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Como usar hashtags corretamente e melhorar seus resultados na internet

O que não faltam são técnicas para ajudar as empresas a ganharem mais visibilidade na internet. Mas isso não quer dizer que todos sabem como usá-las. No caso das hashtags, apesar de ser uma ferramenta simples, muitos ainda não sabem muito bem como aplicá-las de maneira correta e assertiva.

Por outro lado, algumas pessoas acham hashtags irrelevantes e acabam descartando esse recurso. Porém, com isso acabam perdendo a chance de conquistarem melhores resultados nas redes sociais.

Mas para que elas funcionem da maneira desejada, é necessário entender o que é, como elas funcionam e investir em um bom planejamento.

Se você quer saber mais sobre hashtag, como usar, porque utilizar e muito mais, esse é o conteúdo certo! Continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é hashtag?

De forma resumida, as hashtags são palavras-chave precedidas por cerquilha (#) utilizadas em sites e redes sociais com o intuito de identificar conteúdos sobre um tema específico.

Por exemplo, caso você publique uma foto no Instagram e insira na legenda a #cachorro, todos os usuários da plataforma que clicarem na hashtag serão direcionados para outra página onde encontrarão conteúdos relacionados — provavelmente mais imagens de cachorros.

Para utilizar uma hashtag é simples, basta utilizar a cerquilha antes da palavra ou frase. Mas é importante optar sempre por frases curtas, pois se a hashtag for muito longa, certamente não vai ser utilizada por outros usuários e o seu conteúdo não será encontrado facilmente por quem realmente tem interesse.

Como usar hashtags corretamente?

Como vimos, para usar hashtags é simples, basta inserir o famoso “jogo da velha”. Entretanto, até mesmo um recurso tão simples como esse possui recomendações de como deve ser usado. Se forem utilizadas de maneira estratégica, as hashtags podem ajudar os usuários a encontrar seus conteúdos com mais facilidade e, consequentemente, melhorar seus resultados.

Mas é preciso tomar cuidado e evitar alguns erros (bem comuns) se você quiser que esse recurso funcione corretamente. Então se liga nas nossas dicas!

Use frases curtas

Ao usar muitas palavras você acaba dificultando a leitura dos usuários. Isso acontece porque as palavras ficam sem os espaços necessários, o que prejudica a compreensão.

Então #nadadeescreverassim, caso precise incluir mais de uma palavra na hashtag, inicie cada uma delas com letra maiúscula para que possam ser diferenciadas.

Não use uma hashtag para cada palavra

Mas não é porque frases longas não são recomendadas que você vai dividir cada palavra, viu? #Colocar #uma #hashtag #em #cada #palavra também não é o ideal. Ao separar cada termo, você acaba direcionando os usuários para conteúdos diferentes, dessa maneira eles não serão direcionados para o conteúdo que realmente interessa.

Por esse motivo, o ideal é que você tente resumir seu tópico em uma frase curta, ou seja, apenas uma ou duas palavras. Por exemplo, #MarketingDigital ou #BoloDeChocolate.

Evite hashtags genéricas

As hashtags genéricas são termos comuns, utilizados frequentemente. Por isso elas são usadas por quem quer resultados rápidos. Por exemplo, #love, #happy, #tbt, #follow.

Porém, a maioria dessas hashtags são banidas pelas redes sociais, o que pode acabar prejudicando o seu negócio, ao invés de ajudá-lo. No Instagram, o uso de hashtags proibidas pode provocar shadowban.

Então é preciso tomar cuidado com os termos utilizados. Sempre pesquise por hashtags banidas ou proibidas para saber quais são elas e evitar usar. Além disso, utilize somente hashtags relacionadas ao seu negócio, isso já é o suficiente para atrair pessoas realmente interessadas.

Como usar esse recurso na sua estratégia de Marketing

Bom, agora que você já sabe o que NÃO fazer, que tal a gente conversar sobre como usar esse recurso para promover sua empresa ou seus produtos e serviços?

Primeiro é fundamental que você esteja presente nas redes sociais que aceitam esse recurso. As principais e mais utilizadas são o Facebook, Instagram e Twitter. Mas no YouTube as hashtags também tem ganhado espaço.

Assim, para alcançar bons resultados com hashtags nas redes sociais, você pode apostar em:

Hashtag para sua empresa ou evento

Que tal criar uma hashtag com o nome do seu negócio? Assim os usuários podem encontrar todos os conteúdos relacionados a sua marca com mais facilidade e em um só lugar. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, pode utilizar uma hashtag específica para reunir todas as fotos dos clientes usando os produtos.

Outra ideia também é criar uma hashtag para a divulgação de eventos. Portanto, você pode criar uma hashtag exclusiva do evento para reunir todas as informações para os usuários. Mas você também pode usá-la como uma forma de acompanhar quem está participando, para isso é necessário pedir que os usuários usem a hashtag nas publicações relacionadas ao evento.

Use ferramentas para encontrar as melhores hashtags

É hora de usar as ferramentas a seu favor. E hoje em dia existem ótimas opções que te ajudam a encontrar as melhores hashtags de acordo com o seu nicho, conteúdo ou palavras-chave. A seguir você encontra algumas indicações:

Leetags

Esse aplicativo te ajuda a descobrir quais são as melhores hashtags de acordo com a sua publicação. Basta inserir uma palavra-chave com o assunto do seu post e ele te entrega 30 tags que estão em alta sobre o tema.

Tags Finder

Com o Tags Finder você consegue localizar 3 tipos de hashtags: relacionadas, semelhantes ou combinadas com a sua palavra-chave. Além disso, permite usar filtros de conteúdo para pesquisar sobre o tema da sua publicação.

Hashtagify

Essa é uma ferramenta de análise, onde você descobre quais são as hashtags recomendadas para você, de acordo com o seu perfil e também monitora as que você já está usando. Além disso, consegue verificar quais hashtags estão em alta no momento.

Revise antes de publicar

Apesar de parecer uma dica óbvia e desnecessária, realizar a revisão das hashtags antes de publicar é fundamental para que seu resultado não seja afetado. Para que suas publicações alcancem a visibilidade esperada, lembre-se de revisar a ortografia antes de publicar. Não só das hashtags, mas de todo material.

Agora sim você está pronto para aproveitar esse recurso e colher excelentes resultados! Que tal receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada? ❤


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