BlogFranquias

Mitos e verdades no universo de franquia

Já faz um bom tempo que o modelo de franquia conquistou o mercado. Não faltam exemplos de negócios que seguem esse modelo, além de investidores que encontraram sucesso profissional como franqueados. Ainda assim, há muitas dúvidas sobre como esse sistema funciona ou alguns de seus detalhes.
Se você está pensando em entrar no universo do franchising, é importante saber diferenciar os principais mitos e verdades sobre o setor. Especialmente aqueles que mais informam a sua tomada de decisão ao longo do caminho.

Confira aqui alguns dos principais mitos e verdade no universo do franchising!

Ser franqueado tem zero risco

MITO!

É verdade que o risco de perder seu investimento é bem menor, já que você conta com uma marca e metodologia já estabelecidos. Porém, todo negócio tem uma chance de não vingar, especialmente se você não se preparar adequadamente ou não aproveitar suas oportunidades. Pensar que não há risco só aumenta o risco de negligência da sua parte.

Suas chances de sucesso são mais altas numa franquia

VERDADE!

Já mencionamos esse ponto, mas vale reforçar: você tem melhores chances de ter sucesso investindo em uma franquia do que abrindo um negócio do zero. Os principais motivos para isso são o reconhecimento da marca e a orientação da franqueadora. A combinação desses fatores cria o ambiente ideal para que você tenha o melhor retorno em relação ao seu investimento.

Você precisa abrir sua franquia com um sócio

MITO!

É verdade que você pode encontrar um sócio na hora de comprar uma franquia, seja para dividir os custos ou para contribuir com sua expertise. Porém, você pode sim fazer esse investimento por conta própria, assumindo todos os custos e também recebendo todos os lucros. Em alguns tipos de franquia, inclusive, essa é a prática mais comum e eficaz.

Investir em uma franquia é mais barato

VERDADE!

Esse é, inclusive, um dos principais atrativos do modelo de franquia para muitos novos empreendedores. Como você não tem que lidar com os custos iniciais de registrar uma marca, por exemplo, o investimento fica reduzido, o que te permite entrar em um setor com menos recursos ou aplicar seu dinheiro de forma mais produtiva.

Você precisa investir em uma marca grande para ter sucesso

MITO!

É verdade que existem muitas multinacionais que trabalham seguindo com franquias. Porém, há muitas outras empresas de diversos portes que também seguem esse mesmo modelo de negócio e têm uma boa taxa de sucesso. Se uma dessas está ao seu alcance e ela te oferece boas oportunidades de crescimento, não há por que se privar dessa oportunidade.

Não é necessário ter experiência no segmento para começar

VERDADE!

A principal exigência para se tornar um franqueado em qualquer setor é entender os fundamentos sobre gestão de negócios e ter recursos para investir na franquia escolhida. Claro, você ainda deve estudar seu segmento e aprender o máximo possível sobre ela, mas boa parte da sua experiência será adquirida durante a própria atuação ou com a ajuda da franqueadora.

Quer acompanhar mais novidades para ter sucesso como franqueado? Então assine nossa newsletter e receba nossas dicas em primeira mão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo