Ícone do site Echosis – Franquia de Marketing Digital

Marketing Inbound: Tudo que você precisa saber sobre essa técnica

A propaganda é a alma do negócio. Tem sido assim desde o início do comércio e dos mercados, quando os vendedores gritavam ao público. Anos mais tarde, esse “grito” mudou de formato e entrou nas grandes mídias de massa. Mais alguns anos e estamos no marketing inbound, um dos melhores meios de divulgação disponíveis.

Se você é um empreendedor de qualquer porte, já deve ter ouvido falar dessas técnicas de marketing digital. É praticamente obrigatório para qualquer marca fazer algo nessas linhas se pretende continuar mantendo o passo com o resto do mercado.

O que é Marketing Inbound?

Também conhecido como marketing de conteúdo, é um modelo de propaganda baseado na relevância da informação. De forma simples, em vez de buscar um canal de conteúdo que atraia o seu público, a própria empresa produz conteúdo que seja útil para sua base de clientes e de prospectos. Assim é possível direcionar a produção diretamente para quem tem maiores chances de fechar uma compra.

Existem várias formas de implementar esse tipo de marketing, sendo algumas mais adequadas a diferentes tipos de segmento e empresa. Encontrar estas especificidades e ver quais se encaixam melhor nos seus negócios é fundamental para garantir o sucesso do  marketing inbound.

Quais são suas principais vantagens do marketing inbound?

1. Maior alcance

É desnecessário dizer o quanto a internet já é relevante para qualquer empresa. Esse é o meio de comunicação mais abrangente e mais constante na vida das pessoas, com usuários conectados 24h por dia. Graças, em parte, ao recente crescimento da navegação móbile. Como consequência, é possível entrar em contato e interagir com uma porção bem maior do seu público com muito menos esforço.

Para garantir o máximo desse alcance é necessário trabalhar com o SEO de seus conteúdos. O Search Engine Optimization é um conjunto de práticas para aumentar a classificação do seu conteúdo online nas ferramentas de busca. Quanto melhor o seu SEO, mais próximo do topo das pesquisas sua página estará.

2. Menor custo

O marketing inbound  é uma das alternativas mais baratas de divulgação. Existem incontáveis ferramentas para produção de conteúdo online disponíveis gratuitamente. E muitas delas geram resultados consideráveis. Mesmo que seja necessário investir algum dinheiro para obter um retorno completo, esse é muito pequeno quando comparado à divulgação em rádio ou televisão.

Da mesma forma, o custo de produção destes conteúdos é muito menor. Enquanto um comercial d TV possui um padrão de qualidade mais alto e caro, um texto em um blog precisa apenas de boas práticas de SEO, habilidades de pesquisa e disposição.

3. Retorno mais rápido

Enquanto o retorno dos meios de divulgação mais tradicionais tende a ser mais demorado e difuso, o marketing de conteúdo costuma gerar frutos com muito mais rapidez. Em poucas semanas, é possível ver os primeiros clientes vindo desse meio. Essa ainda é uma estratégia focada no médio e longo prazo, mas ela também conta com alguma gratificação no curto prazo.

4. Rentabilidade superior

Por fim, a proporção entre investimento e retorno do marketing inbound é muito melhor. Em vez de investir milhões para ter um retorno de 1%, é possível investir quantias menores e obter um retorno de 5%, 10%. Os números não são sempre exatos, mas fica claro que o marketing de conteúdo tira maior proveito de cada centavo.

Como implementá-lo em sua empresa

1. Produção de textos

Escrever é a maneira mais simples e barata de começar. A maioria dos empreendedores que estão apenas começando nesse meio usam suas redes sociais ou ferramentas como o WordPress para escrever artigos relevantes para seu público. Por exemplo, um e-commerce de equipamentos de jardinagem pode escrever sobre paisagismo, eventualmente direcionando seus leitores para um de seus produtos.

2. Criação de vídeos e imagens

Com a velocidade e volume cada vez maiores da informação, é difícil manter a atenção de todo o público sem conteúdo dinâmico. Por isso o marketing inbound também trabalha com a produção de vídeos e imagens compartilháveis. Conteúdo de áudio e movimento tendem a prender a atenção do usuário com maior facilidade.

3. Contratação de uma agência especializada

Se você está apenas engatinhando e não tem uma boa noção de como atuar nesse meio, não se preocupe. Você pode contar com a ajuda de especialistas na área para direcionar seus investimentos e criar estratégias. O custo não é tão alto e os resultados podem ser bem elevados.

Falando em especialistas, você pode falar com alguns agora mesmo! Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas sobre nosso trabalho e peça um orçamento agora mesmo para sua empresa. Não deixe de aproveitar o marketing inbound e seus benefícios!

Sair da versão mobile