BlogFranquias

Como ser um franqueado: 5 dicas para ter sucesso na franquia!

Abrir o próprio negócio é um sonho para milhares de profissionais ao redor do mundo. Ter autonomia sobre o próprio horário, poder investir para aumentar seu faturamento e estar no controle de sua própria carreira são benefícios consideráveis. Porém, também há muitos riscos envolvidos, o que espanta diversos bons candidatos desse meio. Felizmente, existem algumas opções, como ser um franqueado.

Uma franquia, de forma simples, é uma grande rede na qual algumas das filiais são propriedade de investidores externos, os franqueados. Eles coordenam a unidade na qual investiram, utilizando os recursos da empresa original. Em troca, pagam uma pequena porcentagem de seus lucros à franqueadora. Dessa forma, você pode começar já com uma marca consolidada e aumentar suas chances de sucesso.

Quer descobrir como ser um franqueado melhor e ter sucesso nessa área? Então veja aqui 5 dicas básicas para melhorar o seu negócio:

1. Invista com responsabilidade

Por mais que uma franquia seja uma opção mais segura em comparação com abrir o próprio negócio do zero, você não pode esquecer que ainda é um investimento considerável. Gaste sem pensar e logo você ficará sem dinheiro e sem uma empresa. Se, por outro lado, você investir seus recursos de forma responsável, terá bem menos preocupações ao longo do tempo.

Os passos para ser mais cuidadoso com o seu dinheiro são relativamente simples. Primeiro, você deve fazer as contas antes de se comprometer, sempre deixando uma margem de erro para emergências. Segundo, confirme se a sua compra é realmente necessária. Por fim, tenha certeza de que cada centavo investido possui um propósito e um retorno previsto.

2. Busque um negócio com o qual se identifica

Entender como ser um franqueado não tem a ver apenas com conhecer a dinâmica de um negócio e saber entregar o serviço da franqueadora. Tem a ver com você se sentir satisfeito com a carreira na qual escolheu investir. Apesar de ser a marca de outra pessoa, este negócio ainda será sua responsabilidade.

Antes de decidir em qual franquia se inserir, tire um tempo para avaliá-las e encontrar uma com a qual você se identifique. O investimento será grande e se comprometer com um negócio no qual você não obtém satisfação é garantia de frustração ao longo dos anos.

3. Preze pelos padrões da franqueadora

Em uma franquia, você terá um pouco menos de liberdade para tomar certas decisões do que teria em seu próprio negócio. Mas isso não é necessariamente algo negativo. Pelo contrário, tem a ver com manter um padrão de qualidade e prezar pelo sucesso do negócio.

Os clientes de uma rede quase sempre esperam obter um mesmo nível de atendimento e valor em todas as filiais. Se uma delas destoa negativamente desse padrão, pode afetar a imagem da franquia como um todo. Para melhorar seu rendimento, o melhor que você pode fazer é prezar por esses padrões de qualidade.

4. Estude o que puder sobre administração de negócios

Para aprender de verdade como ser um franqueado, você também precisa saber como ser um bom empreendedor. Afinal, esta filial ainda será de sua total responsabilidade. Portanto, é melhor que você saiba como administrá-la.

Aprender certos conceitos de gestão de empresas e se informar sobre como conduzir uma empresa faz toda a diferença. A franqueadora provavelmente te dará algumas orientações, mas você ainda terá que ser capaz de tomar a maior parte das decisões por conta própria.

5. Continue se atualizando no seu setor

Independente do tipo de setor no qual você pretende se inserir, é importante que você se aprimore sempre que possível. Nenhuma empresa sobrevive por muito tempo sem adotar novas soluções para melhorar sua produtividade. Quanto mais você conseguir aprimorar sue negócio, melhor.

Há várias pequenas atitudes que você pode tomar para evitar que sua carreira se torne estática por muito tempo. Por exemplo, sempre participar de convenções relacionadas ao seu setor, fazer cursos de atualização e acompanhar diversos canais com novas ferramentas e procedimentos. Logo você verá a diferença que isso faz no seu faturamento.

Agora que você tem essas dicas, já sabe como ser um franqueado de sucesso! Sendo assim, que tal conhecer uma opção de franquia agora mesmo? Entre em contato com a Echosis, tires suas dúvidas e descubra como se tornar nosso franqueado em marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas