços. Por isso é importante que você saiba quanto pode investir, para poder entrar em contato com os influenciadores e conversar sobre a possibilidade de uma colaboração.

Para facilitar essa etapa, responda as seguintes questões:

  • Qual é o objetivo principal?
  • Em qual rede social está o seu público?
  • Qual é o retorno que você espera?

Também é interesse colocar valores no papel e verificar qual é a possibilidade de investimento. Lembre-se que será um valor bem investido, principalmente se o influenciador tiver um bom engajamento.


A tendência é que o Marketing de Influência cresça ainda mais nos próximos anos. Se você ainda não utiliza essa estratégia talvez esse seja o momento de repensar e considerar as informações que constam aqui.

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