BlogFranquias

Franquias boas para investir: O que Freud pode nos ensinar sobre esse tema

A psicanálise, método de tratamento psicológico criado por Sigmund Freud, é até hoje um tema extremamente discutido e influente em várias áreas de conhecimento. Além, é claro, da psicologia, ele também mudou a forma como o mundo enxerga a psiquiatria, a neurologia e a própria administração de empresas.  Pode parecer uma comparação confusa, mas acredite, centenas de empresários utilizam os princípios de psicanálise para administrar seus negócios. E ele ainda tem algumas boas lições para quem busca franquias boas para investir. Basta observar atentamente e adaptar o contexto à sua realidade.

Talvez você não esteja tão familiarizado com a teoria psicanalítica de Freud, mas não se preocupe. Pode-se passar anos estudando e ainda ter alguma dificuldade para definir o tema. Por isso trouxemos aqui alguns aspectos básicos psicanálise. E como eles podem te ajudar a alcançar o sucesso em uma franquia:

Franquias boas para investir: O inconsciente é o que guia nossas decisões

franquias boas para investir decisões

Você provavelmente já ouviu algo nessas linhas, mas dificilmente teve uma explicação concreta sobre todo esse significado. Em termos simples, o inconsciente é uma parte da mente humana que não é acessível no estado de vigília (quando estamos acordados e mentalmente presentes).

Freud afirmava que a maior parte das ações, impulsos e desejos do ser humano vêm desta parte obscura da mente. Que só seria acessível de forma indireta, através dos sonhos e do processo psicanalítico. Ela se manifestaria através de atos falhos, lapsos de memória e outras coisas que são feitas “sem querer”.

Essa é uma simplificação bem forte, mas ilustra o significado. E o que isso significa para quem busca franquias boas para investir? Primeiro, vale lembrar que uma das principais dicas para novos franqueados é encontrar um setor com o qual tenham afinidade. E para Freud, essa afinidade viria do inconsciente, de onde os desejos mais profundos se originam.

Por isso o processo de análise é tão recomendado para quem está confuso com uma grande decisão (ou de forma geral) em sua vida. Acessar o próprio inconsciente e trazer parte dele para a consciência pode ser ótimo para reduzir a dúvida sobre qual caminho seguir. Nem tudo que acreditamos ser nosso mais profundo desejo é de fato o que queremos. Mesmo todo o nosso esforço lógico pode servir apenas para mascarar alguma aspiração que consideramos irrealista ou inadequada.

Encontrar a causa é o primeiro passo para solucionar um problema

franquias boas para investir solução

Se você está enfrentando uma série de empecilhos e cometendo erros que te impedem de crescer, não se preocupe. Como dizem na linguagem popular, “Freud explica”.

Acabamos de falar que a motivação é o que nos rege e que o inconsciente (algo fora do nosso controle) é o que nos impulsiona. Partindo dessa linha de raciocínio, a psicanálise afirma que boa parte dos nossos erros não intencionais são na verdade obra do inconsciente. Digamos que haja um conflito como, por exemplo, ter que ir à escola. Mas ter medo de uma pessoa lá, como um colega ou um professor antipático. Se o conflito for reprimido, pode ser que ele se manifeste de outra forma, como uma dor de cabeça ou mesmo paralisia.

Um dos casos clássicos de Freud trata de uma mulher que não conseguia beber água. Durante o processo de hipnose (a paciente veio antes da psicanálise), foi descoberto que, na verdade, ela viu um cachorro bebendo água em um cômodo de sua casa, o que a deixou enojada. Em vez de reagir, ela suprimiu a raiva, o que se manifestou anos depois.

Soluções de Freud para as franquias

Para quem busca franquias boas para investir, conflitos já são parte do cotidiano. Abandonar um emprego de carteira assinada, às vezes contra a aprovação de colegas e familiares, já é uma atitude que deixa várias marcas psicológicas. Dependendo de outras questões pessoais, do relacionamento com os pais (sim, psicanalistas sempre perguntam sobre os pais), pode ser que você descubra que está cometendo autossabotagem.

Nem sempre este é o caso. A maioria das pessoas apenas sucumbe ao estresse diário (que é outra questão de conflito). Mas estar ciente do âmago de qualquer dificuldade é o primeiro passo para mudar de atitude. Encontrar a causa, afirma Freud, permite que a pessoa cometa uma ab-reação (reagir até o final), o que, em termos grosseiramente simples, “encerra o assunto” na sua mente.

Não é possível resumir toda a teoria, aqui, mas a lição que você pode tirar é que, se você tirar o tempo para refletir, conversar com alguém e tirar dúvidas sobre franquias boas para investir, pode diminuir o conflito interno e ficar mais seguro para agir.

Para conseguir mais informações, entre em contato com a Echosis e se informe sobre a nossa franquia de marketing digital. Veja tudo que precisa saber sobre o tema e você poderá tomar sua decisão de investir sem medo.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *