BlogMarketing Digital

Como os vídeos assumem a posição central na produção de conteúdo?

Qual critério você utiliza para determinar se um vídeo obteve sucesso ou não? É muito comum que “número de visualizações” seja a primeira resposta natural para essa pergunta. Porém, medir o sucesso da produção de conteúdo exige medidas mais complexas.

Mais importante do que um número alto de pessoas assistindo ao vídeo, é torná-las engajadas e clientes fiéis. Para isso, é preciso considerar três princípios fundamentais comumente conhecidos como “3 C’s”: conversas, conexões e conversões.

Ao longo do texto, vamos tratar individualmente de cada um desses aspectos, além de abordar o crescimento da produção de conteúdo em vídeo nas estratégias de marketing.

Usando a produção de conteúdo de vídeos para iniciar diálogos

Você não quer uma plateia silenciosa, que assiste ao seu vídeo e passa para o próximo. O ideal é que a audiência sinta-se motivada a interagir com o conteúdo, mas como fazer isso? O primeiro passo é uma descrição instigante.

A descrição do vídeo é importante, pois geralmente é o que faz a pessoa decidir apertar o play ou não. Tenha em mente que apenas as primeiras linhas da descrição são visíveis de primeira, por isso seja claro e vá direto ao assunto.

Apresente questões ao longo do vídeo que estimulem o espectador a deixar um comentário. Existem muitos tipos de perguntas que podem ser feitas, desde recomendações para o próximo conteúdo até pedidos por relatos e opiniões.

Lembre-se de evitar perguntas que tenham respostas simples e vazias, como “sim” ou “não”. O objetivo não é o comentário em si, mas que a pessoa reflita e consolide a relação com seu conteúdo. Lembre-se de que é importante ser ativo nos comentários, mostrando que você se importa com a opinião do público.

Criando conexões de longa duração

Após finalizar a produção do conteúdo e estimular a interação do público, é hora de transformar essa interação em uma conexão. Estimular, por exemplo, a assinatura de seu canal é uma maneira de fazer com que o público tenha rápido acesso aos conteúdos vindouros.

Para isso, a criatividade é bem-vinda. Muitos produtores de vídeo usam a tática de explicar a importância da assinatura do canal e pedir para que o espectador se inscreva. Por mais efetivo que seja, esse método pode se tornar um pouco repetitivo.

O youtube permite que sejam adicionados botões de cadastro rápido dentro do próprio vídeo, possibilitando que a audiência assine o canal a qualquer momento sem precisar parar de assistir ao conteúdo. Realize testes e observe a que tipo de chamada seu público responde melhor.

Convertendo espectadores em clientes

Muitas vezes a produção de conteúdo para vídeos é focada na construção de uma marca ou ideia. Isso não significa que não seja útil também converter a audiência em clientela. Para isso, você pode utilizar recursos que facilitem o direcionamento do público para o seu produto.

Uma tática utilizada em estratégias de marketing por vídeo é a inclusão de URLs encurtadas na descrição do conteúdo. Elas podem, por exemplo, ser contextualizadas com explicações sobre o produto. As URLs podem ser usadas também em respostas aos comentários.

Como vimos, algumas plataformas, como o Youtube, permitem que você utilize botões interativos em qualquer momento do vídeo. Esses botões podem levar o espectador diretamente ao seu site ou loja. É importante que o recurso seja adicionado no momento certo do conteúdo, quando há maior interesse do espectador.

A produção de conteúdo em vídeo tem se tornado peça central nas estratégias de marketing digital. Isso se dá em grande parte pela tendência de aumento do uso de dispositivos móveis, que são amigáveis com esse tipo de material. Além disso, números mostram que a taxa de conversão e de interação é maior em conteúdos que contenham vídeos.

Já pensou em adotar essa estratégia? Pode parecer trabalhoso à primeira vista, mas os resultados são compensatórios. O segredo é não se intimidar com as novidades e buscar o melhor para o seu negócio!

E aí, ficou clara a maneira como os vídeos vêm assumindo o protagonismo na produção de conteúdo? Não perca tempo! Saiba mais sobre vídeo marketing!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo