BlogMarketing Digital

Fique de olho em 3 tendências tecnológicas para os próximos anos

Que o mercado digital está em constante mudança todo mundo sabe, mas será que você conhece a maneira certa de lidar com esse fenômeno? Devido à velocidade imensa em que essas variações ocorrem, apenas reagir a elas não é uma boa ideia. É preciso de proatividade para prever e se adaptar às tendências.

Pensando nisso, elaboramos este texto com um apanhado das principais tendências tecnológicas para os próximos anos. Vamos apresentar 4 novidades e explicar como elas podem influenciar o mercado. Confira!

1. Coisas autônomas

Carros que andam sozinhos, robôs com tarefas domésticas e objetos com inteligência artificial habitam o imaginário do ser humano há décadas. Basta conferir qualquer filme de ficção científica para notar esse interesse. Bem, não estamos mais tão distantes desse futuro.

Gigantes da tecnologia como a Google e a Apple já realizam testes de carros sem motorista, enquanto a Amazon já utiliza drones para entregar produtos. Tudo indica que a evolução da tecnologia tem o potencial de transformar objetos em itens colaborativos. Pela capacidade de acelerar processos e trazer facilidades ao cotidiano, a automação dos objetos é uma das tendências tecnológicas para os próximos anos.

2. Blockchain

Você já ouviu falar em blockchain? Se não, pode ter certeza de que ouvirá bastante em um futuro próximo. O mecanismo é definido como um agrupamento de diversas bases de dados coerentemente relacionadas, distribuídas por uma grande rede de computadores.

O que isso significa? Significa que é uma alternativa aos modelos clássicos de se firmar acordos comerciais. No modelo atual as transações são confiadas a autoridades centrais, como bancos, governos e outras instituições. A mudança que o blockchain oferece se baseia em dois princípios.

O primeiro é o peer-to-peer. De forma simples, trata-se de um sistema que garante que ambas as partes terão igual acesso a qualquer informação. O segundo é o uso de um banco de dados distribuído e descentralizado, evitando que a falha em um dos pontos comprometa uma operação inteira.

3. Privacidade digital

O debate em torno da privacidade digital vem se tornando cada vez mais intenso e importante. Casos como o vazamento de dados do Facebook e a prática de venda de dados pessoais por diversas empresas são responsáveis diretos por essa nova preocupação.

O que tornava tudo mais confuso era a falta de uma legislação clara sobre o assunto, questão que foi resolvida com a aprovação, pelo congresso brasileiro, da Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor no ano 2020.

Portanto, se a privacidade dos dados de usuários já era uma questão ética bastante sensível, agora se tornou um assunto legal. Empresas que desrespeitarem as normas de privacidade não serão apenas mal-vistas pelo público, mas também financeiramente punidas.

Prestar atenção nas principais tendências tecnológicas para os próximos anos é crucial para qualquer empreendedor que não deseje ser deixado para trás. Mais do que estar atento, é preciso investir de forma inteligente na tecnologia a fim de se manter atualizado, seguro e dentro da lei.

E aí, gostou de ler sobre as novidades tecnológicas que vêm por aí? Que tal se aprofundar mais um pouquinho e aprender sobre as tendências de mercado que vão agitar o marketing digital? Vamos lá!

Faça um comentário

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close