BlogFranquias

Mini franquias: Expectativas e realidade

Você provavelmente já pensou em abrir o próprio negócio em algum momento. É algo comum para vários profissionais, especialmente em tempos de crise e desemprego. Mas, claro, você também deve ter considerado as dificuldades e os riscos de entrar em um mercado altamente concorrido com pouco capital. Nesse cenário, surge como opção o modelo de franquia, em especial as mini franquias.

Talvez você não tenha ouvido falar destes termos ainda, mas este tipo de negócio pode ser a sua melhor chance de abrir uma empresa sem correr grandes riscos ou comprometer muito de suas economias. Continue acompanhando e veja como esse pode ser o modelo ideal de negócios para você.

O que é e como funcionam as mini franquias?

mini franquias sócios

Uma pergunta muito importante antes de continuarmos a falar sobre o tema. Primeiro, vamos entender o que uma franquia de forma geral.

Franquia é um modelo de negócios em que uma marca já firmada no mercado (franqueadora) permite que outros empreendedores usem sua propriedade intelectual (produtos e imagem) em seus negócios, como sócios ou investidores (franqueados). Se este franqueado cobrir os custos de instalações, aquisição de material e pagar mensalmente os royalties relativos ao uso da marca, ele pode ser dono de uma filial desta empresa.

As mini franquias, como você já pode imaginar, são aquelas de custo inferior, que exigem menos de R$80 mil para serem fundadas. Pode parecer um valor bem alto, mas é muito pequeno comparado ao custo de construir e abrir uma nova loja, por exemplo. E mesmo que você não tenha todo este capital, algumas franqueadoras permitem o parcelamento deste valor, de acordo com as necessidades do negócio em si.

Vantagens de investir em uma mini franquia

Ao descobrir uma mini franquia, é natural que você seja bombardeado pro várias opções de vantagens e formas milagrosas de ganhar dinheiro. Obviamente, o mundo não é tão simples assim, mas existem algumas verdades nas histórias sobre mini franquias:

  • Baixo custo inicial e de manutenção

Por definição, este tipo de franquia custa muito menos do que a média. Isso tanto para o custo inicial de instalação, contando produtos e recursos, quanto para manutenção, como são as despesas regulares de qualquer negócio. Isso significa que, além de ser mais fácil começar, você terá mais espaço para reinvestir caso o negócio demore um pouco mais a dar o retorno esperado.

  • Menor risco

Muitas franquias exigem um estudo detalhado das condições de mercado para que sejam bem-sucedidas, o que não é diferente nas micro franquias. Felizmente, o risco de perda em um negócio de custo mais baixo é consideravelmente menor. Então se você estava tentando iniciar uma empresa sem correr os grandes riscos iniciais, esta é uma boa opção.

  • Possibilidade de início imediato

Algumas franquias não exigem qualquer material especial ou instalação física. Basta ter um computador e boa vontade para começar a trabalhar. É o caso de franquias de educação à distância, consultoria e marketing digital. Assim que é feito o cadastro na franqueadora, você já pode começar a trabalhar.

Cuidados ao investir em mini franquias

mini franquias cuidados

Como em qualquer investimento, também é necessário tomar alguns cuidados no ramo de franquias. Veja aqui 3 pontos de destaque que você deve sempre verificar:

  • Obrigações contratuais claras

Um contrato mal redigido é o primeiro passo para uma relação profissional ruim. Erros de interpretação e as “letras miúdas” podem facilmente levar a disputas judiciais que custarão muito para ambas as partes.

  • Análise de mercado prévia

Nunca abra uma empresa, mesmo em uma franquia, sem avaliar a viabilidade do negócio. Baixo risco não significa nenhum risco. Observe o perfil de cliente que você busca, se há demanda estável, entre outros fatores que determinam o sucesso de um negócio.

  • Promessas irrealistas de lucro

Por fim, tenha cuidado com as “iscas” que alguns maus franqueadores colocam. Promessas sem fundamento são uma das principais. Sempre avalie a confiabilidade da empresa, se ela já possui filiais em outros lugares e veja a opinião de outros franqueados sempre que puder.

Agora que você já entende como escolher mini franquias para investir, que tal ver uma opção agora mesmo? Entre em contato com a Echosis e confira a nossa franquia de marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *