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Conselhos para liderar e motivar sua equipe na Black Friday

Dicas para liderar e motivar sua equipe na Black Friday

Quando o fim do ano se aproxima, também chega a Black Friday, um dos principais eventos de liquidação e descontos do ano. Nessa data, é normal ter um grande influxo de clientes em busca dos melhores preços. Porém, para aproveitar essa onda de demanda, sua equipe de vendas precisa estar pronta para recebê-la.
Não basta apenas abrir as portas como de costume. Se o time não estiver preparado para dar conta de todos os clientes, boa parte deles vai se dirigir aos concorrentes mais próximos. E nunca é bom deixar as vendas desta data passarem.
Confira aqui algumas dicas para liderar e motivar sua equipe na Black Friday e conseguir ainda mais vendas.

Nesta Black Friday, capacite sua equipe

Instrução é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de vendas. Monte cursos e materiais de apoio para sua equipe, mostre quais são as melhores abordagens e prepare todos para fechar vendas com rapidez e eficiência. São recursos e tempo muito bem investidos para trazer maior rentabilidade ao seu negócio nesta época do ano.

Considere ampliar seu quadro para a Black Friday

Épocas comemorativas, especialmente no final e início do ano, sempre contam com um aumento sazonal das vendas. Dificilmente sua equipe regular dá conta de toda essa demanda sozinha. Por isso que muitos negócios abrem vagas temporárias, especialmente no varejo. Assim é possível fechar mais vendas sem ter que aumentar o quadro de funcionários de forma permanente. E, quem sabe, alguns desses temporários não se mostram talentosos.

Defina metas e prêmios

Metas e premiações são bons incentivos para melhorar o desempenho da equipe. Ter objetivos realistas já é o suficiente para engajar vários colaboradores e melhorar seu desempenho. Prêmios são uma forma de compensar e incentivar ainda mais a equipe a alcançar as metas estabelecidas. Bons líderes sabem da importância de recompensar a equipe quando cumprem seu papel ou excedem as expectativas.

Ofereça uma boa infraestrutura para as vendas

A organização do seu negócio, a forma como os clientes são recebidos e a qualidade desse atendimento são ingredientes fundamentais para o melhor desempenho. Sendo assim, investir em sua infraestrutura também é uma forma de melhorar as vendas na Black Friday. Especialmente se você pretende acomodar seus clientes em um ambiente físico. Conforto e boa recepção fazem uma grande diferença nesse momento.

Se prepare com antecedência

O maior erro de muitos gestores quando chega a Black Friday é demorar demais para se aprontar. Liderar e motivar sua equipe é um processo que requer tempo. Sem mencionar que a sua estratégia para obter mais vendas também precisa ser bem planejada para gerar bons resultados. Por isso que muitos negócios começam a se preparar com alguns meses de antecedência.

Incentive a cooperação

Muitas empresas criam um clima competitivo entre os vendedores, para incentivar a performance. Porém, é mais provável que o resultado geral da loja seja maior quando todos estão atuando em conjunto. Além de desincentivar o trabalho em equipe, uma competição muito agressiva também será prejudicial para a saúde de todos a longo prazo.
Com algumas boas práticas, fica mais fácil liderar e motivar sua equipe para vender mais na Black Friday. Essa é uma data importante em várias empresas e você também não deveria deixá-la passar!
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