BlogFranquias

Franchising baixo investimento: qual a escolha ideal para seu perfil?

O modelo de franquias está ganhando cada vez mais força no mercado. Com o alto risco de começar um negócio do zero e perder boa parte do seu investimento, muitos empreendedores trocam uma empresa própria por uma filial, utilizando técnicas e divulgação de outra marca já consolidada. Esse tipo de negócio já tem se mostrado muito vantajoso para ambas as partes. Especialmente por existirem várias franchising baixo investimento. Mas isso também gera uma questão, será que esse tipo de negócio se encaixa no seu perfil? É uma pergunta difícil, mas que ainda pode ser respondida.

Vantagens de franchising baixo investimento

Franchising baixo investimento vantagens

1. Menor custo

Obviamente, essa é a vantagem que mais caracteriza uma franquia barata. Mas o que isso significa? Geralmente, essas franquias podem ser começadas dentro de casa, não exigindo qualquer estrutura física para ser iniciada. Basta comprar o equipamento e materiais necessários para iniciar o serviço.

Mesmo o trabalho e divulgação é parcialmente realizado pela própria franqueadora. O que é uma grande vantagem, já que isso reduz a quantidade de trabalho em BackOffice necessário.

2. Retorno mais rápido

Além de exigir menos dinheiro, franchising baixo investimento também tendem a gerar um tempo de latência menor até que esse capital gere lucro. Como é possível iniciar alguns serviços quase imediatamente, o investimento pode começar a gerar frutos em poucos dias.

Além disso, boa parte dessas franquias baratas focam em serviços de menor porte, que são mais procurados pela população. Alimentação, vestuário e similares, por exemplo. Isso significa que o tempo para aquisição de um cliente também é menor do que a média.

3. Mais suporte da franqueadora

Por fim, mas não menos importante, franchising baixo investimento costumam receber pessoas sem experiência na área. Por isso muitas franqueadores desenvolvem material didático, treinamentos, entre outras formas de instruir seus novos franqueados para que realizem um melhor trabalho.

Mais uma vez, isso é vantajoso para ambas as partes. Franqueados mais capacitados conseguem lucros maiores e negócios mais estáveis, o que garante a entrada dos royalties para a franqueadora.

Como escolher uma franquia com base no seu perfil

Franchising baixo investimento como escolher

Mesmo em franchising baixo investimento, ainda é necessário colocar bastante dinheiro para fazer um negócio começar a funcionar. Por isso é importante que você esteja em sintonia com o segmento no qual deseja se encaixar. Você não vai querer fazer um grande investimento para depois descobrir que não gosta do seu trabalho.

Para te ajudar a escolher uma franquia que esteja de acordo com o seu perfil, leve em consideração os seguintes pontos:

1. Avalie seus interesses

Pare por um momento e se pergunte: “é isso mesmo o que eu quero?”. Pode parecer pouco relevante na prática, mas isso pode te poupar anos de frustração e/ou um investimento desperdiçado. Há uma série de características que podem determinar em quais setores você se encaixa melhor.

Por exemplo, é importante ter raciocínio matemático ao trabalhar com contabilidade e boa comunicação para lidar com vendas. Se você tem uma característica que contribui para um determinado tipo de trabalho, ou um interesse grande por alguma área, leve isso em consideração na sua escolha.

2. Estude o setor onde você deseja investir

Uma franchising baixo investimento ainda é um negócio sério. Não basta apenas pagar o valor inicial e achar que tudo vai funcionar como mágica. Você vai precisar entender o mercado, como aquele setor funciona e continuar se atualizando para se manter competitivo.

3. Qual é sua pretensão de renda?

Sim, é uma pergunta muito importante. Menor investimento quase sempre significa menor retorno. Não que você vá ficar muito pobre no fim das contas, mas certamente não vai ficar super-rico. E se esse é um dos seus objetivos, tenha certeza de que a franquia que escolheu vai te ajudar a cumpri-lo.

4. Quais áreas de conhecimento você domina?

Além das aptidões pessoais, é importante ter o seu currículo em mente. Já mencionamos que a maioria das franchising baixo investimento ajudam seus novos franqueados com aulas e materiais didáticos, mas se você já tiver algum conhecimento ou experiência, considere isso como uma vantagem. Especialmente no início do negócio.

Conhecendo um pouco mais sobre franquias de baixo investimento, você já deve estar se interessando pelo tema, não é? Se quiser conhecer uma excelente franquia, com bastante suporte e possibilidade de trabalhar em casa, entre em contato com a Echosis e veja como se tornar um franqueado em marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *