BlogFranquias

Franquia barata : O check-list de uma boa escolha para não sair no prejuizo

As franquias vêm ganhando bastante força nos últimos anos, principalmente pelo crescimento do número de empreendedores que procuram independência profissional ou uma nova fonte de renda por conta da crise. E se você quer iniciar seu negócio por estar desempregado ou buscar novas oportunidades de faturamento, o melhor é encontrar uma franquia barata e segura para começar.

O processo traz muitas vantagens e se iniciar pelo contato com a empresa franqueadora a fim de se tornar um franqueado. Após tudo acertado, ambos assinam um contrato e a pessoa passa a ser um “braço” dessa companhia. Paga-se uma taxa inicial para utilizar a marca e aprender técnicas com o franqueador, apoiando-se em sua experiência e recursos.

Claro que encontrar uma franquia barata não é tão fácil quanto parece. Para ajudar a melhorar suas chances de sucesso nesse ramo, separamos aqui 6 passos a serem seguidos na escolha do seu franqueador. Acompanhe:

Franquia barata o perfil

1. Faça uma análise do seu perfil e da franquia barata

Diferentes pessoas possuem habilidades e competências diversas. Elas se aplicam em tipos específicos de trabalho. Assim como você escolheu uma carreira que se encaixe no seu perfil profissional, você deve optar por uma franquia mediante o mesmo parâmetro. Ainda que você encontre uma franquia barata, não terá lucro no médio e longo prazos se ela não se alinhar com as suas capacidades.

2. Estude o sistema da franquia barata

A relação entre franqueador e franqueado deve ser transparente em termos de regulamento. Não é permitido fazer promoções individuais, mudar muito os preços, alterar as descrições da marca, entre muitas outras coisas, o que também acaba gerando maior segurança para o franqueado. Por isso, esse diálogo deve ser constante e as cláusulas devem ser claramente definidas e compreendidas, a fim de aproveitar ao máximo o modelo da empresa original, otimizando os resultados.

Conhecer todos o sistema antes de assinar a sua primeira franquia barata é vital. A violação do contrato pode trazer grande prejuízo, além de haver uma razão para as normas. A padronização, por exemplo, vem da necessidade de que os clientes tenham a mesma experiência, independentemente da loja franqueada que eles visitem.

Franquia barata calculo

3. Calcule o investimento inicial e de manutenção

Uma franquia pode ser considerada “barata” sob duas perspectivas:

  • o custo pago inicialmente ao franqueador está abaixo da média do mercado;
  • o custo de manutenção para o franqueado representa um percentual pequeno.

Vamos explicar melhor os dois casos.

Uma franquia barata para investir demanda uma taxa menor de investimento, o que significa que é possível entrar no negócio com poucos recursos.

Ao mesmo tempo, uma taxa percentual mensal é paga ao franqueador para manter o direito de uso da marca e pela propaganda realizada pela empresa. Se tal percentual for muito alto, o investimento inicial baixo pode não compensar.

Por isso, é preciso estar atento a esses dois pontos na hora de analisar o fechamento de seu negócio junto ao franqueador.

4. Busque áreas de seu interesse

Após selecionar um grupo de franquias ou microfranquias dentro dos seus limites de investimento, filtre suas opções de acordo com as áreas que mais chamam sua atenção. Considere aqui novamente o seu perfil profissional e garanta que seu novo trabalho não será excessivamente desgastante. Isso atrapalha muito a produtividade e aumenta bastante o risco de prejuízo.

Além disso, faça uma união do que gosta com as demandas do mercado. Verifique o que realmente terá fácil procura. Dessa forma, além de conseguir uma franquia barata, você poderá contar com um retorno mais rápido, otimizando os seus recursos.

5. Dê prioridade aos trabalhos que possa realizar em sistema home office

Um dos maiores custos com franquias, como as de restaurantes e lojas, é o fato de ser necessário pagar pelo local, o que torna o investimento bem pesado. Um bom filtro para encontrar uma franquia barata é escolher serviços que possam ser realizados em casa, no sistema de home office. Assim, os custos de aluguel e de possíveis reformas será bem menor. Além de possibilitar o início imediato do seu trabalho.

Franquia barata armadilha

6. Cuidado para não cair em armadilhas

Por fim, sempre esteja atento para não entrar em um negócio por impulso. Muitas franquias atraem franqueados com promessas de lucro fácil, mas lhes falta um plano de negócios. Leia o contrato, verifique se a proposta é de qualidade e conheça o franqueador de perto para determinar se ele sabe o que faz e é de confiança.

Agora você já está mais preparado para encontrar uma franquia barata e ideal para você. Tem alguma dúvida de como iniciar seu empreendimento? Então aproveite e entre em contato com a Echosis para saber como iniciar o seu negócio!

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *