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Campanhas sazonais: Dicas para vender mais em datas comemorativas

Ao longo do ano, todos os negócios sofrem com períodos de alta e baixa nas vendas. Isso acontece devido à sazonalidade, que são situações temporárias ou que acontecem em momentos específicos. Por isso as campanhas sazonais são tão importantes.

Mas para conquistar bons resultados é preciso ter um bom planejamento. Como fazer isso? Quais são as datas comemorativas mais importantes e como preparar sua empresa para elas?

É o que vamos te contar nesse conteúdo. Boa leitura! 😎

O que são campanhas sazonais?

São ações estratégicas de marketing utilizadas pelas empresas para alavancar as vendas em datas comemorativas e determinados períodos do ano.

Logo, as campanhas sazonais evitam que as empresas sofram com produtos parados e proporcionam um melhor giro de estoque.

Identificar a sazonalidade de vendas do seu negócio é fundamental para conseguir aproveitar as melhores oportunidades. Pensando nisso, tenha em mente os seguintes passos:

1. Defina as melhores datas para o seu negócio

Obviamente não dá para ignorar datas clássicas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal. Mas é importante ir além delas e explorar datas relacionadas ao nicho em que sua empresa está inserida.

Use o Dia da Pizza, por exemplo, ou o Dia do Solteiro, o Dia do Rock, Dia dos Professores, Dia do Amigo e tantas outras.

As campanhas sazonais não precisam ser apenas para datas comemorativas “oficiais”. Elas podem ser adaptadas de acordo com períodos e datas significativas para o seu negócio.

2. Planeje com antecedência

Justamente por se repetirem todos os anos, você já sabe quais são as datas e como pode explorá-las. Para isso, é muito importante que você se comece o planejamento cedo.

O ideal é separar alguns dias no fim de cada ano para definir o seu calendário de campanhas sazonais do próximo ano.

Se você deseja vender mais na Black Friday, por exemplo, é necessário recarregar seu estoque e começar a divulgação com antecedência.

3. Descubra as necessidades da persona

Um ponto muito importante que deve ser levado em consideração antes de qualquer ação é a necessidade do cliente.

De nada adianta realizar promoções e promover campanhas sazonais se você não sabe quem é a sua persona. Você precisa identificar o seu público para criar ações assertivas e conquistar bons resultados.

Como fazer campanhas sazonais e vender mais?

Além das recomendações acima, separamos algumas dicas para te ajudar a elaborar suas campanhas e conquistar o sucesso. Confira!

Faça pesquisas

Como vimos, o planejamento é parte essencial para o sucesso das ações. Para definir as datas para suas campanhas sazonais, você pode responder as seguintes perguntas:

  • Em quais períodos do ano as redes sociais tiveram um bom engajamento? O que foi feito no período?
  • Quando foram seus maiores picos de vendas? Eles aconteceram por causa de alguma data comemorativa, evento ou campanha?

Essas perguntas podem ser usadas como base para o “start” das suas campanhas. Procure avaliar seus concorrentes para descobrir como eles estão fazendo o marketing sazonal.

Tenha atenção na comunicação

É hora de definir como será feita a comunicação das campanhas sazonais. Pense na mensagem que será transmitida e nos canais que serão usados.

Lembre-se de utilizar meios de comunicação que seu público também usa, como WhatsApp Business, Telegram ou Messenger.

Automatize processos

Durante as campanhas sazonais é normal que a demanda de atendimentos aumente. Vários clientes necessitam de atenção para esclarecer dúvidas e solucionar problemas.

Para conseguir atender e auxiliar todos os clientes, automatize processos. Por exemplo, disparos de e-mails, emissão de notas fiscais e controle de estoque.

Acompanhe os resultados

Mais do que medir os ganhos, acompanhar os resultados permite que você identifique melhorias para as próximas campanhas. Verifique quais foram os ganhos com a campanha e o que pode ser alterado numa oportunidade futura.

O marketing sazonal traz excelentes retornos para as empresas quando é bem planejado e estruturado. Aproveite nossas orientações e dicas para desenvolver campanhas assertivas e alavancar o seu negócio.

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