BlogFranquias

5 pontos para analisar antes de abrir uma franquia

Nesse modelo de negócio, você investe em uma marca já estabelecida, ganhando o direito de usar suas ferramentas, vender seus produtos e aplicar o seu modelo de negócio.

Seja você um novo empreendedor ou alguém querendo diversificar seu capital, abrir uma franquia é uma excelente opção. Nesse modelo de negócio, você investe em uma marca já estabelecida, ganhando o direito de usar suas ferramentas, vender seus produtos e aplicar o seu modelo de negócio. O Modelo de franquia desta forma traz muitas facilidades e benefícios, listamos neste post um comparativo sobre abrir uma franquia ou um negócio próprio. E existem muitas franquias baratas e rentáveis no mercado.

Porém, para que o seu investimento gere o retorno desejado, você precisa ter bastante atenção antes de se comprometer. Mesmo que o custo inicial seja menor do que criar uma marca do zero, ainda é um grande investimento, o qual exige bastante cuidado. Especialmente se você pretende obter retorno a longo prazo.
Para te ajudar com isso, listamos aqui 5 pontos que você deve analisar para saber se uma franquia é a melhor opção para você. Acompanhe.

Lei de franquias

O mais importante antes de investir em qualquer franquia é entender como esse modelo de negócio é regulado. Para isso, o mais importante é estudar a lei de franquias e como ela vai afetar seu investimento. Isso te ajuda a preservar seus direitos e se preparar para cumprir sua parte no contrato.

Valores da marca

Antes de pensar na lucratividade ou na viabilidade do negócio, considere se os valores pregados pela empresa franqueadora estão alinhados com os seus. Afinal, depois que você fizer o investimento, é esperado que a sua unidade também perpetue esses valores. A maioria das franquias apresenta seus explicitamente através de uma página institucional, mas você também pode aprender sobre isso visitando unidades, sejam elas de outros franqueados ou da própria empresa.

Modelo de trabalho da franquia

Depois de considerar os valores, o próximo passo é analisar o modelo de trabalho e como ele traz vantagens para as franquias. É o momento de conferir a lucratividade de outros franqueados, seu índice de sucesso, qual é o investimento exigido e a rentabilidade projetada. A partir disso, você pode comparar diferentes franquias dentro do seu orçamento e encontrar aquela com a melhor expectativa de retorno.

Suporte oferecido pela franqueadora

Abrir um negócio, mesmo no modelo de franquia, ainda é um desafio. Fora a parte burocrática, há também o esforço contínuo de administrar uma empresa e fazê-la crescer. Por isso que as melhores franquias geralmente são aquelas que prestam suporte ativo e regular aos seus franqueados, seja com orientações, ferramentas de gestão, cursos ou atuando de forma mais direta na administração. Uma franquia que tenha essa postura aumenta drasticamente suas chances de sucesso.

Plano de viabilidade detalhado

Quando você entra em contato com uma franqueadora, é importante também buscar o seu plano de viabilidade. Essa é uma análise das chances de a sua unidade ter sucesso, já levando em conta onde e como ela seria implementada. Afinal, ter muitos franqueados que fecham as portas rapidamente é ruim para sua imagem.
Durante essa análise, a empresa deve mostrar todos os detalhes do seu plano, incluindo algumas dificuldades esperadas e como elas podem ser contornadas. E, caso não apresente boas chances, é melhor que a franqueadora recuse o investimento.
Quer continuar se informando mais sobre o setor de franquias? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo