BlogFranquias

Microfranquia: o que é como fazer uma boa escolha e minimizar riscos?

Ao selecionar uma entre tantas microfranquia fique atendo aos tópicos abaixo para não errar em sua escolha e ter sucesso em seu empreendimento.

Microfranquia, o que é?

Antes de aprofundar neste assunto, vamos entender o conceito de microfranquia. É basicamente um modelo de franchising tradicional com investimento inferior a R$ 80 mil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Sebrae, o valor a cima baseia-se em três vezes o valor do PIB anual do Brasil médio por habitantes como valor máximo para caracterização de microfranquia.

Para mais informações sobre o conceito de microfranquias visite este artigo no site do Sebrae.

Crescimento

Por existir uma quantidade elevada de microfranquias e visualizar o número crescente deste modelo de negócio já pode-se considerar um sinal positivo.

Segundo dados da ABF, o mercado de microfranquias, mesmo com a economia retraída apresentou crescimento de 7,6%. Leia mais neste artigo no site da Folha.

Riscos

As microfranquias, por tratar-se de modelo franquia (algo escalável), consequentemente existe uma tendência há ter menores riscos.

Subentende-se que a franqueadora tenha todo passo-a-passo de treinamentos e gerenciamento de todos os processos de operação como vendas, financeiro, marketing, suporte e produção, mas isso não é uma regra.

Dentre tantos riscos, ao escolher uma entre tantas microfranquias disponíveis opte por uma que tenha bom suporte, um bom produto ou serviço, que o produto ou serviço esteja crescendo sua demanda nacionalmente ou internacionalmente e que se reinvente e acompanhe as tendências de mercado.

Com tantas opções qual devo escolher ?

Diminua seus riscos optando por franquias de serviço que exijam operação home office (operação em sua casa) assim sem necessidade de pagar algum tipo de aluguel e de preferência por microfranquias que você não precise ter funcionários.

O mais importante ao optar por uma microfranquia é selecionar as opções que estejam de acordo com seu perfil,  ao optar por uma microfranquia o mínimo necessário é ter perfil empreendedor ou que esteja consciente que  deve desenvolve-lo.

microfranquias

Como selecionar uma entre tantas microfranquias ?

Seguem abaixo pontos importantes que podem auxiliar em sua escolha de uma microfranquia:

  • É apoiada por alguma instituição conhecida ? (como o Sebrae por exemplo);
  • É inovadora ?
  • Tem unidades fora do país ?
  • Agende uma apresentação via Skype com a microfranquia e tire suas dúvidas;
  • Como você foi atendido no primeiro contato ?
  • Quantas pessoas lhe atenderam ? (quanto maior o número de pessoas que lhe atendem, provavelmente maior será a empresa, vendas, RH, etc)
  • Pesquise o mercado;
  • Faça pesquisas no Google sobre a microfranquia;
  • Existe seleção para torna-se um franqueado ? Ter algum tipo de seleção é importante, empresas sérias normalmente avaliam o perfil do empreendedor antes de vender uma nova unidade para qualquer pessoa;
  • Nem sempre quantidade de unidades é sinônimo de qualidade e rentabilidade;

Microfranquias de Marketing digital

Uma das excelentes opções disponíveis no mercado com baixo risco e alta rentabilidade são microfranquias de Marketing Digital.

Ao fazer sua escolha por uma franquia de Marketing Digital, escolha uma que tenha pelo menos os requisitos citados a cima.

Deseja conhecer mais sobre microfranquias de Marketing Digital? Conheça a franquia Echosis

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas