BlogMarketing Digital

Marketing estratégico: Como essa técnica pode ajudar minha empresa?

A internet mudou muito a forma como as empresas se divulgam para os seus públicos. Além de, claro, possuírem mais um canal para fixar sua imagem, este ainda é um ambiente completamente diferente, com usuários cada vez mais ativos. Não se trata mais de uma absorção passiva de conteúdo, mas sim de uma conversa direta entre comprador e vendedor. Por isso o marketing estratégico é tão importante hoje em dia.

Mas o que seria isso? Bem, a princípio, o marketing era um setor praticamente “estético”, onde os produtos e propagandas eram desenvolvidos para servir aos propósitos do setor de vendas. Porém, com a maior facilidade em captar dados do seu público, você pode usar seus esforços de marketing de forma mais efetiva e estratégica. Basta entender como ele funciona.

Pensando nisso, trouxemos aqui 5 técnicas de marketing estratégico que você pode adotar no seu negócio para alavancar seu desempenho. Confira:

1. Foco nos objetivos

boss-and-employees-working-together_1133-133

O princípio mais importante de toda atuação estratégica é ter foco em um objetivo específico e se planejar para alcançá-lo. O que mais acontece é empreendedores montando planos mirabolantes, mas sem um retorno claro previsto, ou aqueles que ficam tão obcecados em alcançar aquele alvo que acabam pulando a parte do planejamento. Desnecessário dizer, mas, nenhuma das abordagens é muito eficiente.

Antes de começar a agir, você deve ter um plano. E antes de ter um plano, você precisa saber o que pretende alcançar. De preferências, use números para marcar seu ponto de partida, o de chegada e o prazo estimado. Quanto mais claros estes detalhes forem, melhor.

2. Google AdWords e Analytics

Por-que-os-cliques-do-Adwords-nao-batem-com-as-sessoes-do-Google-Analytics

Partindo para as ferramentas de marketing estratégico, o Google é um dos melhores amigos para quem deseja maximizar o efeito de suas campanhas online. O AdWords, como o nome deixa a entender, te permite montar anúncios com base em palavras-chave. Considerando que todas as pesquisas no Google funcionam dessa forma, não é surpresa que esse seja um método bem efetivo.

O Analyticis é um passo a diante. Além de ter várias informações sobre pesquisas, o Google também obtém dados sobre seus usuários e correlacionada cada um deles com uma série de indicadores. Através dessas análises, você pode segmentar seu público e aumentar a eficiência do seu trabalho de divulgação.

3. Marketing de conteúdo

close-up-hand-business-typing-computer-laptop-in-the-office-with-sunlight-vintage-toned-filter_1627-255

Antigamente, você precisava pagar a um produtor de conteúdo, como um canal de TV, para divulgar seus produtos e serviços. Porém, esse quadro mudou. Dentro da internet, qualquer um pode criar seus próprios conteúdos quase gratuitamente. Então, por que não montar um blog ou canal de vídeos e usá-lo para conduzir seus leads até sua loja?

A grande sacada aqui é que, para maximizar sua taxa de conversão, você mesmo escolhe os conteúdos mais relevantes para seu público. Isso te garante a audiência correta e maximiza seus ganhos com o marketing estratégico.

4. Redes Sociais

young-woman-touch-facebook-icons-on-smartphone_1253-1520

Estes são, de longe, os sites mais relevantes da internet. Graças à navegação móvel e uso constante de aplicativos, é possível alcançar seu público praticamente a qualquer momento através de páginas em redes sociais. E esse nível de proximidade era algo sem precedentes.

Além disso, há outro benefício no uso destas plataformas: a possibilidade de interagir diretamente com seu público. Dessa forma, você pode coletar feedback diretamente com seus clientes, fazer atendimentos de forma prática e investir com maior eficiência na fidelização de seus leads ao longo do tempo.

5. Analisar, planejar e repetir

close-up-of-busy-businesswoman_1098-1687

Mesmo de pois de seguir as estratégias que citamos, você não pode se esquecer do primeiro ponto: planejamento e foco. Na verdade, o melhor que você pode fazer pelo sucesso do seu marketing estratégico é renovar esse foco, avaliando suas métricas e tentando entender o que deu certo e o que deu errado.

Mesmo que você não tenha alcançado o seu objetivo, tirar algum tempo para reavaliar as causas do que aconteceu vai te ajudar a se preparar para o futuro. Além de, claro, apontar quais objetivos você deve buscar a partir de agora.

Com estas dicas, você já deve estar mais preparado para colocar um marketing estratégico em ação. Acha que ainda precisa de mais ajuda? Então por que não contar com ajuda especializada no processo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital para o seu negócio.

Postagens relacionadas

Botão Voltar ao topo