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Franquia e filial: entenda a diferença destes modelos de negócio

Investir em um negócio do zero é um grande desafio e um grande risco. Mesmo um profissional experiente ainda pode ter dificuldades para administrar um negócio e fazê-lo sobreviver por mais do que um ano. Por isso que cada vez mais empreendedores buscam alternativas, como uma franquia ou filial de uma marca já conhecida.
Esses dois termos são bastante usados em conjunto, mas representam modelos de negócio diferentes. Entender quais são suas principais características, assim como seus prós e contras, é fundamental para decidir como você pretende investir em seu empreendimento.
Acompanhe e entenda melhor as diferenças entre franquia e filial.

O que é uma filial?

Uma filial é quando um empreendedor escolhe abrir uma unidade de uma marca pertencente a uma empresa já estabelecida. Por exemplo, você pode abrir uma loja e vende os produtos da empresa matriz nela, servindo apenas como ponto de contato entre o público e seus clientes.

Vantagens

De modo geral, esse investimento pode ser bem efetivo, pois você começa com uma marca já estabelecida no mercado, o que é o suficiente para atrair alguns clientes. Também tem a vantagem de que qualquer expansão ou novos produtos são responsabilidade da empresa matriz, não da gestão da filial. Seu trabalho é apenas oferecer os produtos e serviços em seu estabelecimento.

Desvantagens

Por outro lado, os riscos envolvidos em abrir uma filial são quase todos os mesmos de uma empresa mais tradicional. Primeiro, existe a chance de o negócio não vingar, já que não tem acesso à mesma infraestrutura da matriz. O investimento inicial e custos com manutenção também são consideráveis. Juridicamente, a filial também é propriedade da empresa principal, havendo menos autonomia.

O que é uma franquia?

A franquia é uma das melhores formas alternativas de empreender atualmente. Assim como na filial, você investe em uma marca já estabelecida. Porém, aqui você adquire o direito de usar seus produtos, processos e imagem, conseguindo um grau maior de autonomia. Você investe na marca e estabelece seu ponto comercial, pagando royalties regulares à franqueadora.

Vantagens

Um ponto forte a favor das franquias é que elas possuem um custo inicial menor se comparado a outros negócios. Isso por que, além do apoio e orientação oferecidos pela franqueadora, também há menos obrigações jurídicas no estabelecimento da marca.
O risco assumido também é menor, especialmente se a franqueadora faz uma análise de viabilidade antes de assinar o contrato de franquia. Combine isso à maior facilidade de gestão, com todas as ferramentas e processos já estabelecidos, e você tem uma alta chance de retorno para o seu investimento.

Desvantagens

Como mencionamos, a franquia envolve o pagamento de royalties para a franqueadora, que deve ser feito regularmente. Seja ele proporcional ao lucro obtido ou um valor fixado. Algo que pode ser mitigado, já que você tem maior autonomia sobre os lucros da sua unidade.
Também há sempre as exigências externas da franqueadora, seja na apresentação, atendimento ou qualidade do serviço. Afinal, os resultados do seu trabalho afetam a reputação da marca como um todo.

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