BlogFranquias

Como abrir uma franquia: Descubra o que é necessário para se alcançar o sucesso como franqueado

O mundo do empreendedorismo tem atraído cada vez mais pessoas ao longo dos anos. Não só pela possibilidade de conseguir maior renda, mas também pela chance de se tornar mais autônomo e atuar em uma área do seu interesse. Porém, esse processo pode ser bem difícil e custar caro. Felizmente, há algumas alternativas disponíveis, como abrir uma franquia.

O sistema de franquia, de forma simplificada, é quando você investe em uma empresa para ganhar o direito de abrir uma filial dela próxima a você. Dessa forma, você passa a utilizar todas as técnicas e identidade visual da marca, começando já com um negócio bem estruturado, consolidado no mercado e com um grupo experiente para te guiar nos primeiros meses. Isso tudo por um custo consideravelmente menor do que o de criar uma empresa do zero.

Não sabe como abrir uma franquia? Não se preocupe. Trouxemos aqui 5 passos simples que você pode seguir para começar sua trajetória como franqueado e alcançar o sucesso. Acompanhe:

1. Reunir o capital necessário

mao-colocando-moedas-de-mistura-e-semente-em-garrafa-clara-e-copyspace-conceito-de-crescimento-de-investimento-empresarial_1423-104

Mesmo que o custo inicial de uma franquia seja bem mais baixo do que o de um novo negócio, você ainda precisa investir um valor mínimo para fazer a roda girar. Afinal, sem os materiais necessários, ninguém consegue começar um negócio. Se você pretende mesmo abrir uma franquia, é melhor começar a juntar alguns trocados.

O valor necessário para começar pode variar bastante. Algumas franquias são bem baratas, podendo começar dentro de casa. Outras são mais exigentes, com lojas e/ou escritórios. Se você já possui algum dinheiro guardado, considere usá-lo para começar esse investimento. Afinal, sempre há uma opção de franquia com custo baixo o suficiente para você entrar.

2. Estudar a área onde deseja atuar

estudar

Algo tão importante qual saber como abrir uma franquia é saber em que abrir sua franquia. Há uma infinidade de setores que podem ser adotados, cada um com suas exigências e particularidades. Mesmo que você apenas precise de uma nova fonte de renda, lembre-se que esse é um grande investimento. Depois que se comprometer, o dinheiro não vai voltar.

Há muitas áreas promissoras, como o ramo de alimentação, consultoria de negócios e o marketing digital. Este último, em particular, está em forte crescimento e possui alta demanda no mercado.

3. Escolher uma franqueadora de qualidade

empresarios-apertando-as-maos_23-2147650975

Se você pretende se associar a uma empresa, é melhor saber se ela vale a pena. Afinal, se um negócio não vai muito bem, então não tem como esperar muito retorno do seu investimento. É como escolher um sócio: você precisa confiar em quem vai administrar o mesmo negócio que você.

Há alguns critérios simples que você pode seguir, como o número de filiais próprias que a empresa já possui, o nível de suporte que é oferecido, faturamento regular da empresa e a própria reputação no mercado. Quanto mais sólido for o negócio, melhores serão suas chances de ter uma boa franquia.

4. Aprender como aquela empresa trabalha

alegre-colegas-de-trabalho-no-escritorio-durante-reuniao-da-empresa_1098-1963

Então você escolheu a franqueadora que mais se encaixa naquilo que você busca? Ótimo, você está quase lá. É provável que esteja começando a montar um espaço para trabalhar, contratar o pessoal necessário, etc. Mas falta uma coisa muito importante: aprender como é o estilo de trabalho daquela empresa.

Uma franquia, como já estabelecemos, não é um negócio próprio. Você terá mais segurança, mas também não terá toda a liberdade para atuar como bem entende. Afinal, um produto precisa ser consistente em todas as filiais. Por isso, você deve aprender todos os métodos e procedimentos daquele negócio, como segui-los e entregar aquilo que seus clientes espera.

5. Administrar seu negócio com cuidado

administração

Nesse ponto, tudo já deve estar mais ou menos encaminhado. O que falta é ficar de olho em tudo e não deixar as coisas saírem demais do controle. Acompanhe mudanças na marca, melhora a qualidade do seu trabalho e fique de olho nas suas finanças! Daqui pra frente, você é um empreendedor.

Agora que você sabe como abrir uma franquia, é hora de começar a sua caminhada para o sucesso. Falando nisso, que tal conhecer uma opção de franqueadora agora mesmo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e descubra como se tornar um de nossos franqueados em marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas