BlogFranquias

Os termos mais utilizados no mercado de franquias que você precisa conhecer

Para quem cai no mercado de franquias de paraquedas, existem vários termos utilizados que podem ser confusos ou mal interpretados. Além disso, para se tornar um franqueado é necessário passar por várias etapas. Entre elas a análise de pré-contrato e contrato, e se você não compreende os termos ali citados, a situação pode ficar mais complicada. Mas, se você deseja investir em uma franquia e quer entender sobre os termos e seus significados, aqui é o lugar certo!

Listamos abaixo os termos mais utilizados no mercado de franquias e o que eles significam. Para que ao receber as documentações necessárias da franqueadora você consiga interpretar e solucionar todos os quesitos solicitados. Vem com a gente!

Os termos utilizados no mercado de franquias

Taxa de franquia

A Taxa de Franquia é o primeiro valor a ser cobrado. A partir dela, o franqueado passa a ter direito de fazer parte da rede de franquias. Ainda, ela está relacionada aos treinamentos iniciais, ao suporte de implementação da franquias e as ações que ocorrerem no período entre a assinatura do contrato e o início das operações.

COF

A COF ou Circular de Oferta de Franquia, é um documento que deve ser analisado com atenção antes do fechamento do negócio. Nele, o potencial franqueado encontra informações sobre o negócio, como balanços, pendências judiciais, deveres do franqueado, taxas e muito mais.

Prazo de Retorno

O Prazo de Retorno é o cálculo detalhado de quanto tempo será necessário, em média, para que o empreendedor tenha seu investimento retornado. A conta leva em consideração a média que os franqueados da rede levam para chegar a este valor, porém esta informação não pode ser levada ao pé da letra. Outra informação importante é o valor investido e estudos de mercado relacionados a cada área.

Contrato de Franquia

De acordo com a lei, somente após 10 dias do recebimento da COF que o possível franqueado pode assinar o contrato. Neste documento consta todas as informações das duas partes do negócio, incluindo as obrigações e direitos de ambos. Normalmente, os contratos de franquias tem validade de cinco anos.

Microfranquias

São modelos de negócios com investimentos de até R$90 mil. Recomendados para quem não possui muito capital ou deseja apostar em um negócio de baixo investimento. Em geral, são negócios da área de serviços e o franqueado trabalha sozinho.

Royalties

Os royalties representam o valor que será cobrado do franqueado pelo uso da tecnologia proveniente do franqueador. O valor cobrado pode ser fixo ou uma porcentagem do faturamento bruto do negócio e normalmente é cobrado mensalmente.

Taxa de Propaganda

Se trata do valor pago pelo franqueado para contribuir com marketing institucional e outras ações que beneficiem a imagem ou notoriedade da empresa. Assim como a taxa de Royalties, o valor do marketing costuma ser cobrado através de uma porcentagem do faturamento bruto total.

 Estoque inicial e enxoval

Antes da inauguração, o franqueado precisa investir no chamado “enxoval”. Que é um primeiro pedido mínimo de produtos para o estoque da loja.

Confira também o nosso vídeo abaixo com 19 motivos para você investir em uma franquia! Assim, além de ficar por dentro dos termos utilizados, você também descobre se esse é o ramo certo para você.

19 Motivos para abrir uma franquia e suas vantagens

Agora que você já conhece os principais termos utilizados no mercado de franquias, tenho certeza que ficará mais fácil para investir. Aproveite para se tornar um dos nossos franqueados! Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e venha fazer parte da nossa equipe!

Postagens relacionadas

Botão Voltar ao topo