BlogFranquias

Franquias com baixo investimento e seu mercado excelente

O modelo de franquia tem dominado o mercado de empreendedorismo. Em vez de correr o risco completo de abrir um novo negócio, sem um público formado ou qualquer base, o investidor utiliza toda a estrutura já desenvolvida por uma grande empresa. Todo o marketing e metodologias são apropriados, com a devida permissão e pagamento dos royalties. E o melhor de tudo, é que existem várias franquias com baixo investimento disponíveis no mercado.

O cenário é bem promissor para quem deseja empreender desta forma. Com uma estrutura já desenvolvida, é possível criar um negócio com quase 100% de garantia de sucesso. E sem necessidade de grandes investimentos em propaganda de larga escala. Mas ainda é importante entender como esse ramo funciona e como você, enquanto franqueado, deve se preparar para aproveitar ao máximo sua franquia.

Vantagens das franquias com baixo investimento

O negócio de franquias traz vários benefícios para os seus investidores, sendo um dos melhores meios de empreender com baixos riscos. Veja aqui algumas dessas vantagens:

1. Possibilidade de início imediato

franquias com baixo investimento inicio imediato

 

Esse é um dos principais motivos para muitas das franquias com baixo investimento estarem no topo das preferidas pelo público em geral. No lugar de ter que alugar um espaço, esperar a chegada de equipamentos, contratar várias pessoas e levar mais alguns meses até iniciar o trabalho, o franqueado pode começar a trabalhar bem mais rápido. Em alguns casos, basta alugar um escritório colaborativo, contratar um ou dois assistentes e todo o negócio já estará pronto para começar a gerar lucro.

2. Maior flexibilidade no modelo de trabalho

franquias com baixo investimento flexibilidade

 

Muitas pessoas abandonam antigas carreiras e trabalhos com carteira assinada devido à falta de flexibilidade de horário. Outras responsabilidades, como filhos, por exemplo, precisam entrar em prioridade nessas horas. Felizmente, existem várias franquias que oferecem exatamente esse tipo de recurso.

Por ser, em tese, o dono da filial, não há ninguém que regule o seu horário. Isso quer dizer que sempre será possível encaixar sua agenda tanto nas necessidades pessoais quanto as da empresa. Algumas franquias trabalham com o modelo de home Office, ou seja, trabalho em casa. Assim você terá ainda menos exigências com relação à presença no local de trabalho.

3. Retorno financeiro mais rápido

franquias com baixo investimento ROI

 

Investimentos menores tendem a ter prazos de retorno menores também. Ao invés de esperar 5 anos para compensar o valor inicial investido na franquia, é provável que você esteja aproveitando inteiramente os lucros em menos de 1 ano. Esse retorno mais rápido também reduz a necessidade de um grande fundo de reserva. Como o início pode ser imediato, não haverá aquele hiato em que você ficará, para todos os efeitos, desempregado até que sua empresa comece a funcionar.

Riscos das franquias com baixo investimento

Já mencionamos que os riscos do modelo de franquia são baixos, muito menores do que fundar uma empresa do zero e ainda ter que concorrer com as demais. Porém, alguns riscos ainda existem e devem ser considerados:

1. Investir por impulso

franquias com baixo investimento impulso

 

Nunca faça um investimento, por menor que seja o risco, sem estudar as possibilidades antes. Algumas franqueadoras podem prometer resultados milagrosos em um tempo muito curto. Nesses casos, desconfie e avalie a proposta mais de perto.

Critérios simples, como o tamanho da empresa, número de filiais próprias (não franqueadas) e reputação de mercado podem salvar boa parte do seu tempo e seus recursos. Não é por que os riscos, de forma geral, já são menores que você não deve tentar reduzi-los mais um pouco.

2. Lucros medianos ou modestos

franquias com baixo investimento lucros

 

Já mencionamos que você deve desconfiar de investimentos de custo muito baixo que prometem resultados astronômicos. Isso por que, junto com o menor custo, também está associado o menor retorno. Não é possível ficar rico da noite para o dia investindo um valor mínimo.

Claro, você ainda pode obter excelentes lucros, ter uma vida confortável, viajar todos os anos e poupar algum dinheiro para emergências. O importante aqui é não colocar as expectativas muito acima da realidade.

3. Má localização do investimento

franquias com baixo investimento localização

 

Por fim, você deve estudar o seu contexto local e como a franquia em questão se encaixa nele. Mesmo alguns dos negócios de maior sucesso podem não gerar nenhum lucro em determinados contextos. Verifique se há demanda, se os custos são sustentáveis e garanta que não vai colocar, por exemplo, um shopping Center no meio do nada.

Está interessado em encontrar uma franquia de baixo custo para investir agora? Temos uma boa sugestão para você! Entre em contato com a Echosis e veja como se tornar um franqueado em marketing digital, um dos negócios que mais cresce na atualidade.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas