BlogMarketing Digital

Instagram Reels: Saiba como criar vídeos criativos com a nova função

No ano passado, o TikTok alcançou mais de 700 milhões de downloads no mundo e se tornou o segundo aplicativo mais baixado, ficando atrás do WhatsApp. Isso parece ter incomodado o Instagram — ou melhor, Mark Zuckerberg — que tem uma competição ferranha com o aplicativo chinês. Assim, para concorrer com o rival, a plataforma lançou o Instagram Reels, recurso que permite gravar vídeos criativos de 15 segundos com múltiplos cortes, incluindo áudio, efeitos e novas funções criativas.

Essa novidade na verdade é uma evolução do recurso Cenas, que havia sido lançado exclusivamente no Brasil no final do ano passado. Agora esse novo formato, que foi aprimorado, pode ser compartilhado nos Stories, com amigos e seguidores no Feed e diretamente no Explorar, assim ele poderá ser visto por uma audiência ainda maior. Bacana, né?

Com o Reels os todos os usuários da plataforma, inclusive criadores de conteúdo, marcas e empresas podem criar conteúdo de entretenimento de forma prática e fácil, sem a necessidade de usar outros aplicativos para edição. Quer saber como usar essa nova função? Confira a seguir:

Como funciona o Instagram Reels?

O caminho para criar um vídeo com essa função é o mesmo que você faz para criar um story. Basta clicar na câmera do Instagram e você verá diferentes opções de ferramentas, inclusive o Reels. Os vídeos podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (um de cada vez), todos de uma só vez ou usando uploads de vídeo da sua galeria.

Para gravar pressione e segure o botão de captura. Você verá na parte superior da tela um indicador de progresso enquanto grava. Pare a gravação para finalizar cada trecho. Os vídeos podem ser complementados com:

  • Áudio: É possível pesquisar uma música da biblioteca de músicas do Instagram ou usar seu próprio áudio original simplesmente gravando o reel com ele. Assim, ao compartilhar um reel com o áudio original, ele é atribuído a você e, se você tiver uma conta pública, as pessoas podem criar Reels com o seu áudio, selecionando “Usar áudio” no seu Reel.
  • Filtros: Aproveite um dos muitos efeitos em nossa biblioteca de filtros, ou aqueles desenvolvidos pelos criadores de todo o mundo, para gravar vários trechos com efeitos diferentes.
  • Temporizador e contagem regressiva: Defina o temporizador para gravar qualquer um dos trechos com as mãos livres. Depois de pressionar gravar, você verá uma contagem regressiva 3-2-1, antes de gravar o trecho durante o tempo selecionado.
  • Alinhar: Ajuste objetos do trecho anterior antes de gravar o próximo, o que ajuda a fazer transições perfeitas, como trocas de roupa ou adição de novos amigos ao seu vídeo.
  • Velocidade: Escolha acelerar ou diminuir a velocidade de parte do vídeo ou áudio selecionado, o que ajuda você a manter um ritmo ou a criar vídeos em câmera lenta.

Ao finalizar seu vídeo no Instagram Reels e clicar em continuar, você será direcionado para outra etapa, onde poderá alterar a imagem da capa, adicionar uma legenda, hashtags e marcar seus amigos. Se quiser, também pode salvar um rascunho do seu reel e voltar a ele em outro momento.

Depois de compartilhar o seu vídeo, ele ficará em uma guia separada em seu perfil, onde os usuários podem encontrar outros vídeos que você já compartilhou. Lá você pode conferir as curtidas, comentários e quantas vezes seu vídeo já foi reproduzido.

Independente da sua conta ser pública ou privada, você também pode compartilhar seu reel no stories ou por uma mensagem no direct. Se optar por fazer isso, ele será como um story comum, ou seja, não será compartilhado no feed, perfil ou na aba explorar e desaparecerá após 24 horas.

Agora é só deixar a criatividade fluir e criar os mais diferentes vídeos diretamente na plataforma! E o que você achou dessa novidade? Conta pra gente aqui nos comentários! 💬

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo