BlogMarketing Digital

Youtube marketing: saiba como utilizar e se é realmente eficaz!

Vídeos são uma norma na internet hoje em dia. É quase impossível pensar em acessar qualquer site e não ver algum grau de movimento. Tanto que muitas empresas já focam boa parte de sua divulgação em YouTube marketing.

O YouTube não é uma rede social restrita aos vlogueiros, grandes canais de notícias e outras empresas cujo core business é a produção de conteúdo. É um ótimo espaço para qualquer empreendedor divulgar sua marca e atrair mais clientes. Especialmente se o seu produto/serviço envolve muitos recursos visuais. Se você acha que conteúdo em vídeo seria útil para engajar o seu público, esse é definitivamente o lugar certo para começar.

Quais são as vantagens do YouTube marketing?

youtube marketing vantagens

1. Principal canal de vídeos do mundo

Ok, você já sabe que o YouTube é o todo poderoso quando falamos em vídeos na internet. Mas ele também é o segundo site mais acessado no mundo, logo atrás do queridinho Google. Estima-se que pelo menos 70% das pessoas no mundo acessem o site regularmente. Não estar no YouTube, para muitas empresas, já é uma perda!

Se você trabalha com vídeos, esse é o primeiro lugar onde você deve estar. Ele serve como referência para a divulgação de qualquer conteúdo similar, te poupando o trabalho de upar o mesmo vídeo em múltiplas plataformas.

2. Fácil integração com outros canais

O YouTube marketing também leva em consideração as outras formas de marketing de conteúdo nas quais sua empresa pode estar trabalhando. E ele consegue se articular com elas muito bem! Redirecionamento de links para vídeos, inserção direta de conteúdos em blogs, entre outros recursos, podem ser facilmente utilizados.

É possível ter outros meios de comunicação apontando para o seu canal, e vice-versa. Isso aumenta o link building dos seus conteúdos e promove o engajamento do público com seus diferentes canais.

3. Perfil mais ativo dos usuários

Uma particularidade muito positiva do YouTube é o seu tipo de usuário. É verdade que muitas pessoas acessam o site apenas para ver o que está na moda e qual foi o último conteúdo viral, mas também há espectadores mais leais. Uma boa quantidade deles.

Quando alguém se inscreve no seu canal e você mantém um padrão de qualidade e regularidade, esse espectador volta. Ele recomenda seus conteúdos e acompanha cada vídeo lançado ativamente. Um comportamento que não é igualmente estimulado em outras redes sociais, onde você apenas desliza por uma linha do tempo e lê uma pequena porcentagem das postagens apresentadas.

Como ele pode ser aplicado com sucesso?

sucesso youtube

1. Faça uploads frequentes

O YouTube marketing, assim como outras ferramentas de marketing digital, dá valor à regularidade e consistência de seus conteúdos. Ter novos vídeos em intervalos semelhantes não só melhora o seu posicionamento nas pesquisas como também aumenta a segurança do público em retornar ao seu canal. Sempre haverá algo novo para ver toda semana.

Para isso, o ideal é criar uma agenda de conteúdos. Estabeleça uma ordem de prioridade para diferentes tipos de vídeos e deixa um espaço para temas mais pontuais e virais. Se possível, colete as opiniões do público e veja que tema eles querem para seus próximos vídeos.

2. Preze pela qualidade visual

O mínimo que um espectador espera de um canal grande é qualidade de som e imagem. Gravar vídeos em baixa definição, com som chiado e cortes mal feitos é a receita certa para perder audiência. Dar uma cara profissional para o seu canal não é uma questão de luxo, mas sim de necessidade.

Um bom trabalho de YouTube marketing considera a identidade visual da empresa e como ela se mostra durante os vídeos, descrições e interações. Não é necessário ter qualidade cinematográfica, mas é importante manter um padrão de qualidade.

3. Crie links direcionados ao seu negócio

Link building, sempre. Afinal, o seu canal no YouTube serve para atrair clientes também. Por isso, ao criar conteúdos para os diferentes estágios do funil, coloque um ou outro redirecionamento para o site da sua empresa ou do produto específico em questão. Isso vai aumentar a conversão de audiência em leads e, posteriormente, em mais vendas.

Agora você já viu como o YouTube marketing pode ser importante para o seu negócio. Se estiver com dificuldades para desenvolver uma campanha, chame ajuda profissional! Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento agora mesmo.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas