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O que é marketing de geolocalização e como usar na minha empresa

Com a tecnologia digital, o trabalho de marketing passou por uma transformação profunda. Não só há muito mais informação sobre o público geral como esses consumidores estão sempre próximos das empresas. E não há melhor exemplo disso hoje do que o marketing de geolocalização.
Acompanhe e entenda melhor essa estratégia e como ela é implementada.

O que é marketing de geolocalização?

Também chamado de geomarketing, essa é uma estratégia de divulgação focada em pontos geográficos específicos. Ou seja, seus anúncios são baseados na localidade específica em que o cliente se encontra.
É diferente de direcionar seus anúncios para uma região específica, por exemplo. A ideia aqui é identificar onde o cliente está e entregar o anúncio certo, no momento certo, na localização certa.
Veja aqui algumas empresas que já usam essa estratégia.

Outback

Quando um cliente está próximo de uma unidade do Outback, ele pode ser direcionado mais facilmente para esses restaurantes, especialmente em horário de almoço ou jantar.

Coca-cola

Através do marketing de geolocalização, a empresa identifica as áreas com maior demanda de bebidas e reforça sua presença nelas.

Starbucks

A empresa envia cupons de desconto, anúncios e outros benefícios para clientes que estão mais próximos, criando um atrativo e ajudando a criar o hábito de visitar sua loja.

Quais ferramentas ajudam no marketing de geolocalização?

Essa estratégia possui vários benefícios para seu negócio, desde que você saiba como implementá-la. Confira aqui algumas delas e como funcionam.

Check-in

Fazer check-in em redes sociais é marcar a sua localização em determinado momento. Em negócios que oferecem wifi gratuito aos clientes, é bem comum solicitar que façam um check-in para terem acesso. Isso impulsiona sua presença nas redes sociais de forma mais orgânica e eficiente.

Geotargeting

Essa é uma forma de segmentar seu público através do marketing de geolocalização. Aqui, você cria anúncios e promoções voltados para localizações e zonas específicas, tendo em mente áreas com maior potencial de trazer clientes. Pode incluir desde a área onde trabalham até locais mais visitados recentemente.

Geotagging

Similar ao check-in, mas a localização é adicionada à própria postagem. Alguém pode marcar, por exemplo, a localização de um restaurante que está visitando no momento. Assim, quem olhar a publicação também encontra facilmente o seu estabelecimento.

Geofencing

Uma versão mais avançada do geotargeting, o geofencing envolve criar “cercados” em localizações bem específicas, onde ocorrem ações programadas assim que um potencial cliente entra nelas. Por exemplo, você pode disparar um anúncio para sua loja física sempre que alguém entra em sua rua ou numa vizinhança.

Beacons

Traduzido como “faróis”, são ferramentas que enviam um sinal de Bluetooth de baixa energia para detectar aparelhos próximos, como tablets e smartphones. Assim que encontra uma conexão, ele pode executar uma ação direta, enviando detalhes sobre o produto, por exemplo.

O marketing de geolocalização é uma estratégia bastante eficaz para quem possui um negócio físico e quer atrair mais clientes. Se souber como usá-lo, pode trazer um aumento considerável na sua atração e fidelização de clientes.

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