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Marketing digital para clínicas de estética: como fazer?

Dizem que os brasileiros são obcecados em manter uma aparência perfeita, e por isso recorrem aos tratamentos estéticos e cirurgias plásticas. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) mostra que em 2015 foram realizados 1,2 milhões de cirurgias plásticas e 1,1 milhão de procedimentos estéticos no Brasil, colocando o país em segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas. Com essa alta demanda, é normal que novas clínicas de estética apareçam no mercado, mas para se destacar da concorrência é fundamental investir em ações de marketing digital para clínicas de estética.

Neste post, nós separamos algumas dicas de como você pode utilizar as redes sociais e desenvolver estratégias de marketing que vão impulsionar seu negócio e te ajudar a atrair mais clientes!

Como fazer Marketing Digital para clínicas de estética

Crie promoções especiais

As promoções são umas das táticas de marketing mais antigas para conquistar novos clientes. No Instagram, esse tipo de ação proporciona um bom retorno. Contudo, a dinâmica dessa estratégia deve ser diferenciada em relação às maneiras tradicionais.

No Instagram você pode divulgar descontos e também criar promoções especiais para os seguidores. Uma boa ideia é criar cupons de descontos ou pacotes de serviços com preços exclusivos para quem apresentar o print da publicação na clínica durante a contratação dos serviços.

Sorteios incentivando seus seguidores a compartilharem suas imagens e marcar os amigos nas publicações também apresentam bons resultados, além de levarem seu conteúdo para mais pessoas que podem ainda não conhecer sua clínica. No entanto, é importante verificar os termos estabelecidos pela rede social sobre essa ação, visto que seu perfil pode acabar prejudicado.

Aposte na técnica AIDA

Se você possui algum conhecimento em marketing digital, certamente já ouviu falar sobre a técnica AIDA. Esse acrônimo representa as quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente deve passar, de maneira progressiva, para tomar a decisão de conversão.

A de atrair: O principal objetivo desta etapa é ganhar a atenção do usuário, fazê-lo perceber a oferta. Utilize uma pergunta ou uma frase de impacto, algo que faça o potencial cliente pensar no que você está falando.

I de interesse: Mais do que atrair a atenção, é necessário despertar o interesse do usuário. Para isso, disponibilize somente algumas dicas e o incentive a buscar o conteúdo completo no seu site, blog ou YouTube.

D de desejo: Essa etapa exige um pouco mais de tempo, pois os consumidores começam a analisar os detalhes e avaliar se o produto atenderá suas necessidades. Mostre para seu cliente como o seu produto pode ajudá-lo, é preciso convencê-lo de que vale a pena comprar.

A de ação: A etapa mais aguardada pelo lojista. Nesta fase a empresa não deve interferir, entretanto é preciso avaliar se os processos estão funcionando normalmente para que o cliente consiga finalizar a compra. Aqui é necessário dirigir o consumidor até o seu objetivo. Por exemplo: ligar para a clínica, clicar em um botão para deixar uma mensagem ou ir para seu site, deixar um comentário na publicação e etc.

Confira alguns exemplos que elaboramos para cada fase:

A: 6 hábitos do dia a dia que provocam acne no rosto!

I: Limpeza de pele: 5 motivos para apostar no tratamento.

D: Descubra o segredo das famosas para combater a acne!

A: Agora que você já conhece os benefícios da limpeza de pele, agende uma avaliação gratuita.

Priorize uma boa identidade visual

Normalmente quem busca por tratamentos estéticos deseja ver resultados ou imagens de outros clientes para poder avaliar o trabalho. Por isso, faça registros antes e depois dos procedimentos para publicar nas redes sociais. Esclareça qual foi o procedimento utilizado e não transmita a sensação de resultados imediatos se não foi isso que aconteceu. Sempre crie expectativas de acordo com o que a sua clínica de estética pode realmente cumprir.

Ainda, fotos malfeitas não se encaixam no Instagram, elas passam uma sensação de amadorismo e falta de cuidado com a marca. Contrate uma agência de marketing para te ajudar nessa e em outras estratégias, manter uma página de qualidade na internet faz toda a diferença quando se trata de negócios. Outra ideia é divulgar depoimentos e feedbacks dos clientes em formato de imagens ou vídeos nas redes sociais. Além de apresentar a potenciais clientes a eficácia dos seus serviços, o feedback te ajuda a descobrir quais pontos necessitam de melhorias.

Use as ferramentas do Google

Quem trabalha com marketing sabe que o Google é muito mais do que um simples buscador disponível na internet. As ferramentas criadas pela marca estão cada vez mais poderosas e se tornaram grandes aliadas no dia a dia de um profissional de marketing. Além disso, elas se tornaram indispensáveis para potencializar as estratégias de marketing e disparar as vendas.

Conheça alguma das melhores ferramentas e como elas podem te ajudar:

1 – Cadastre-se no Google Meu Negócio

Se você não puder investir em um site no momento, não tem problema, o Google Meu Negócio é a ferramenta indicada para “quebrar um galho”. Por meio desse recurso, quando um usuário pesquisar por clínica de estética, por exemplo, ele consegue localizar informações como horário de funcionamento, endereço, fotos, telefone e o site da empresa correspondente a pesquisa.

Além de ganhar visibilidade e ter presença online, ajuda muito na comunicação com seu cliente, já que quando ele buscar por seu serviço ou produto no Google, terá acesso a todas essas informações.

2 – Anuncie no Google Adwords

Apesar de muitos acharem complicado, o Google Adwords é uma das melhores ferramentas de anúncios e a principal vantagem é que você paga somente por clique ou número de impressões para os potenciais clientes. Com essa ferramenta você pode criar vários tipos de anúncios como de display (ou de banners), remarketing e até anúncios em vídeos do YouTube.

Ao criar um anúncio com o Google Adwords você posiciona o site da sua clínica diretamente na primeira página da pesquisa para algumas palavras-chave que você escolher.

Priorize palavras que descrevam os serviços da sua clínica e que destaquem onde você atende, não só no anúncio, mas também nas suas redes sociais e no rodapé do site.

Que tal contratar uma agência especializada? Entre em contato com a Echosis e saiba mais sobre os nossos serviços de marketing digital para clínicas de estética!

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