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6 dicas para trabalhar em home office e manter a produtividade

6 dicas para trabalhar em home office e manter a produtividade

Já tem um tempo que o trabalho remoto — o famoso home office — é apontado como o modelo do futuro. Afinal, poder trabalhar de qualquer lugar diariamente oferece uma porção de vantagens, não só para os funcionários, mas também para as empresas.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Stanford, as taxas de pedidos de demissão caíram mais de 50% em empresas que possuem um programa de trabalho remoto. Ou seja, há uma boa redução dos custos, já que o turnover custa caro para as empresas. Além disso, os gastos com a manutenção de um escritório físico também deixam de existir.

Já para os colaboradores, com o home office proporciona maior qualidade de vida, o que impacta de forma positiva e direta sobre a produtividade e resultados. No entanto, trabalhar em casa não é tão fácil quanto parece e é necessário ter disciplina. Mas com as dicas certas, com certeza você vai se sair muito bem! Confira:

Dicas para ser produtivo ao trabalhar em home office

Crie um local para o seu trabalho

Independentemente se você mora sozinho ou com a sua família, a casa sempre estará repleta de distrações, que serão seus maiores desafios. Por este motivo, é importante que você tenha um espaço próprio para trabalhar. Não precisa ser necessariamente um escritório, mas dê preferência aos cômodos silenciosos, como o quarto, para que consiga se concentrar e realizar as atividades.

Leve para esse espaço tudo o que você for precisar para realizar o seu trabalho. Aproveite também para decorar o espaço, como se estivesse no escritório da empresa, isso te ajudará a entender que aquele é o local para focar nas atividades e fazer o que deve ser feito.

Cumpra seu horário normalmente

Mesmo em home office, é muito importante que você tenha um horário para começar a trabalhar e para terminar. Faça uma lista de tudo que deve ser feito ao longo do expediente e se for preciso, faça hora extra.

Sem um horário fixo, você pode acabar perdendo o controle entre a vida pessoal e profissional, além de comprometer a sua produtividade. Se você trabalha para uma empresa, certamente ela tem um horário definido para todos os colaboradores. Agora, se você é autônomo, é ainda mais importante ter um horário, para não acabar trabalhando demais ou de menos.

Faça pausas

No escritório é comum de vez em quando levantar para ir ao banheiro ou tomar um cafezinho. Lembre-se de adotar esse hábito quando estiver trabalhando em casa. Essas pausas são fundamentais para que você possa descansar e alongar o corpo, ninguém merece ficar o dia todo sentado na mesma postura, né?

Além disso, esses intervalos o ajudam a esclarecer as ideias durante um momento de bloqueio criativo e a enxergar uma solução para algo que antes parecia impossível. Lembre-se também de não ser tão duro consigo mesmo, a pressão apenas prejudica a produtividade.

Invista nas manhãs

Nada de dormir até tarde e pensar em deixar os projetos para mais tarde. Aproveite a mente descansada e use a parte da manhã para realizar as tarefas que você considera mais difíceis ou que demandam urgência.

Com a cabeça fresquinha, as chances de você ter uma melhor produtividade são maiores. Como comentamos, ter uma lista de afazeres é muito importante. Se preferir, faça o planejamento para o dia seguinte no final do expediente, assim, logo no começo do dia você já saberá quais são as tarefas a serem feitas e quais devem ser priorizadas.

Tenha uma agenda e compartilhe com os colegas

Diferente do escritório, em que você pode dar uma espiada e verificar se o colega está disponível para te ajudar, no home office fica difícil saber quem pode participar da próxima reunião ou esclarecer uma dúvida. Por isso, tenha uma agenda aberta em que todos possam ter acesso aos compromissos do seu dia, pode ser um quadro no Trello ou no Google Agenda.

Assim, caso alguém precise entrar em contato, mas você esteja ocupado, ela vai poder marcar a conversa para um outro momento. Incentive toda sua equipe a fazer o mesmo, para que todos vocês estejam sincronizados e não acabem atrapalhando a produtividade um do outro. Afinal, em muitos momentos estamos concentrados e acabamos perdendo o “fio da meada” justamente por causa de outra pessoa.

Desative as notificações do celular

Infelizmente o vício de ficar mexendo no celular é muito mais comum do que a gente imagina. E é ilusão achar que consegue ficar longe do aparelho enquanto trabalha. Mas você pode, ao menos, desativar as notificações para impedir que elas o distraiam.

Sei que muitos usam o celular para se manter em contato com os clientes, principalmente no WhatsApp. Nesse caso as opções são usar o modelo Business, onde é possível deixar o aplicativo ativo para receber mensagens apenas durante um período ou pedir para que eles entrem em contato somente por e-mail.

Gostou do nosso conteúdo? O que você faz que te ajuda a manter a concentração e a produtividade no home office? Conta pra gente nos comentários!

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