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Timeline do Facebook: como funciona o algoritmo que ordena os posts?

Altamente tecnológico, o Facebook é uma ferramenta hoje indispensável em uma estratégia de comunicação. Para usá-lo da melhor forma, é essencial compreender como ele funciona. A timeline do Facebook é única para cada usuário, e isso é definido pelos algoritmos que controlam o sistema.

Eles são constantemente atualizados para atender às diferentes estratégias elaboradas pelo próprio Facebook, por isso é importante estar sempre antenado nas novidades.

Um dos aspectos principais do feed de notícias é a prioridade dada a cada post que aparece para o usuário. Conhecer bem essas características é essencial para ser capaz de criar conteúdos interessantes e que possam aparecer de forma orgânica para os clientes da marca.

Quer saber mais sobre a timeline do Facebook? Então continue a leitura deste post!

Como é definida a relevância das publicações

São os algoritmos que definem a relevância das publicações em uma página do Facebook. Para isso, o sistema analisa as publicações postadas pelos amigos do usuário, pelas páginas seguidas por ele e pelos grupos de que ele participa. Isso é necessário porque, diariamente, são exibidos mais de 1.500 posts para um usuário.

A partir dessa análise, um algoritmo específico define o que, de fato, vai aparecer para o usuário. Os posts são categorizados na ordem em que o sistema acredita que o usuário vai preferir — primeiro vêm os posts mais recentes e dos melhores amigos. Dessa forma, a quantidade de publicações é reduzida para cerca de 100.

Nessa categorização, amigos e familiares têm preferência. Por isso, é comum que muitas publicações tenham menos curtidas e comentários do que o esperado. Afinal, independentemente da qualidade do material produzido pela empresa, só uma parcela pequena dos clientes do seu negócio vai ver as suas publicações.

Como aparecer mais na timeline do Facebook

Com esse método de seleção de publicações, as empresas têm que pagar para impulsionar suas publicações e ter mais chances de que seus seguidores as vejam. A fórmula desse algoritmo é extremamente sigilosa, e muitas empresas tentam decifrá-la.

Essas atualizações no algoritmo fazem o engajamento total e o tempo de consumo dos conteúdos diminuir. Espera-se, entretanto, que a qualidade do engajamento aumente, já que vai unir os melhores conteúdos e as pessoas mais interessadas.

Veja, a seguir, algumas formas de contornar essa situação.

Feed de exploração

Para justificar as mudanças, o Facebook argumenta que a prioridade é mostrar o que realmente é valioso para o usuário. Por isso, as marcas têm que entender muito melhor suas personas e os hábitos delas no Facebook. Só assim será possível oferecer conteúdo relevante para o consumidor.

Anúncios

A tendência dos anúncios pagos no Facebook é aumentar cada vez mais. Naturalmente, páginas que investem constantemente em anúncios têm mais chances de ver um aumento no seu alcance orgânico.

Conteúdo publicado

Conteúdos que estimulam a interação têm prioridade dentro do algoritmo. Sendo assim, busque investir em conteúdos que estimulem a conversa dos clientes com a marca.

Como deve ser o futuro nas mídias sociais

Com as mudanças constantes no algoritmo, é cada vez menos interessante para as empresas ficar dependente do Facebook (ou de outras redes sociais). Uma alternativa é saber onde o consumidor da companhia se concentra para compreender qual é a rede mais adequada para o negócio.

Procure conhecer outras mídias sociais e entender qual é a melhor forma de compor a sua estratégia de comunicação. O Twitter, por exemplo, classifica os posts por ordem cronológica (não por relevância) e busca equilibrar a exibição de publicações orgânicas e anúncios.

Lembre-se que é importante investir no site da sua empresa e em estratégias de inbound marketing. Afinal, se a organização for dependente das redes sociais, o que acontece se elas saírem do ar?

Gostou deste conteúdo sobre a timeline do Facebook? Agora mãos à obra para oferecer posts que o algoritmo considere relevantes! Quer saber como engajar o público? Então confira dicas importantes sobre o assunto!

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