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SEO para e-commerce: saiba o que influencia e como otimizar

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As práticas e técnicas de SEO para e-commerce são fundamentais para o sucesso da loja virtual, afinal, por meio delas, a página da empresa consegue aparecer nas melhores posições dos resultados de busca e conseguir melhor presença online.

Entretanto, não basta aplicá-las sem um acompanhamento mais detalhado. O espaço virtual é tão disputado quanto o físico, o que significa, na prática, que a concorrência é feroz e também está investindo em SEO. Sendo assim, compreender a influência de cada estratégia nos resultados e os meios de otimizar as ações é primordial para manter a competitividade.

Quer aprender a desenvolver as estratégias de SEO para e-commerce da melhor maneira possível? Acompanhe algumas dicas que elevarão o posicionamento do seu negócio, gerando mais exposição e vendas.

Escolha um domínio que sirva de “gancho” para as buscas

É comum “batizar” o domínio com o nome da empresa, no intuito de valorizar a marca ou criar algum impacto. Porém, considerando o fator SEO, é vantajoso optar por um domínio que complemente as pesquisas do usuário. Isso fará com que outro elemento, a URL, ative o site por meio do termo pesquisado.

Por exemplo, sendo o seu e-commerce especialista na venda de smartphones, ele terá mais chances de ser indexado na primeira página com um domínio do tipo “smartphonesbaratos.com.br”, em vez de “xyz.com.br”. Outra boa alternativa é a junção da marca com a palavra-chave, formando “xyzsmartphones.com.br”.

Invista na construção de um site mobile

Criar uma versão mobile do site (m-commerce) consiste na administração de dois sites diferentes, ou seja, ao contrário do conceito de site responsivo, em que o site se adapta a todos os tamanhos e tipos de tela, o mobile é uma versão distinta da página desenvolvida especialmente para browsers de dispositivos móveis.

A princípio, pode não parecer viável, mas o site mobile oferece excelente desempenho e facilita o processo de compra via smartphones/tablets, enriquecendo a experiência do usuário ao mesmo tempo em que se sobressai perante a concorrência — além de ganhar pontos com o Google.

Obtenha backlinks que apontem para o site

Um dos critérios que indicam a qualidade do site para o Google é a quantidade de backlinks, isto é, o número de páginas qualificadas que contêm links que redirecionam o usuário ao seu e-commerce. Muitos sites, inclusive, fazem parcerias nesse sentido.

Além de conquistar privilégios com o robô do Google, os backlinks contribuem diretamente para o aumento de reputação da loja, servindo como poderoso instrumento de marketing para captação de clientes.

Crie descrições originais para cada produto

Outra dica importante de SEO para e-commerce tem a ver com a descrição dos produtos. Em muitos casos, a loja adiciona a descrição padrão disponibilizada pelo fabricante, o que resulta em anúncios genéricos e que, geralmente, oferecem poucas informações relevantes.

A dica é investir na criação de descrições originais, ricas em conteúdo e atrativas em termos de leitura — o texto deve instigar o usuário a continuar lendo. Caso não tenha um funcionário qualificado para a tarefa, é recomendável a contratação de um copywriter com bom conhecimento em SEO para e-commerce.

Torne o site intuitivo e rápido para navegar

Tão imprescindível quanto conquistar boas posições na página de resultados de busca é oferecer ao seu consumidor excelentes experiências relativas ao uso do site. Portanto, otimizar a página de maneira que consultas e compras de produtos sejam feitas rapidamente, evitando burocracia, traz um diferencial a mais para o e-commerce.

Para isso, é importante que o site tenha um design limpo e intuitivo, no qual os botões são facilmente encontrados e elementos desnecessários, responsáveis pela lentidão no carregamento, sejam eliminados/corrigidos — o PageSpeed Insights, ferramenta para desenvolvedores disponibilizada pelo Google, é excelente para analisar o desempenho do site e os problemas que o afeta.

Todo proprietário de e-commerce deseja ver o seu negócio nas melhores posições dos motores de busca. Tenha em mente que o seu público-alvo está no ambiente online e ele precisa encontrar a sua marca. E a melhor forma de promover esse encontro é investindo em SEO de modo certeiro.

Gostou das nossas dicas de SEO para e-commerce, mas ainda tem dúvidas se elas são necessárias? Confira outros motivos que justificam o investimento na otimização.

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