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Facebook, Instagram e WhatsApp lançam novidades com foco em vendas

A internet não mudou somente a nossa comunicação, mas também o modo como vendemos e compramos. Na web a variedade de produtos é maior, temos mais eficiência e, também, preços reduzidos. Para deixar o que estava fácil ainda mais, diversas marcas começaram a utilizar as redes sociais como meio de divulgação e também de vendas.

Em razão disso, plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp tem lançado todos os anos novos recursos que facilitem a experiência do consumidor e que também ajudem as empresas a comercializar seus produtos através delas. A boa notícia é que ao longo de 2019 essas três redes sociais lançaram ótimas novidades que podem impulsionar as vendas da sua empresa. Vamos conferir quais são elas?

Crie um catálogo para seus produtos no WhatsApp Business

O aplicativo de mensagens tem uma versão disponível para quem possui o próprio negócio. O WhatsApp Business chegou ao Brasil no começo de 2018 e é repleto de funções que facilitam a comunicação entre empresas e clientes. Nessa versão as empresas podem criar perfis comerciais e inserir informações úteis, como endereço, descrição da empresa e o site.

No entanto, a novidade é que a partir de agora as empresas podem criar catálogos de seus produtos diretamente no aplicativo. Assim, caso um usuário questione quais são os produtos que a sua empresa vende ou quais são os valores, basta abrir o catálogo e enviar algumas opções para ele.

Para criar o seu, vá até as configurações, em seguida acesse configurações do negócio e lá estará a opção catálogo. Ao clicar na opção “adicionar produto ou serviço”, você será encaminhado para uma nova aba com alguns campos para incluir o nome, a descrição, o preço e a foto do produto. Esse recurso já está disponível para Android e iOS e pode ser utilizado por empresas de todos os portes.

Notifique os usuários sobre seus novos produtos

Não é de hoje que o Instagram tem investido em recursos de compras para ajudar os consumidores a encontrarem o que desejam. Após criar a função Shopping, onde as empresas podem “etiquetar” seus produtos e redirecionar os usuários para a loja virtual, agora o Instagram irá permitir que as marcas enviem notificações sobre novos produtos disponíveis ou para promoções especiais.

Essa novidade vai funcionar como o adesivo de contagem regressiva. Porém, ao invés de criar um cronometro para a data limite, esse recurso vai redirecionar os usuários para a página de descrição do produto, onde há informações sobre o valor e horário de lançamento. Ao ativar o lembrete, o consumidor será lembrado 15 minutos antes do produto ser liberado pela compra, por meio de uma notificação no celular.

Por enquanto essa opção ainda está sendo testada em parceria com mais de 20 marcas dos Estados Unidos, como Adidas, Levi’s, Huda Beauty, MAC, H&M e outras. No entanto, o adesivo não será exclusivo para marcas. Perfis de pessoas públicas em campanhas de atividades pessoais ou em mobilizações que envolvem as pessoas na web também terão acesso ao recurso de notificação.

Além disso, em março desse ano, a empresa anunciou que estava testando a função Checkout que permite iniciar e concluir uma compra dentro do aplicativo. Isso mesmo, sem a necessidade de ser encaminhado para a loja virtual. Porém, no momento, ela só está disponível na versão beta fechada para empresas e disponível para pessoas nos EUA.

Receba seus pagamentos pelo Facebook Pay

Por fim, mas não menos importante, foi lançado essa semana Facebook Pay, sistema que promete facilitar o envio e recebimento de pagamentos em todas as redes sociais e aplicativos da empresa, como WhatsApp, Instagram, Messenger e, claro, Facebook. A novidade que está disponível nos Estados Unidos — por enquanto — poderá ser utilizada durante a compra de jogos, ingressos, arrecadação de fundos (as vaquinhas virtuais) e envio de dinheiro para amigos.

A ferramenta aceita a maioria dos principais cartões de crédito e débito, assim como o PayPal. E as transações são realizadas em parceria com grandes empresas de pagamentos online, a exemplo do próprio PayPal. Infelizmente ainda não há previsão da chegada do Facebook Pay aqui no Brasil, mas com certeza logo logo vai estar disponível para que a gente possa explorar uma nova forma de pagamento.

Bom, sabemos que duas dessas novidades ainda não estão disponíveis por aqui. Mas é sempre bom ficar de olho para começar a planejar as próximas ações da sua empresa e saber como tirar o melhor proveito desses recursos, certo?

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