BlogMarketing Digital

Youtube: vídeos curtos ou longos? Qual a melhor estratégia?

Uma parte considerável do conteúdo consumido hoje online é em formato de vídeo. Já faz um bom tempo que o YouTube é o maior gigante nesse ramo, permitindo que seus usuários publiquem vídeos gratuitamente e até oferecendo opções de monetização. Hoje eles são uma excelente opção para desenvolver estratégias de marketing.
Um dos principais motivos para esse sucesso é o crescimento dos vídeos curtos, chamados de “shorts”. Por servem fáceis de gravar e de assistir, muitas pessoas e empresas começaram a usar esse novo formato de conteúdo. Algo que abriu várias estratégias de marketing.
Acompanhe e entenda melhor como aplicar estratégias com vídeos curtos ou longos.

Por que vídeos são tão importantes em sua estratégia de marketing?

Como mencionamos, uma parte considerável do conteúdo online consumido hoje vem na forma de vídeos, sejam eles transmissões ao vivo, vídeos gravados comuns, shorts ou GIFs. E graças ao YouTube, esse é um ambiente mais acessível para pequenos produtores de conteúdo.
Se você quer alcançar um público maior de maneira eficiente, o uso de conteúdo em vídeo é um ótimo caminho. Além de poder desenvolver os próprios vídeos com material de divulgação, você também pode usar conteúdos patrocinados de produtores de conteúdo para alcançar uma audiência maior de forma direta.

Quais são as vantagens dos vídeos curtos?

Muitas empresas ainda têm resistência em usar vídeos curtos como parte de suas estratégias de marketing. Saiba que ele traz algumas vantagens importantes.

Abordar um assunto de forma direta

Vídeos curtos não deixam muito espaço para adicionar detalhes ou fazer tangentes. Pode parecer algo negativo a princípio, mas também pode funcionar como uma vantagem. A limitação de tempo significa que você precisa ir direto ao ponto, apresentando o conteúdo que mais chama a atenção do público em poucos segundos.

Menos formalidade

Outra liberdade que você tem ao usar vídeos curtos em suas estratégias de marketing é poder falar com menos formalidade. Com menos tempo, você tem espaço para usar termos informais ou mesmo gírias, dependendo da identidade do seu negócio.

Alto engajamento com a geração Z

O principal público para vídeos curtos hoje é a geração Z, que está entrando no mercado de trabalho. Se o seu produto ou serviço é voltado para um público mais jovem, então usar este tipo de mídia é a melhor forma de obter o engajamento que você precisa.

E dos vídeos longos?

É importante diversificar seus formatos para alcançar um público mais amplo e para nutrir seus leads em diferentes estágios da jornada de compra. Vídeos longos, em particular, têm duas vantagens importantes.

Incluir temas mais complexos

Alguns tópicos não podem ser resumidos em um vídeo de menos de um minuto. Nesses casos, vale mais a pena ter um conteúdo bem elaborado e esclarecido. Você pode até usar os curtos para direcionar o público para um vídeo longo.

Nutrição mais aprofundada de leads

Outro ponto importante é a nutrição de leads, oferecer informação relevante para que eles possam tomar uma decisão de compra. Um vídeo mais longo pode ser bem efetivo para os potenciais clientes que já estão interessados.

Se você que ajuda para incluir vídeos curtos e longos em suas estratégias, entre em contato com a Echosis e conte conosco!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo