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E-mail marketing para pequenas empresas: Como usar essa estratégia

E-mail marketing para pequenas empresas: Como usar essa estratégia

As redes sociais são muito importantes para o Marketing Digital. Mas outras técnicas podem ser complementares, como o e-mail marketing para pequenas empresas. O envio de e-mails pode ajudar o seu negócio a construir uma relação mais próxima com os clientes e aumentar as vendas.

Com um bom planejamento, é possível implementar uma estratégia de e-mail marketing eficaz e com baixo custo de investimento. Quer saber como? Confira todas as nossas dicas a seguir!

Por que usar o e-mail marketing?

Ao contrário do que muitos imaginam, o e-mail não morreu. Mas isso não é verdade, o e-mail nunca caiu em desuso. Afinal, todos os usuários da internet possuem um endereço eletrônico. Ele é basicamente a porta de entrada para sites, aplicativos, ferramentas e etc.

O e-mail é o canal ideal para você criar um relacionamento com o cliente. É um canal de via dupla, para enviar e para receber. Geralmente, o e-mail é o primeiro contato com um lead.

Por exemplo, o envio de uma mensagem, antes de qualquer outra abordagem por telefone, rede social e até pessoalmente, pode abrir de forma mais positiva o trabalho de prospecção. É uma estratégia que pequenas e grandes empresas podem utilizar.

Assim, em sua estratégia de marketing digital, o envio de e-mail pode ser a arma principal, pode ser um complemento ou um diferencial. É importante definir um objetivo para que possa medir e avaliar bem os resultados.

Bom, que tal partir para a prática? A seguir a gente te ensina como construir uma estratégia de e-mail marketing para pequenas empresas.

3 passos para sua estratégia de e-mail marketing

Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo. Separamos as instruções necessárias para te ajudar. Vamos lá?

Construa sua lista de contatos

O primeiro passo é criar uma base de contatos para disparar seus e-mails. Nada de comprar listas de e-mails! É ilegal enviar comunicações sem autorização. Além disso, contatos comprados não terão interesse na sua empresa, pois nunca solicitaram materiais sobre ela.

Para construir uma lista de contatos você deve criar um formulário de inscrição e colocá-lo no site, redes sociais e em qualquer outro canal de relacionamento com o seu público.

Sempre peça autorização das pessoas para enviar suas mensagens de e-mail marketing. Também deixe claro o que os usuários vão ganhar em troca.

Segmente seu público

Para poder direcionar as mensagens corretamente, separe seus contatos em grupos. Essa segmentação pode ser feita de diferentes formas. Por exemplo, pela região, por idade ou por sexo.

Se preferir, também pode dividir de acordo com os interesses. Há usuários que vão se cadastrar no seu formulário para saber mais sobre seus produtos, enquanto outros desejam cupom de desconto ou algum conteúdo.

Ao criar segmentações você consegue enviar e-mails personalizados e se aproximar dos contatos, que vão notar sua dedicação.

Defina o objetivo

Para obter sucesso com marketing digital é fundamental ter um objetivo bem definido. Com o e-mail marketing não é diferente. Antes de enviar qualquer mensagem para seus contatos, você precisa saber o que pretende com ela.

Os objetivos mais comuns das empresas que utilizam e-mail marketing são:

Feito isso, fica mais fácil criar uma mensagem relevante e personalizada.

Tipos de e-mail marketing para pequenas empresas

É bem provável que você já tenha recebido diversos modelos de e-mails. Pense em todas as mensagens que já leu e use-as como base para construir a sua comunicação com o público. Para te dar mais uma “mãozinha”, vamos para os exemplos?

Boas-vindas

Esse modelo é enviado para o usuário quando ele se cadastra no site. Geralmente ele fornece os dados em troca de algum benefício, podendo ser newsletter, cupom de desconto e etc.

Datas comemorativas

Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal ou Black Friday são ótimas oportunidades para enviar um e-mail especial. Aproveite datas comemorativas para divulgar sua marca, seus produtos e condições especiais. Caso saiba a data de aniversário dos seus clientes, não esqueça de parabenizá-los.

Carrinho abandonado

Segundo o SaleCycle, 75,6% das pessoas colocam itens no carrinho enquanto compram online, mas acabam saindo sem completar a compra. Para diminuir as chances de “perder” o cliente, você pode apostar no e-mail. Esse modelo serve como um alerta para o cliente lembrar dos produtos.

Ofertas e promoções

Envie comunicados para os usuários sobre promoções especiais do seu negócio. Também é legal enviar cupons de desconto para quem já comprou e valorizar o cliente.

Pronto, agora você já sabe porque usar e-mail marketing e por onde começar. Mas é importante ressaltar alguns pontos que devem ser evitados!

Então, gostou de saber mais sobre e-mail marketing? Esperamos que esse conteúdo realmente te ajude na hora de usar essa técnica e alcançar bons resultados.

Mas se precisar de suporte já sabe, conte com a Echosis! Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

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