BlogFranquias

Como abrir uma franquia em Portugal? O que é necessário?

Avalie esse artigo

Nos últimos anos Portugal tem sido o principal destino dos brasileiros que buscam se aventurar em um novo país, recomeçar a vida em um local com mais segurança ou encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho. Hoje, os brasileiros formam a maior comunidade estrangeira no país, são 85 mil pessoas, o que equivale a 20,3% dos 421.711 imigrantes que vivem por lá.

E para quem avalia a possibilidade de se mudar, mas se sente inseguro em relação a emprego, as franquias podem ser a solução ideal. Durante a Expo Franchising ABF Rio 2018, a Associação Portuguesa de Franchising (APF), ressaltou que esse é o momento ideal para o brasileiro abrir uma franquia no país.

Isso porque Portugal promove incentivos ao empreendedorismo, os portugueses possuem poder de compra e são receptivos aos empreendedores brasileiros. Entretanto, o que é necessário para abrir uma franquia em Portugal? Quais são as exigências?

Para entender todos os detalhes, confira as informações que listamos abaixo ou assista ao vídeo do nosso canal sobre este mesmo assunto:

Como abrir uma franquia em Portugal?

Você pretende abrir uma franquia de Portugal ou levar uma marca brasileira para a região? Antes de investir é necessário levar em consideração alguns pontos importantes para não cair no erro:

  • Você conhece bem o tipo de negócio que está pensando em abrir?
  • Já possui um plano de negócios?
  • Quais os pontos positivos e negativos em relação ao negócio que você deseja abrir?
  • Qual o seu fôlego financeiro caso as coisas não saiam como o esperado?
  • A marca que você vai trabalhar é reconhecida?
  • Qual o apoio que você vai receber da empresa franqueadora?
  • Possui informações claras da lei que regula seu negócio?

Utilize essas perguntas para se orientar em relação ao investimento, responda a todas elas para que possa entender o seu perfil e verificar em qual modelo de negócio ele mais se encaixa. Além disso, elas podem te ajudar a não tomar uma decisão precipitada e que possa te levar ao arrependimento.

Para quem está indo morar em Portugal e deseja abrir um negócio na região, é necessário possuir o visto de empreendedor – D2! Esse visto tem como objetivo fornecer autorização de residência a estrangeiros que queiram constituir uma atividade empresarial no país.

É importante ressaltar que o processo do visto demora em torno de 90 dias e é preciso um investimento mínimo de até 5 mil euros.

Estude a cultural local antes de investir

Apesar de serem países parecidos em alguns aspectos, o Brasil e Portugal possuem suas diferenças em relação a cultura. E para que o seu negócio funcione na região é preciso levar em consideração esse aspecto. Afinal, seus clientes serão os portugueses e entendê-los é fundamental para que possa conquistá-los e potencializar seus resultados em vendas.

Por exemplo, os portugueses tem um processo de compra diferente dos brasileiros, eles preferem analisar e não comprar nada por impulso. Também adoram um bom café e bater papo com os amigos, então você pode optar por uma franquia de cafeteria ou até sorveteria, caso tenha interesse em outro segmento lembre-se de preparar um espaço para servir café e com algumas mesas e cadeiras para que eles possam se sentir confortáveis.

Busque por auxílio

Assim como no lance do cafezinho, em Portugal a legislação para abertura de um negócio, bem como os impostos e custos a serem pagos são diferentes do Brasil. Por este motivo, conte com o suporte de um contador para que sua empresa funcione de forma regularizada e dentro dos parâmetros exigidos no país.

Além disso, a era em que o contador auxiliava somente com a parte burocrática já passou. Hoje ele é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa ao criar diferenciais para superar a concorrência e atrair mais clientes.

Agora você já está preparado para abrir uma franquia em Portugal! Venha fazer parte do time da Echosis, entre em contato conosco e marque uma reunião com um dos nossos consultores e torne-se um franqueado!

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Deseja receber mais informações sobre a Franquia Echosis? Deixe seu contato