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Estratégias de marketing no Facebook que podem ajudar a sua empresa

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O Facebook comemora hoje 15 anos de existência na internet e, apesar de todos os escândalos do ano passado, ele continua sendo a rede social mais utilizada, com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Mas você sabe como tudo começou ou de onde surgiu a ideia desse canal?

Talvez você já tenha assistido ao filme ou lido o livro A Rede Social em que a história do Facebook é retratada. Se não, tudo bem, nós contamos um pouco dela aqui. Tudo começou no campus da Universidade de Harvard, onde os universitários Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz criaram uma rede social em que os colegas pudessem escolher os amigos mais atraentes.

Durante dois anos (2004/2005), o thefacebook, primeiro nome dado a rede social, que era restrito aos estudantes de Harvard. Somente em 2006 a plataforma foi liberada para que qualquer pessoa criasse um perfil e pudesse se conectar com seus amigos. De lá para cá muitas mudanças aconteceram e o Facebook passou a ser um canal para amigos, família e, claro, empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). Ou seja, é o canal ideal para você apresentar o seu negócio, visto que todo mundo está conectado por lá.

Que tal algumas dicas de marketing para aproveitar ao máximo os benefícios do Facebook e melhorar os resultados da sua página e, consequentemente, do seu negócio? Confira!

Estratégias de Marketing para o Facebook

Conheça os recursos

Todos os anos o Facebook apresenta novidades e melhorias, pois o objetivo da rede social é oferecer uma ótima experiência ao usuário. Além disso, a rede social também é utilizada para gerar oportunidades de negócios, por isso, ao criar uma página para o seu negócio, busque descobrir quais as ferramentas disponíveis e como elas podem contribuir para melhores resultados. Por exemplo, uma loja de roupas pode inserir quais são os horários de atendimento, o endereço da loja física e, se preferir, criar uma loja virtual integrada ou inserir um botão que direciona o consumidor diretamente para o ecommerce.

Estabeleça um diferencial

Prepare-se para encontrar concorrentes em todos os lugares, principalmente nas redes sociais. Por este motivo é fundamental criar uma identidade para o seu negócio e definir ações de marketing para se diferenciar da concorrência. Invista em conteúdo originais, em um bom design e uma forte divulgação de seus produtos e serviços. Vale ressaltar que um bom relacionamento com os clientes faz toda a diferença quando se trata de “derrubar” a concorrência.

Ofereça conteúdo relevante

Não saia postando qualquer coisa. Antes de publicar no Facebook e nas demais redes sociais, é muito importante criar uma estratégia com os responsáveis pelo marketing da empresa. Liste quais são os seus objetivos com a página, por exemplo, se é pra reforçar a presença da marca ou aumentar o número de vendas, selecione o público que quer atingir, defina os investimentos em anúncios e elabore um cronograma de publicações para seguir e manter a coisa organizada.

Ainda, é necessário que os seus conteúdos entreguem algum conteúdo relevante, algo que fará a diferença para o consumidor. Fale sobre os seus produtos ou serviços, mas também dê dicas. Use uma linguagem de acordo com o seu público-alvo para que o mesmo se identifique com sua marca. Torne-se o especialista da sua área, a empresa referência.

Busque se colocar no lugar dos clientes e imagine quais são as principais dúvidas ou as dores que o impedem que realizar a compra do seu produto ou serviço. Mas se você não sabe o que postar, realize enquetes e questione o que os usuários desejam ver ou saber. Verifique também o que outras empresas da mesma área têm publicado e o que tem dado certo para elas. Utilize essas informações apenas como referência, nada de copiar os concorrentes!

Frequência de conteúdo

O ideal é realizar postagens todos os dias. Para isso, tente seguir a regra 80-20, isto é, 80% de conteúdo relacionados a sua área de atuação e 20% sobre seus produtos e serviços. Se não for possível, tente realizar publicações 3 vezes na semana ou deixe as postagens agendadas, assim você não perde o ritmo do cronograma.

Interaja com os usuários

Nunca deixe os consumidores sem respostas. Seja elogios ou críticas, responda a todos os usuários de forma educada e respeitando as opiniões. Nunca exclua um comentário negativo, exclua somente comentários que desrespeitarem as regras de boas práticas e uso.

Estimule também o seu público a enviar comentários ou dúvidas, desta maneira você pode verificar quais são os pontos que merecem atenção e melhorias na empresa. Coloque-se a disposição para resolver questões mais urgentes (inclusive por telefone). Além de fidelizar quem já está na página, com certeza os clientes divulgarão para outros amigos e familiares também.

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