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O que é endomarketing? Aprenda como colocar em prática na sua empresa

A maioria das empresas hoje em dia se concentra em realizar um bom marketing para atrair novos clientes. Mas você sabia que o marketing também é fundamental para conquistar e reter bons funcionários? Isso mesmo. Essa estratégia é conhecida como endomarketing.

Também conhecido como marketing interno, esse conjunto de ações tem como o objetivo melhorar o relacionamento com os colaboradores, desenvolver um bom lugar para trabalhar e, consequentemente, melhorar a produtividade.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e confira nossas dicas! 😀

O que é endomarketing?

É uma estratégia de marketing institucional que busca aproximar a marca aos colaboradores da empresa. Para isso, os departamentos de RH e Marketing, com apoio da gestão, organizam os objetivos, traçam um plano de ação e ficam responsáveis pela execução.

Quando esse trabalho é feito em conjunto, as chances de alcançar bons resultados são maiores. Afinal, os colaboradores sentem-se motivados e engajados com a marca, assim passam a trabalhar junto com ela, não somente para ela.

O endomarketing também é a solução para problemas comuns como baixa produtividade, absenteísmo e clima organizacional ruim.

Ainda são poucas as empresas que se preocupam em investir em ações de endomarketing. Porém, as que dão uma chance para essa estratégia se destacam no mercado.

Exemplos de empresas que fazem endomarketing

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a motivação e o bem-estar de seus colaboradores. Por isso, recorrem ao endomarketing para promover ações que os façam se sentir mais acolhidos.

Que tal vermos alguns exemplos para entender como funciona essa estratégia na prática? Vamos lá!

Toyota

A estratégia da Toyota é dar voz aos funcionários desde o momento em que eles são contratados pela empresa.

Ao chegar, o novo funcionário passa por diversos treinamentos que vão desde os valores e a cultura da Toyota até o funcionamento do processo de produção da empresa, para que ele conheça a organização a fundo e construa um senso de pertencimento.

Além disso, os colaboradores são livres para trazer novas ideias e dar sugestões e, em muitos casos, elas são colocadas em prática. Também são oferecidas palestras, workshops, incentivos e diversos treinamentos todos os anos.

Portobello

A Portobello é uma empresa brasileira do ramo de revestimentos cerâmicos e possui mais de 2.000 colaboradores. Para apresentar as possibilidades de crescimento para os colaboradores da empresa, a Portobello recorreu a criatividade.

A empresa desenvolveu um plano de carreira em formato de gibi, ilustrando de uma forma clara e lúdica aos colaboradores as etapas para o crescimento profissional.

Essa iniciativa transmitiu o comprometimento da Portobello com o futuro de sua equipe e o desejo de mantê-los na organização. De 2010 a 2014, período da ação, a produtividade da equipe aumentou 31%.

Fiat

Na Fiat os colaboradores podem ser os primeiros a fazer um test drive nos modelos que ainda serão lançados no mercado! A empresa defende que os funcionários devem ser tratados da mesma forma e com a mesma importância que seria dada a um cliente.

Além disso, a Fiat possui uma ferramenta específica para centralizar as informações para todos os funcionários e oferece um canal aberto entre os empregados e a liderança, onde eles podem falar diretamente com a diretoria.

Como usar essa estratégia na sua empresa

Pelos exemplos parece que o endomarketing é único e exclusivo das grandes empresas, né? Mas isso não é verdade. Essa estratégia pode ser usada por qualquer negócio que deseja proporcionar um ambiente de trabalho saudável.

Antes de implementar essa estratégia, é importante entender que esse é um trabalho interno, onde o foco são os colaboradores. Entretanto, é necessário saber quais são as dificuldades e as necessidades que eles possuem.

Converse com os funcionários sobre o que eles pensam da empresa, os pontos que necessitam de melhorias e o que deve ser reestruturado. Após coletar as informações necessárias, é hora de preparar seu endomarketing:

Tenha um canal de comunicação

Seus colaboradores sentem liberdade para opinar ou questionar decisões da empresa? Esse canal de comunicação permite que eles falem e sejam ouvidos.

Aproveite esse canal para compartilhar notícias, informações e atualizações importantes para os funcionários. O ideal é que a comunicação seja uma via de mão dupla, em que eles possam opinar, mas também fiquem por dentro de assuntos internos.

Forneça treinamentos e capacitação

Os colaboradores valorizam empresas que promovem treinamentos para qualificar suas equipes. Isso porque a empresa demonstra preocupação em desenvolvê-los profissionalmente.

Além disso, a qualificação é fundamental para as empresas que possuem planos de carreira, uma vez que é necessário ter funcionários bem instruídos para serem líderes.

Implemente um plano de carreiras

O plano de carreira é visto com bons olhos pela maioria dos profissionais, pois transmite uma imagem de valorização da empresa aos colaboradores.

Esse benefício incentiva novos e antigos colaboradores a crescerem e se realizarem profissionalmente. Para isso, você pode começar valorizando os colaboradores mais dedicados e capacitados com cargos de liderança.

Reconheça seus colaboradores

Muito mais do que incentivos financeiros, a maioria dos colaboradores querem reconhecimento. Eles querem se sentir importantes e valorizados pela empresa em que trabalham.

Dê feedbacks positivos e agradeça seus colaboradores pelos resultados e ideias que contribuem para a empresa. Essa atitude eleva a autoestima dos funcionários e faz com que eles sintam-se motivados a sempre entregar o melhor.

Como vimos, implementar uma estratégia de endomarketing pode gerar muitos benefícios para o seu negócio. Essas dicas servem como base para que você possa começar. Gostou de saber mais sobre esse tema?

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