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Afinal, quanto do meu orçamento devo investir em marketing?

Saber como reservar a fração certa do orçamento para investir em marketing digital costuma ser o objetivo primário de quem passa a conhecer os benefícios da estratégia. No entanto, como não existe um valor absoluto para aplicação, ou seja, o orçamento varia de uma empresa para outra, são recorrentes as dúvidas em relação à quantia adequada.

Isso acontece porque as metas de uma companhia cuja marca está bem consolidada no mercado são diferentes das que norteiam empresas pouco conhecidas ou novatas, bem como os recursos financeiros à disposição. Você consegue perceber como essas pequenas variáveis já denotam o quão relativo é o orçamento?

Com intuito de ajudar a resolver essa questão sem comprometer as finanças, neste artigo abordaremos os principais fatores que devem servir de base no cálculo orçamentário. Acompanhe!

Quais são os objetivos do negócio?

Antes de definir o quanto deve investir em marketing, é importante que se saiba aonde quer chegar num determinado espaço de tempo – fazendo projeções dentro da realidade, evidentemente. Por exemplo, se atualmente o negócio obtém receitas anuais em torno de R$80 mil, dobrar os ganhos nos próximos 12 meses seria uma boa meta inicial. As metas podem envolver também:

  • aumento de valor e percepção da marca;
  • captação de leads;
  • geração de tráfego no site;
  • crescimento das vendas etc.

Outra questão que influencia nesse cálculo é o status da marca no mercado. Quanto mais conhecida ela for, menos esforços financeiros serão necessários para aumentar a visibilidade. Em casos opostos, quando a empresa não tem muita popularidade, é interessante pensar num orçamento maior, pois os investimentos em marketing digital são diretamente proporcionais aos resultados obtidos.

Como o valor influencia nos resultados?

Vale destacar, em relação às metas, que todas elas estão, de certa maneira, interligadas. Por exemplo, se o foco é aumentar as vendas, é necessário fazer com que cresça o número de leads, o que remete ao crescimento do tráfego no site. Esse crescimento, por sua vez, demanda mais presença online nos canais usados pelo seu público-alvo, como Google e mídias sociais.

Retomando o objetivo de dobrar a receita anual, imaginemos que, após diversas análises, a empresa chegue à conclusão de que metade dos leads costuma fechar negócio, sendo que cada um desses gera, em média, R$800,00 anualmente – ou seja, a meta é encerrar o período tendo, pelo menos, 200 clientes.

A partir desses dados, presume-se que a quantidade de leads tenha que, no mínimo, dobrar. Para chegar a esse índice é preciso que o tráfego seja significativamente aumentado. Eis que chegamos ao ponto: se a média mensal é de 1000 visitas sem investimento em marketing, o número pode duplicar com um orçamento mensal de R$500,00.

Estimando-se que a empresa tenha que investir R$1000,00 por mês para atingir o seu objetivo (receita de R$160 mil em 12 meses), ela pode aumentar os lucros no período à medida que amplia o investimento.

Mensurando os resultados

Felizmente, atualmente existe uma série de ferramentas especialmente desenvolvidas para mensurar o desempenho da empresa na Internet. A principal delas é o Google Analytics, que tem por objetivo coletar dados referentes ao tráfego do site (visitantes, origem do tráfego, ações do usuário etc.) e apresentá-los em relatórios bem detalhados, permitindo que a estratégia seja otimizada com base nas informações.

Quanto a sua empresa deve investir em marketing?

Para definir o orçamento de marketing, é fundamental que, além dos fatores mencionados até aqui, a empresa considere a rentabilidade de cada produto e os recursos financeiros disponíveis. Mas quanto do faturamento deve ser investido? Recomendamos entre 6% e 20%, variando conforme os seus objetivos.

Contudo, tão importante quanto saber o valor a se investir em marketing digital é fazer com que as estratégias tragam o retorno esperado, isto é, tornar rentável cada ação que sua empresa realizar na internet. Para isso, é imprescindível contar com uma agência especializada e experiente no mercado.

Com 8 anos de atuação no mercado, sendo 6 deles com ênfase em marketing digital e soluções digitais, a Echosis coloca à sua disposição uma equipe altamente qualificada, pronta para ajudar o seu negócio a crescer na web. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

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