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Áudio marketing: o que é isso e como usar no digital?

O rádio foi por muito tempo o principal meio de comunicação em massa no planeta. A relação interpessoal trazida pela comunicação oral — em vez de escrita — atraiu rapidamente anunciantes ávidos para falar à audiência os motivos para consumir seus produtos e serviços.

Hoje, mais de 110 anos depois da primeira transmissão radiofônica do mundo, o áudio marketing está completamente reformulado pelas mudanças tecnológicas e sociais, mas segue tendo um potencial de comunicação que não pode ser deixado de lado.

A utilização de uma estratégia de áudio marketing permite a criação de conteúdo prático e acessível. Neste texto, vamos abordar seu uso e importância em campanhas de marketing atuais. Confira!

Por que utilizar o áudio marketing?

O que estão ouvindo todas essas pessoas que andam por aí com fone de ouvido? Alguns anos atrás, “música” seria a resposta quase automática. Hoje em dia, porém, o cenário é diferente. Empresas redescobriram o potencial do áudio, e a produção de conteúdos variados nesse formato é cada vez maior.

Vivemos em uma sociedade que exige a prática de multitarefas. Isso não é uma tendência apenas no mundo profissional, onde trabalhadores precisam ser mais completos. Em nossa vida doméstica, também nos habituamos a fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Esse comportamento diminui o tempo de atenção médio do ser humano, que perde rapidamente o interesse se colocado frente a frente com algo complexo e desinteressante. A sacada do áudio marketing é que ele pode ser consumido de forma conciliada com outras atividades.

Outro ponto sobre essa estratégia é que o conteúdo produzido pode ser ouvido em qualquer lugar e situação. Isso inclui aquele engarrafamento chato e aquele descanso depois do almoço. A facilidade e praticidade de absorver um conteúdo sem precisar sequer abrir os olhos é um dos grandes trunfos desse método.

Quais são suas formas de utilização?

As técnicas de marketing digital envolvem a produção de conteúdo de qualidade e diversificado. Com o áudio marketing não é diferente. Suas formas de utilização são variadas, mas a necessidade de qualidade e diversidade se mantém. A seguir, vamos explicar algumas formas de utilizar a estratégia a seu favor.

Podcasts

A produção de podcasts é uma maneira muito interessante de manter uma comunicação próxima com o seu público. Estudos indicam que os usuários dessa ferramenta são geralmente fiéis, consumindo, em média, 90% de cada episódio disponibilizado.

O conteúdo deve variar de acordo com as características e objetivos de sua empresa. Episódios curtos com respostas a perguntas frequentes é um formato bastante utilizado, assim como programas sobre novidades, tendências, indicações e curiosidades.

Para a produção desse material, é fundamental a utilização de equipamentos de qualidade e um certo grau de conhecimento em edição de áudio. Isso porque os ouvintes costumam ser bastante exigentes.

Post Narrado

Cada vez mais blogs e sites adotam o uso do post narrado. Esse recurso consiste na utilização de um áudio narrando o conteúdo escrito. Lembra quando falamos da tendência para a multitarefa? Essa opção permite que o conteúdo seja consumido enquanto o ouvinte realiza atividades cotidianas.

Os áudios são disponibilizados por meio de plugins e plataformas, e a narração é feita pelo profissional que você escolher. O número de sites que utilizam essa ferramenta ainda é relativamente baixo, o que a torna uma ótima maneira de criar um diferencial para sua marca.

Conteúdos em áudio passaram por um período de ostracismo devido ao surgimento de televisões mais avançadas e à vasta utilização de vídeos e textos na internet. O áudio marketing, porém, trouxe de volta a relevância da comunicação publicitária por voz.

Por se tratar de uma área pouco explorada do marketing digital, dominar essa estratégia pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar das concorrentes.

Ficar por dentro de todas as novidades do marketing digital é essencial para qualquer profissional da área. Não perca tempo e nos siga em nossas redes sociais!

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