BlogMarketing Digital

Initiative Q é a nova febre nas redes sociais, você já conhece?

Avalie esse artigo

Nas últimas semanas, muitas pessoas começaram a receber convites através das redes sociais (Facebook e WhatsApp)  sobre a Initiative Q  com uma proposta tentadora: ganhar dinheiro com a Q,  nova “criptomoeda” supostamente desenvolvida por um antigo membro do PayPal e que se compara a Bitcoin.

Mesmo sem um lançamento oficial – ainda – a empresa anunciou que mais de 2 milhões de pessoas de mais de 180 países já se inscreveram para usar a rede assim que começar a operar. Apesar de muitos sites de notícias afirmarem que a Moeda Q era o “próximo bitcoin”, o sistema da Initiative Q esclareceu que não se trata de uma nova criptomoeda ou blockchain, e sim uma nova forma de pagamento para o futuro.

Muitos tem aderido a ideia por se tratar de “dinheiro fácil”, uma oportunidade única e limitada. O senso de urgência criado pelo marketing (tudo que existe até agora) da Initiative Q é poderoso. As mensagens promovem:

  • Promessa de ganhos sem muito esforço, basta se cadastrar e convidar amigos
  • O sentimento de urgência: quanto antes se cadastrar, maior será o rendimento
  • O senso de oportunidade pela possibilidade de a moeda Q se tornar tão valorizada quanto o Bitcoin;
  • O uso indireto do nome do PayPal para dar mais credibilidade à iniciativa.

O que é a Initiative Q?

Definida como a rede de pagamentos do amanhã, a ideia da Initiative Q foi constituída a partir de um dos princípios que ajudaram a impulsionar as criptomoedas, que é desenvolver uma moeda digital, usada no mundo todo, descartando o uso de dinheiro em papel ou cartões. Mas como isso é possível?

Segundo a Initiative Q, o uso de tecnologias para pagamentos existem há um bom tempo, porém, para que fiquem disponíveis ao público é preciso que o seu uso seja massivo. A proposta é transformar esse cenário com a distribuição de recursos gratuitos aos primeiros usuários que fizerem o cadastro.

Como funciona?

Para participar é necessário receber um convite. No site eles dão duas opções para conseguir um:

Segundo eles, esse é o único critério para participar, você não precisa pagar nada nem fornecer dados importantes, apenas nome e e-mail. Uma vez cadastrado, você pode enviar convite para outras pessoas, mas eles são limitados para evitar concentração de recompensas.

É um sistema de pirâmide?

Algumas táticas utilizadas pela Initiative Q lembram o sistema de pirâmide. Como, por exemplo, apenas os membros da rede podem convidar mais pessoas e os convites disponibilizados para cada membro são limitados.  Associar esse aspecto com a redução progressiva da recompensa à medida que os cadastros aumentam, cria um aspecto de urgência que remete as pirâmides financeiras.

Apesar disso, não dá para classificar essa tendência como uma pirâmide. Não no atual estágio, pelo menos. Pirâmides costumam usar dinheiro dos novos membros para repassar aos que estão em camadas superiores, algo que não existe no Initiative Q.

Quais os riscos?

Nós estamos na era em que dados valem ouro, portanto, mesmo que seja necessário fornecer apenas nome e e-mail, eles estão formando uma gigantesca lista de leads.  No futuro, podem utilizar essa base para tentar vender algo, ou pior:  fazer o chamado “password spray”. Uma técnica de tentar descobrir senhas em diferentes exchanges. Um risco enorme para quem fornece o e-mail que utiliza normalmente.

Para resumir, é como diz o velho ditado: “De graça, nem injeção na testa”, portanto, desconfie. Se recebeu o convite e quer tentar a sorte, crie uma nova conta de e-mail apenas para usar nesse cadastro.

Obs: Não existem informações técnicas sobre como será o funcionamento das Q’s. A previsão é para iniciar o desenvolvimento em 2019 e circular a moeda em até 2 anos.

E aí, você já conhecia a Initiative Q? Conte-nos o que acha dessa ideia.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *