BlogMarketing Digital

Como seria o mundo sem redes sociais, já imaginou? Confira o que separamos para você!

A internet já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas, sem contar os usuários duplicados e fakes. As redes sociais são as principais responsáveis por isso, já que atraem a maior parte dos usuários. Isso nos leva a pensar: como seria o mundo se essas redes não existissem?

Essa é uma daquelas perguntas hipotéticas sem uma resposta definida. Não é possível voltar no tempo e sabotar as redes sociais apenas para ver como seria o resultado (pelo menos não ainda).

Sendo assim, vamos fazer o que podemos: mergulhar na questão e imaginar como seria o presente se as redes sociais não tivessem aparecido. Acompanhe a leitura e veja!

Como definimos “rede social”?

Essa é uma pergunta muito importante, tanto quanto a primeira que fizemos neste post. Lembre-se de que existe muito mais na internet além de Facebook, Twitter e LinkedIn. Por isso, quando nos referirmos a uma rede social qualquer, ela deve preencher os seguintes requisitos:

  • estar na internet (óbvio);
  • deve permitir a comunicação fácil entre os usuários;
  • não pode exigir muito domínio de ferramentas;
  • deve possuir compartilhamento de dados.

Seguindo essa pequena lista à risca, podemos excluir como redes sociais os blogs, por exemplo, que exigem algum domínio da plataforma para seu máximo aproveitamento. Já o YouTube, por outro lado, conta, pois não é necessário nenhum domínio para acessar os vídeos.

A primeira coisa que se pensa quando se fala em redes sociais é, provavelmente, a parte mais humana da coisa. Cada pessoa compartilhando suas informações, fotos, vídeos de gatinhos, etc. Mas o que mudaria nesse quesito?

Maior custo de comunicação

Um dos principais motivos para as redes sociais serem populares em todas as idades é que elas são formas de comunicação muito baratas. O custo da internet nos dias de hoje é bem menor que o de telefone (em parte por causa das redes, mas isso é tópico pra outra discussão).

Por isso, tantas pessoas dão prioridade ao Facebook e ao WhatsApp no lugar de uma ligação telefônica. Sem redes, não teríamos essa via de comunicação rápida e barata.

A TV ainda dominaria as mídias

redes sociais

Você se lembra de como a televisão era um dos meios de comunicação mais relevantes de todo o mundo, como ela regulava as rotinas e ditava os assuntos da moda?

Essa bandeira foi passada para a internet com o advento das redes sociais, já que elas possuem um alcance maior. Mas se ainda não houvesse as mídias do jeito que conhecemos, a TV apenas continuaria com o seu domínio quase intocado.

Blogs seriam mais relevantes

Como já mencionamos, blogs não contam como redes sociais, certo? Isso significa que, sem muitas opções para compartilhar a própria vida, cada pessoa na internet poderia ter um blog que cumprisse esta função.

Seria uma forma mais lenta de comunicação, mas pela falta de opções nas redes sociais, ganharia muito mais destaque do que em nossa atual linha do tempo.

Consequências nos negócios

Qualquer pessoa hoje em dia sabe que as redes sociais são responsáveis pela maior parte do tráfego na internet. E muitas empresas também notaram isso, criando seus anúncios nas redes sociais.

Estar presente neste meio é vital para melhorar o posicionamento de qualquer companhia em relação ao seu público. Considerando isso, você já deve imaginar os pontos abaixo.

Menor alcance das marcas das redes sociais

Sem o grande tráfego de pessoas na internet, o alcance de marcas e empresas seria bem menor se comparado ao de hoje. Pense: quantas coisas você já comprou logo depois de ver uma postagem em uma de suas linhas do tempo? Não só coisas materiais, mas também clicks, que valem algum dinheiro. Se você fosse divulgar seus produtos sem a ajuda das redes sociais, provavelmente teria o triplo do trabalho para conseguir o mesmo alcance, sem contar que o custo também seria bem maior.

Mais dificuldade para recolher feedback dos clientes

Outra função desse espaço é a comunicação entre empresa e público. Essa troca de dados se tornou muito importante, já que os clientes agora possuem uma voz mais ativa com relação à qualidade do serviço. Empresas grandes vão à falência quando lhes falta esse tipo de informação, por exemplo.

Depois disso, você já deve ter notado como as redes sociais são relevantes para os seus negócios. Quer se informar melhor sobre o tema e ver como é possível alavancar as vendas e elevar o nível de sua empresa? Então entre em contato com a Echosis e veja como ter maior sucesso usando as redes sociais!

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas