BlogFranquias

Cuidado com os erros que muitos investidores cometem ao abrir uma franquia

Separamos os principais erros que você deve evitar ao abrir uma franquia

Abrir uma franquia é um dos melhores caminhos para quem deseja empreender hoje. As chances de ter sucesso são bem maiores, além de contar com uma marca já estabelecida e maior orientação. Mas se engana quem acha que o retorno é garantido. Para ser um franqueado de sucesso, você ainda tem que se dedicar bastante.
Muitos empreendedores investem em uma franquia sem o planejamento necessário e cometem vários erros. Alguns dos quais podem prejudicar bastante seu novo negócio. Para te ajudar com isso, separamos aqui os principais erros que você deve evitar ao investir me uma franquia. Confira.

Não fazer um estudo de viabilidade, antes de abrir uma franquia

Boas franqueadoras costumam realizar um estudo de viabilidade antes de aprovar o seu investimento. Trata-se de uma análise da sua localização para saber se existe demanda suficiente, acesso a recursos e orçamento para que a franquia tenha sucesso. Mesmo marcas bem sucedidas ainda dependem de vários fatores locais para alcançar bons resultados.

Não analisar a documentação para abrir uma franquia

Antes de assinar, você precisa ler com cuidado a Circular de Oferta de Franquia e o contrato da franqueadora. Esses documentos têm todas as informações relevantes sobre valores a serem cobrados, regras, obrigações e direitos de todas as partes envolvidas, etc. Também é uma boa ideia buscar um advogado para esclarecer todas as cláusulas.

Não conhecer suas obrigações com a franquia

Outro erro comum de investidores ao abrir uma franquia é não tomar nota de todas as suas obrigações. Quais são os royalties que devem ser pagos, como é feita sua prestação de contas, quais tarefas cabem ao franqueado e quais cabem à franqueadora. Sem isso, você não poderá planejar seu trabalho adequadamente, o que vai custar bastante rentabilidade.

Falta de dedicação ao negócio

Como já mencionamos, você não vai apenas colocar seu dinheiro na franquia e aguardar o rendimento. Sua unidade ainda é um negócio o qual precisa ser administrando. Se você não dedicar seu tempo e energia à empresa, melhorando os processos, reduzindo desperdícios e encontrando novas oportunidades de venda, não verá os resultados que deseja.

Não aproveitar a capacitação oferecida pela franqueadora

Outra característica de boas franqueadoras é oferecer material de apoio, treinamentos e outras formas de capacitação, tanto para você enquanto franqueado quanto para sua equipe. Por exemplo, um curso que ensine como utilizar todas as ferramentas de gestão oferecidas pela franquia. Todo esse conhecimento é fundamental para prestar o melhor serviço possível em sua franquia, então não deixe de fazer uso de todos esses materiais.

Abrir uma franquia sem falar com outros franqueados

A melhor forma de avaliar a qualidade de uma franquia é conhecer alguém que já investiu. Por isso que o mais recomendado é conversar com outros franqueados, analisar o nível de sucesso que eles obtiveram, como são suas rotinas, etc. Isso te dará uma perspectiva mais clara em relação ao dia a dia de trabalho. Se você conversar com vários deles, também pode traçar uma média do desempenho esperado para sua unidade.
Se você tomar cuidado para evitar estes erros ao abrir uma franquia, não deve ter problemas para começar o seu negócio. E se quiser continuar acompanhando mais dicas, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo