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Marketing para franquias: O guia básico para divulgar sua franquia

A qualidade do serviço de uma franquia é um dos principais fatores para determinar o sucesso da empresa. Mas existe um segundo elemento que é quase tão importante quanto: a forma como você divulga seu produto. Afinal, isso pode determinar se o seu negócio terá muitos ou poucos clientes. Pensar em um marketing para franquias eficiente é fundamental se você pretende estar à frente da concorrência.

Claro, essa não é uma tarefa tão simples. Como em qualquer outro setor, a propaganda demanda estudo e dedicação. Se você está em dúvida sobre como implementar estratégias de marketing e não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, acompanhe estes 5 pontos básicos:

Como avaliar o seu público e ter resultado em marketing para franquias

O marketing para franquias lida com um público específico, que representa a maioria das pessoas que buscam sua marca. Conhecer esse público é a primeira atitude que você deve tomar, isso sempre antes de investir em alguma campanha específica. São várias informações importantes que precisam ser coletadas, como:

  • perfil geográfico;
  • idade média;
  • classe econômica / renda familiar;
  • meios de comunicação mais usados.

Esses dados servirão de base para todos os próximos passos. Reúna tantos quanto puder e filtre aqueles que são mais relevantes para os seus negócios. Use ferramentas e faça pesquisas de opinião sempre que possível.

Criar uma meta para iniciar seu marketing para franquias

Com os dados reunidos, seu próximo passo para melhorar seu marketing para franquias é ter metas bem estabelecidas. Se você não puder quantificar alguma mudança, não terá como trabalhar em cima dela.

Crie uma meta bem objetiva para seus negócios, como aumentar o número de clientes, reduzir os custos operacionais ou aumentar o ticket médio.

Lembre-se de que todas essas metas devem cumprir a seguinte lista de requisitos:

  • ser possíveis;
  • ter um prazo determinado;
  • tornar-se quantificáveis;
  • apresentar-se relevantes para a empresa.

Montar um plano

Com o objetivo do seu marketing para franquias bem definido, você deve traçar um plano de ação. Ou melhor, um plano de ações. Uma campanha de marketing envolve uma série de procedimentos, como divulgações e conteúdos sendo veiculados para o seu público. Cada passo desse processo cumpre algum fator que servirá para alcançar a meta ao final da campanha.

Calcular os custos e a rentabilidade

Além dos números dos clientes, o marketing para franquias também deve trabalhar com os números da empresa. Se os dados indicam que seus clientes assistem muita TV, colocar uma propaganda na televisão pode ser o mais adequado. Porém, divulgar nesse meio envolve um custo bem alto, especialmente no horário nobre. Talvez a relação custo-benefício não seja tão boa.

De forma geral, a internet é o meio mais barato para promover qualquer marca. Os gastos com produção de conteúdo são bem baixos e muitas ferramentas são gratuitas. Por isso, o marketing digital, em especial marketing de conteúdo e redes sociais, tem ganhado tanto destaque nos últimos anos. Considerando que a internet é hoje um dos principais meios de comunicação do mundo, ele também é um dos melhores espaços para alcançar o maior público possível.

Para acelerar tudo, busque uma empresa especializada

Um profissional especializado tem chances bem melhores de aumentar a rentabilidade em todas as ações. Afinal, é preciso empreender o marketing para franquias determinando o melhor meio de divulgação e fazendo com que cada centavo investido seja aproveitado. E essa é uma tarefa mais complexa do que aparenta.

Você provavelmente prefere se concentrar em melhorar a qualidade da sua franquia em vez de administrar uma campanha de marketing. Então, por que não contar com a ajuda de um profissional no ramo? Com a assistência da Echosis, você poderá ter o melhor proveito de todo o seu investimento em divulgação.

Agora que entende um pouco melhor como funciona o marketing para franquias, é hora de aumentar o alcance da sua marca. Tem mais alguma dúvida ou quer conversar com um especialista? Então entre em contato com a Echosis e descubra exatamente o que precisa saber.

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Um comentários

  1. Trabalho como consultor, especialmente de SEO, e vejo muito duas coisas: franquias que se preocupam demais com o marketing digital, para marcar presença na internet, e acabam tratando o atendimento real como sendo outra realidade, frustando muitas vezes a experiência do cliente. O outro são as franquias que vão no caminho contrário, tendo um bom serviço mas negligenciando notavelmente o marketing digital, pensando que é “só redes sociais” ou coisa do gênero. Oportunidades como as buscas do Google, o SEO local, o remarketing do tráfego são coisas que podem gerar resultados muito mais significativos! Continuem com o bom trabalho!
    Também é incrível como o franqueador não vê o franqueado como um parceiro, assim é gerada uma relação mais de “imposição” e poder, com críticas e cobranças, do que cooperação para o sucesso da franquia.

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