BlogFranquias

Você já ouviu falar de multifranqueados? Conheça as vantagens!

Avalie esse artigo

A cada ano que passa o mercado de franquias cresce e torna-se mais potente – comparado a outros mercados – visto que somente no ano de 2017 este setor obteve um crescimento de 8% no seu faturamento, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por este motivo, o número de empreendedores que olha para este segmento com expectativas positivas também aumenta. A partir disso surgem os multifranqueados.

Os multifranqueados são aqueles que possuem mais de uma unidade da mesma rede, ou não, podendo, até mesmo, ser empresas de setores diferentes. Por exemplo, o empreendedor pode investir em três escolas de idiomas, duas lojas de moda e duas lojas de alimentação. Nos Estados Unidos este modelo de franqueado já é bastante comum, e atualmente no Brasil cerca 74,5% das franquias possuem multifranqueados, de acordo com dados da ABF.

Está interessado em se tornar um multifranqueado ou apenas deseja mais informações sobre esta opção? Continue acompanhando o post!

Vantagens de se tornar multifranqueados

Ser franqueado é um desafio, pois, o empreendedor fica responsável pela sua unidade e o sucesso dela depende exclusivamente do seu esforço e dedicação. Desta forma, ser um multifranqueado também não é tarefa simples, é preciso equilibrar a administração das unidades e garantir um bom desempenho dos negócios. Apesar dos desafios, ser um multifranaqueado pode ser muito vantajoso, confira:

Aumento do faturamento

A primeira vantagem não poderia ser outra, ao investir em novas unidades podemos deduzir que o franqueado terá um aumento no faturamento. Nos Estados Unidos os multifranqueados chegam a lucrar até mais que as próprias redes de franquias. Desta forma, se um empreendedor consegue obter um bom retorno financeiro a frente de uma franquia, estes resultados podem ser multiplicados nas suas outras unidades.

Estabilidade financeira

Geralmente, o principal fator buscado por empreendedores ao investir em uma franquia é estabilidade financeira e ao se tornar multifranqueado não é diferente. Com diferentes investimentos, é possível ultrapassar os momentos negativos de uma das unidades. Assim, quando uma das franquias não estiver bem financeiramente, as outras unidades podem compensar e garantir um bom retorno financeiro.

Melhorias na gestão

Ao apostar em diversas unidades, o franqueado consegue elaborar uma melhor forma de gestão das suas franquias. Ou seja, ele cria um back office bem estruturado com RH, financeiro, marketing, administrativo, comercial e outros setores que irão agilizar o dia a dia de suas operações. A partir dessa melhoria é possível obter um ganho de escala, tanto em relação a esses setores quanto em negociações, logísticas e outros.

Marca fortalecida

Quando o franqueado opta por abrir várias unidades da mesma rede, ele acaba contribuindo para que a marca seja mais forte. Quanto mais unidades da marca são abertas no território nacional, melhor é a recepção de toda a rede entre os consumidores e possíveis novos franqueados.

Como administrar suas unidades

Dependendo do número de unidades é interessante contar com o auxílio de outros colaboradores, porém é muito importante que o franqueado continue acompanhando de perto as ações que estão sendo realizadas e o desempenho das franquias. Isso fará toda a diferença no sucesso da franquia, uma vez que é responsabilidade do franqueado seguir os padrões da franqueadora e zelar pelo negócio de forma geral. Mas seguindo as dicas que separamos aqui, com certeza ficará mais fácil administrar todas as unidades tranquilamente:

Mantenha uma boa gestão financeira

A gestão financeira é um fator essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio, inclusive para as franquias. Aos multifranqueados essa é uma área que exige uma atenção especial, é preciso ficar de olho no fluxo de caixa de cada unidade, para manter os negócios equilibrados. Fique atento a todas as contas a pagar e a receber, além disso é preciso cuidar do pagamento de royalties e taxa de propaganda a franqueadora, observando o valor equivalente de cada unidade.

Mantenha seus documentos organizados

É importante lembrar que cada unidade é uma empresa, ou seja, cada uma terá seus documentos e dados importantes que não devem ficar misturados ou perdidos em meio a arquivos bagunçados. Por isso, procure sempre manter os documentos organizados e separados por unidades. Caso você não seja fã de organização, também é possível contar com aplicativos que auxiliam nesse quesito.

Já é franqueado de outra rede e quer se tornar um multifranqueado? A Franquia de Marketing Digital Echosis pode ser a opção ideal para você!  Entre em contato conosco e marque uma reunião com um de nossos consultores. Venha fazer parte do nosso time e aproveite todas as vantagens do modelo home based.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *