BlogFranquias

Investir em franquias: Descubra 5 motivos para você iniciar nesse ramo

O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Começar o próprio negócio virou sinônimo de sucesso em muitos cantos, mas aqueles que já tentaram sabem o quanto isso pode ser difícil. Os custos, as responsabilidades, tudo aumenta em uma escala considerável. Seria interessante ter uma saída para isso, não é? Bem, você já pensou em investir em franquias?

Uma franquia, de forma bem simples, é uma empresa de médio ou grande porte que aluga sua propriedade intelectual, incluindo produtos, processos e imagem, para investidores. Estes, por sua vez, podem abrir uma filial da empresa e usar essa propriedade intelectual como parte do seu trabalho. Você presta o mesmo serviço da franqueadora, pagando apenas uma pequena porcentagem do seu lucro em troca.

Ainda não sabe se vale a pena investir em franquias? Então veja aqui 5 bons motivos para fazer parte disso:

1. Menor custo de investimento

Close-up Of Businessman Calculating Invoices Using Calculator

Abrir um negócio é bem difícil por um bom motivo: o custo inicial de investimento pode ser bem alto. Isso faz com que um novo empreendedor precise acumular muito capital antes de conseguir criar um negócio mais rentável, o que atrasa a fundação da empresa. No fim das contas, você pode passar mais tempo economizando do que de fato administrando um negócio.

Porém, ao trabalhar com uma franquia, você não terá que arcar com certos custos iniciais, como divulgação em larga escala, registro de marca, entre outros. Isso te permite focar mais no seu trabalho e em colocar tudo pra funcionar sem ter que gastar tanto.

2. Risco inicial minimizando

desastre-de-protecao-contra-desastres_1418-54

Além do menor custo, investir em franquias também é mais seguro. Primeiro, você não terá que garantir a inserção da marca ou do produto no mercado, pois ele já estará em circulação, com uma base mais sólida de clientes. Tudo que você precisas fazer é facilitar o acesso deles.

Além disso, como você investiu um valor inicial menor, qualquer perda que você tenha no processo será minimizada. Isso pode significar que você também terá mais capital sobrando para reinvestir caso seja necessário.

3. Possibilidade de lucro e crescimento

retrato-mulher-calculadora-caneta_1301-3784

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, uma franquia não é um negócio estático. Você não vai ficar estagnado, sem possibilidade de crescer e inovar dentro da empresa. Claro, muitos processos são padronizados com base na expectativa dos clientes, mas há muito em que contribuir com a sua individualidade e criatividade.

Sua filial pode crescer consideravelmente, se tornando um dos estabelecimentos mais importantes para a empresa como um todo. Talvez isso até te renda algum cargo de destaque dentro da organização. Essa possibilidade nunca esteve fora de cogitação. Você também pode focar exclusivamente na sua parte do negócio, melhorando seu desempenho e seus lucros.

4. Auxílio de um grupo mais experiente

conceito-de-negocios-pessoas-de-negocios-que-discutem-os-graficos-e-graficos-mostrando-os-resultados-de-seu-trabalho-em-equipe-bem-sucedido_1418-1309

Ao investir em franquias, você também vai receber, nessa troca, o apoio de toda uma empresa, já com sua experiência e processos bem desenvolvidos. Diferente de muitos novos empreendedores, você não estará sozinho na sua briga por espaço dentro do mercado. Você terá apoio profissional para contribuir com seus negócios.

Pode parecer pouco, mas isso faz uma diferença enorme. Qualquer orientação pode te ajudar a evitar uma armadilha de principiante, algum erro comum que pode te custar alguns meses de trabalho para resolver. E menos erros significam mais lucro! Não parece um acordo ruim, não acha?

5. Maior autonomia sobre o seu trabalho

negocios-conceito-de-entrevista-de-emprego_1421-77

É verdade que uma franquia não te dá 100% de liberdade com relação à forma que você guia o seu trabalho, mas ainda é muito mais autonomia do que você teria se estivesse trabalhando dentro de outro negócio. Você pode adaptar o seu horário às suas necessidades, trabalhar de casa, entre outras vantagens.

Dependendo do sucesso das suas mudanças, pode ser que elas sejam adotadas por outras filiais, ou pela franquia como um todo. E mesmo que não chegue a esse ponto, a maior flexibilidade do negócio já te dará espaço para mudanças e para se organizar diante das suas necessidades.

Agora que você conhece essas vantagens, certamente deve estar mais interessado em investir em franquias. Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto e encontrar uma opção agora mesmo? Entre me contato com a Echosis, tire suas dúvidas e veja como se tornar um de nossos franqueados em marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas