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Share of mind x share of voice x share of heart: domine os 3 conceitos

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Share of mind, share of voice e share of heart. Não se preocupe, este artigo não foi escrito em inglês. De qualquer forma, independentemente da sua fluência nesse idioma, entender o significado desses conceitos é fundamental para alinhar sua estratégia de marketing com o seu posicionamento no mercado.

A utilização correta desses conceitos tem influência direta no market share, ou seja, a fatia de mercado na qual seu empreendimento está inserido. Para facilitar o seu entendimento, vamos explicar cada conceito separadamente e reforçar a importância de acompanhá-los de perto. Confira!

Share of mind

Já se perguntou o que leva empresas gigantes, e já estabelecidas no mercado, a continuar anunciando e promovendo sua marca? A resposta é simples: elas querem continuar ocupando um espaço na sua memória. Ou seja, não querem correr o risco de perder share of mind.

Em tradução livre para o português, a expressão significa “fatia da mente”. Então, share of mind nada mais é do que uma forma de medir o quanto as pessoas pensam em uma determinada marca nos momentos decisivos da jornada de compra de um produto específico.

Um exemplo muito utilizado de empresa que alcança o topo nessa categoria é a Gillete. Existem pesquisas que comprovam esse fato, mas essa conclusão pode ser alcançada até mesmo de forma intuitiva. Basta notar que a maioria das pessoas usa o nome da empresa para se referir a qualquer aparelho de barbear.

Share of heart

Sabe quando um cliente é tão fiel a uma empresa que a defende com unhas e dentes, mesmo sem ganhar nada para isso? A marca em questão provavelmente trabalhou uma boa estratégia para ganhar share of heart, ou seja, um espaço no coração do consumidor.

Quando o coração do cliente é atingido, proliferam-se os defensores da marca. Esses indivíduos têm uma confiança tão grande no serviço prestado pela empresa que compartilham seus conteúdos de forma completamente espontânea. É evidente como isso é benéfico para qualquer marca.

Pense nas campanhas de natal da Coca-Cola. Elas já se tornaram tão tradicionais que são esperadas todo ano por seus entusiastas. A emoção proporcionada pela propaganda faz com que seus admiradores repassem a ideia, possibilitando o alcance a um público muito maior.

Share of voice

Você provavelmente conhece os trending topics do Twitter, certo? Eles medem quais termos estão sendo mais falados pelos usuários. O conceito de share of voice é parecido. Nesse caso, é medida a quantidade de vezes que sua marca é citada em conversas relacionadas ao mercado em que se insere.

A mensuração das citações à empresa é analisada de acordo com o resultado dos competidores, dando origem ao seu percentual na fatia de participação na comunicação entre consumidores.

O share of voice pode trazer insights valiosos sobre as épocas em que sua marca é mais procurada e sobre as experiências relatadas por seus consumidores.

Um exemplo é o SuperBowl, evento esportivo americano conhecido por ter o intervalo recheado de comerciais caros e criativos. As empresas anunciantes mantêm o olho aberto para o share of voice, de modo a saber se sua campanha foi satisfatória ou um fracasso.

Dominar os conceitos de share of voice, share of mind e share of heart é fundamental para qualquer empresa entender, analisar e otimizar suas próprias estratégias de marketing.

É crucial acompanhar de perto a utilização desses conceitos. Essa é a única maneira de notar possíveis variações e determinar se o seu plano de mercado está indo na direção correta.

E aí, deu para deixar claro o que são esses conceitos? Quer receber informação qualificada sobre marketing digital? É fácil! Basta assinar nossa newsletter no menu à direita!

 

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