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Marketing de relacionamento: O que é? Como utilizar? E porque é infalível!

A propaganda é a alma do negócio, é verdade. Mas ela também é a cara, a voz e a personalidade de qualquer produto. Se você pretende alcançar seu público e mantê-lo ao seu lado nos anos que virão, é melhor ter um bom marketing de relacionamento trabalhando. Não, você não precisa tirar fotos todo dia com seus clientes para mostrar que são felizes juntos e nunca brigam. Esse tipo de marketing envolve um trabalho ativo para melhorar a troca entre cliente e empresa.

Mas o que tudo isso significa? Simples, ao trabalhar um relacionamento mais saudável com o seu público, é possível fazer com que eles se tornem mais fiéis não apenas ao produto, mas também à empresa como um todo. É uma ferramenta e tanto para alavancar seu faturamento e melhorar sua inserção no mercado.

Qual é o seu poder?

marketing de relacionamento poder

Se você ainda não acredita na relevância do marketing de relacionamento, veja aqui 3 vantagens bem práticas que você certamente quer na sua empresa:

1. Mais clientes fidelizados

Como o próprio nome diz, o objetivo desse tipo de marketing é aproximar público e marca, estreitando as relações de forma saudável. E você já deve saber, por experiência própria, que as pessoas recorrem sempre àqueles em quem mais confiam. Se a sua empresa e seus produtos já provaram serem de confiança, então o mesmo cliente vai recorrer a você mais vezes.

Esse é o princípio mais básico da fidelização de clientes: mantenha a qualidade do produto e do atendimento e eles vão se lembrar bem de você. E junto a isso, você pode agregar pequenas ações de marketing que reforcem a ideia de que você pode ser um grande amigo do seu cliente.

2. Aumento do número de leads

Além de fidelizar alguns dos clientes já associados à empresa, o marketing de relacionamento também tem outro benefício: a atração de novos leads para sua empresa. Sim, você vai ganhar dos dois lados, pois os clientes fiéis vão passar a defender seus produtos e sua marca no mercado, agindo como meio de propagação. Sua clientela ainda é seu melhor canal de divulgação.

3. Melhorar a comunicação com os clientes

Outra coisa que vem com a confiança é a sinceridade. Ou seja, quando você precisar de um conselho ou feedback, seu público estará mais aberto à comunicação. E esse é um recurso inestimável para qualquer negócio, já que todas as melhores ações de marketing dependem do seu conhecimento sobre o público.

Como aplicar o marketing de relacionamento?

marketing de relacionamento como fazer

Dúvida frequente e com uma resposta meio longa. Mas não se intimide! Trouxemos mais 3 tópicos principais para facilitar a resposta:

1. Conheça o seu público

Sim, acabamos de falar que um bom relacionamento traz mais dados e agora falamos que você precisa de dados para conseguir um bom relacionamento. Parece confuso? Bem, pense nisso como um círculo virtuoso. Ao coletar informações sobre o eu público, você melhora suas ações de marketing. Com melhores ações de marketing, seus clientes darão mais feedback. E assim por diante.

E como dar início a esse ciclo? Basta criar formulários curtos e diretos, ou pedir a opinião de seus clientes em redes sociais e afins. Isso já te dará dados o suficiente para começar.

2. Ofereça atendimento e produtos de qualidade

Nenhum marketing de relacionamento pode compensar uma má execução do seu core business, mesmo que você seja muito bom com marketing. Você precisa sempre embasar suas ações com um bom serviço, algo que realmente justifique o retorno daquele cliente. Personalize o atendimento, avalie a relação custo/benefício do seu produto, faça sempre um pouco mais para que o seu público se sinta valorizado e seguro dentro da sua empresa.

3. Use conteúdo relevante e personalizado

O inbound marketing nunca fica dissociado dos demais. Especialmente agora que vivemos na era da informação e da internet. Um bom marketing de relacionamento pode ser promovido ao responder às demandas dos leads de outras maneiras. Por exemplo, respondendo perguntas frequentes, criando tutoriais, entre outras coisas. Ter um blog e/ou um canal de vídeos é praticamente obrigatório para qualquer empresa que deseja se manter à frente da concorrência.

Agora você já sabe por que o marketing de relacionamento é tão importante para o seu negócio. Quer implementar essas ideias na sua empresa? Que tal contar com a ajuda de um especialista? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento agora mesmo.

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