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Gestão de redes sociais: As 7 perguntas mais comuns sobre esse tema

Quem tem uma empresa sabe quanto é importante estar presente nas redes sociais. É o local perfeito para alcançar um público mais amplo. Mas nem todos sabem como fazer uma boa gestão de redes sociais. Não é um problema ter dúvidas, mas entender como tudo funciona é o primeiro passo para começar.

O investimento em redes sociais leva tempo e requer um certo nível de especialização. Veja aqui 7 dúvidas comuns sobre gestão de redes sociais e como você pode saná-las:

As perguntas mais comuns sobre gestão de redes sociais:

1. Em quais redes sociais devo estar presente?

Este é uma questão válida para muitas marcas, já que nem todas as redes sociais são adequadas para todo tipo de conteúdo. Algumas, como o LinkedIn, são de caráter mais sério, com um público mais engajado e profissional. Já o Twitter e o Instagram, por exemplo, são mais populares entre adolescentes.

Antes de começar sua gestão de redes sociais, tenha em mente qual tipo de impacto você deseja causar e onde.

Se você produz conteúdos para um nicho específico, veja em qual das redes sociais ele é mais numeroso e foque lá primeiro. É possível estar presente em mais de uma, mas o ideal é começar com apenas uma de cada vez. Diferentes redes seguem diferentes regras e dinâmicas, que precisam ser estudadas quase individualmente.

2. O que é melhor postar?

Escolher o que deve ser divulgado é um passo fundamental na gestão de redes sociais. Além de considerar o tipo de público a ser impactado, é necessário verificar quais são as especificidades da rede em questão. É difícil dizer exatamente o que seria ideal sem uma análise de caso mais profunda, mas existem alguns formatos mais indicados para qualquer contexto:

  • Material compartilhável e divertido (gifs, imagens, vídeos);
  • Conteúdo promocional (descontos, campanhas, promoções);
  • Novidades sobre sua página/serviço/produto (novo item no estoque, pré-compras, cupons, eventos);
  • Datas comemorativas (dia da mulher, independência, dia dos pais);
  • Institucionais (fim de ano, meta atingida no número de clientes).

A frequência também é relevante. O tempo ideal e número de postagens diárias é específico para cada rede. Mas tente fazer ao menos 3 a 4 postagens diárias.

3. Como devo interagir?

A opinião do público é e sempre será seu maior recurso. Ignorar ou desconsiderar qualquer comentário ou avaliação a seu respeito é um erro considerável. Ao criar sua página, você já deve considerar a comunicação com os clientes como parte integrante da gestão de redes sociais.

A forma como você se dirige ao seu público pode variar de acordo com a imagem que você deseja transmitir. Mais formal ou mais descontraído. O mais importante é não ignorar quando os clientes entrarem em contato.

4. Por que devo contratar uma agência se eu mesmo faço?

Se você já estava se fazendo qualquer uma destas perguntas, uma agência de marketing já será mais do que útil para você.

Ao delegar esta função, você poderá focar no core business da sua empresa, além de deixar a gestão de redes socais nas mãos de uma equipe melhor capacitada.

Logo você verá como isso aumenta a eficiência das suas campanhas.

5. Como avaliar o resultado?

O passo fundamental para analisar o desempenho das suas redes sociais é encontrar os seus indicadores de performance, ou KPIs. Coisas como o número de leads, taxa de conversão, número de seguidores, engajamento do público, alcance médio, entre outras variáveis, podem determinar se uma ação de marketing teve ou não sucesso.

Os indicadores a serem escolhidos variam de acordo com o propósito da sua empresa. Produtores de conteúdo precisam de mais seguidores e de alta taxa de visualização. Vendedores precisam de maior taxa de conversão.

6. Com que frequência devo postar?

Essa é uma dúvida que geralmente surgem entre aqueles que fazem publicações a todo momento e aqueles que postam uma vez sim e outra não, mas em ambos os casos não existe um resultado real. O ideal é desenvolver um calendário de postagens para manter um equilíbrio e assim fornecer bons materiais (em uma quantidade adequada) para aqueles que acompanham as suas páginas.

Além disso, uma boa dica é realizar a regra: 3-3-3, isto é, publicar o mesmo conteúdo três vezes, mas em três dias diferentes e em três horários diferentes.

Desta maneira você pode reaproveitar um mesmo conteúdo e descobrir algumas métricas como: melhor horário para postar, a idade dos usuários que se envolveram com a publicação e qual tipo de linguagem faz mais “sucesso”.

7. Posso utilizar uma ferramenta para programar as postagens?

A resposta para essa pergunta é: depende. Ter uma ferramenta para programar as postagens da sua empresa nas redes sociais não é algo obrigatório, no entanto, é algo que irá facilitar o seu trabalho – principalmente quando aumentar a frequência de posts.

Existem algumas ferramentas no mercado que basicamente oferecem o agendamento de postagens para o Facebook, porém, a própria rede social já oferece esse recurso sem cobrar nenhum valor a mais. Por isso, ao decidir utilizar uma ferramenta, busque por uma que seja completa, como a Buffer, a Postcron ou a MLabs.

Ainda tem mais dúvidas sobre como fazer sua gestão de redes sociais? Então entre em contato com a Echosis, converse com nossos especialistas e veja como nossa agência pode ter ajudar a alcançar o máximo do seu potencial.

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