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Google Adwords: o quanto vale a pena investir em links patrocinados?

Investir em links patrocinados é uma estratégia de enorme sucesso no marketing digital; ela consiste na impressão de anúncios em espaços virtuais onde o público costuma navegar, como: portais de notícias, redes sociais, sites de busca, fóruns, plataformas de vídeo e games.

Nesse sentido, um dos serviços mais conhecidos e utilizados é o Adwords, ferramenta de publicidade online fornecida pela Google, e que permite fazer anúncios em sua gama de canais.

Quer saber mais sobre como funciona o Google Adwords? Continue a leitura!

Por que investir em links patrocinados?

Simples: as pessoas estão a todo o momento navegando pela internet atrás de informações, produtos, preços, marcas e tudo mais; logo, é fundamental que sua empresa se destaque durante suas experiências online.

Ao utilizar serviços como o Google Adwords, além dos resultados de suas outras estratégias de marketing digital, a empresa poderá anunciar em páginas de resultados de busca do Google, em sites com alto volume de tráfego e no Youtube, por exemplo.

Resumindo, a sua empresa começará a fazer parte da experiência de navegação diária do público-alvo, estando sempre em evidência para o consumidor.

Como funciona o Google Adwords?

Após realizar o cadastro pelo site do Adwords, o usuário tem acesso imediato aos recursos presentes na ferramenta, os quais possibilitam criar e configurar anúncios, campanhas, valores e palavras-chave.

Entretanto, é necessário depositar uma quantia em dinheiro a partir do mínimo permitido pelo serviço — o valor será o seu orçamento para investir nos anúncios.

Por exemplo, ao depositar R$100,00, a empresa terá esse valor disponível para definir os preços do anúncio, conforme veremos a seguir.

Definição de CPC (Preço por Clique)

Pode-se definir o preço de diferentes maneiras, sendo o CPC uma das principais delas, pois o Adwords só contabiliza a impressão do anúncio quando o usuário clica nele.

O anunciante tem plena autonomia para definir o quanto pretende pagar pelo CPC (desde que esteja dentro do orçamento). Contudo, esse não é o único critério para o anúncio ser lançado.

Seleção de palavras-chave

Mais do que o valor do CPC, o Adwords leva muito em consideração a qualidade do anúncio, o que passa diretamente pelas palavras-chave. Isso porque eles não são impressos aleatoriamente, mas sim de acordo com o que os usuários pesquisam ou visualizam.

Por exemplo, se a sua empresa vende câmeras fotográficas, os anúncios serão exibidos a quem fizer pesquisas relacionadas ou ter visitado outros anúncios recentemente.

Ranqueamento do Adwords

Tendo à disposição o valor de CPC e as informações pertinentes à qualidade do anúncio (palavras-chave, relevância, coerência com o conteúdo da URL), a empresa participa de um leilão cujo objetivo é classificar os melhores anúncios.

Esse leilão ocorre a cada pesquisa relacionada à palavra-chave que ativa o anúncio, então o Adwords seleciona os anúncios que serão impressos na página, pontuando-os de acordo com a qualidade e o preço. A nota final que cada anúncio recebe se chama AdRank — quanto mais alto o AdRank, melhor.

Quais são os benefícios da ferramenta?

  • diversidade de canais para anunciar;
  • anúncios podem ser feitos em texto, vídeo e imagem;
  • baixo custo de investimento;
  • permite uma disputa sadia entre empresas de todos os portes, pois privilegia a qualidade;
  • controle sobre o orçamento;
  • facilidade para mensurar resultados;
  • possibilidade de aplicar estratégias de Remarketing;
  • ROI (retorno sobre investimento) fácil de calcular.

Quais os principais desafios da estratégia de links patrocinados?

Superar a concorrência é um dos maiores desafios proporcionados pelos links patrocinados, sobretudo no Google Adwords, visto que uma infinidade de empresas utiliza a ferramenta há muito tempo. Esse alto nível de competitividade é um perigo aos novatos.

A variedade de fatores que influenciam no sucesso da campanha de links patrocinados é, também, um desafio comum para empresas inexperientes nesse ramo.

É preciso estudar a fundo o público-alvo (necessidades, comportamento, hábitos), saber lidar com os diferentes tipos de keywords, estimar o orçamento corretamente e qualificar os anúncios para obter um bom AdRank.

Portanto, é imprescindível contar com uma agência especializada, cujos profissionais são experientes o bastante para ajudar sua empresa a ter melhor retorno com os links patrocinados.

Contudo, o Google oferece uma ótima ferramenta gratuita para pesquisar tendências e palavras-chave: o Google Keyword Planner. Ficou interessado? Então confira nosso artigo e aprenda como utilizá-lo!

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